Gestão, Startups

Como utilizar o Kanban na sua startup para guiar o desenvolvimento de novas features?

Saiba como aplicar o sistema Kanban na sua empresa para criar novas features e desenvolver melhores processos!

· 3 min leitura >

Após o lançamento do MVP é muito comum acontecer uma enxurrada com pedidos de novas features. Também é comum o empreendedor ficar todo empolgado e começar a lançar novas features assim como o Rambo dispara sua famigerada metralhadora.

Mas aqui é preciso ter consciência sobre aquilo que deve ser priorizado e o que deve ser deixado em stand by. Assim, você vai precisar criar uma linha de produção eficiente para direcionar os esforços do seu time e promover maior produtividade.

E isso é possível com o Kanban, um sistema que vem para potencializar os resultados na sua empresa.

Mas você sabe como funciona esse sistema? Sabe como aplicar ou conhece as vantagens que ele pode proporcionar para o seu negócio?

Se você não sabe, não se preocupe, porque eu preparei esse guia completo sobre Kanban para lhe auxiliar na implementação desse método. Quer saber como? Então continue a leitura!

Afinal, o que é Kanban?

O Kanban foi utilizado com pioneirismo na linha de produção da Toyota na década de 1940. Mas logo que a agilidade e eficiência do modelo de produção da empresa se espalhou pelo mundo, o Kanban passou a ser adaptado para outros formatos de trabalho.

A palavra Kanban ajuda a entender o seu próprio funcionamento, pois significa “quadro de sinal” em japonês.

Na prática, o Kanban pode ser entendido como um método de gestão de trabalho que utiliza a visualização das tarefas para criar um fluxo cadenciado de trabalho. 

Quando digo cadenciado, é porque o Kanban ele tem como uma de suas principais características limitar a execução de tarefas a serem realizadas ao mesmo tempo, assim os colaboradores vão cumprindo as etapas de maneira mais eficiente, evitando o retrabalho.

Entre as principais características do Kanban, posso citar alguns elementos, como:

  • O sistema visual centralizado em um quadro segmentado;
  • Cartões de diferentes cores que representam as atividades desenvolvidas;
  • Segmentação em etapas, como “A fazer”, “Fazendo” e “Feito” que criam um fluxo de trabalho.

Princípios básicos do Kanban

Além de auxiliar na produtividade cotidiana das equipes, o Kanban também possui princípios que ajudam a nortear tomada de decisões estratégicas.

Esses direcionamentos são pensados a partir de dois princípios do sistema Kanban:

  • Princípios focados na de gestão de mudanças;
  • Princípios focados na entrega de serviços.

Confira abaixo detalhes e exemplos práticos sobre cada um desses princípios.

Gestão de mudanças

O primeiro princípio do Kanban está relacionado às melhorias contínuas estimuladas a partir desse método. Mas para isso, é necessário focar nos três pontos para gestão de mudanças, que são:

  • Comece a melhoria pelo que você já está executando;
  • Dialogue e feche acordos para as próximas atividades;
  • Estimule atitudes de liderança dentro do time.

Isso demonstra que a prática do Kanban é pautada em uma busca por uma evolução consistente de todo o time, e não apenas na resolução pontual de atividades.

Entrega de serviços

Já o princípio da entrega de serviços é voltado para o acompanhamento das execuções de tarefas e a busca por uma consistência cada vez maior no valor das entregas realizadas.

Isso evita, por exemplo, o retrabalho e faz com que o aumento da produtividade também seja qualitativo. A entrega de serviços é guiada pelos seguintes critérios:

  • Alinhamento de expectativas;
  • Autogerenciamento;
  • Revisão periódica do método e ajuste das práticas.

3 vantagens da implementação do Kanban

Investir na aplicação do método Kanban pode ter um impacto positivo na sua agência se você implementar seguindo os princípios básicos que o sistema requer.

Para que você tenha uma ideia das vantagens que o Kanban pode trazer para o dia a dia do seu negócio, listei três deles abaixo. Veja:

  1. Foco nas tarefas: o Kanban apresenta como um dos seus grandes benefícios a otimização de tempo e recursos, isso porque a metodologia tem como foco as tarefas e evita gastos desnecessários e retrabalho;
  2. Melhoria contínua: por ser considerado um método evolutivo, o Kanban estimula o desenvolvimento contínuo, até porque não exige sobrecarga e abre espaço para tomada de decisões mais assertivas;
  3. Flexibilidade no planejamento: por ser um método que permite a visualização do fluxo de execução das tarefas, é fácil ter insights e perceber os reajustes que precisam ser realizados.

Como implementar o Kanban para gerar novas features?

Como falei no início do artigo, primeiro você precisa saber o que é ou não prioridade para o seu produto no momento. Só assim você vai conseguir dar o start na linha de produção.

Já ouviu falar na Matriz de Prioridades? Ela pode ser a ferramenta ideal para esta etapa.

Após isso, você vai definir o seu foco e do time para o desenvolvimento do novo recurso. Assim, além de avaliar as necessidades do usuário, você vai estruturar o projeto em etapas e dividi-las de acordo com a estrutura de trabalho.

Lembrando: normalmente, as atividades são divididas em “A fazer”, “Fazendo” e “Feito”. Assim, você tanto pode usar essa estrutura sequenciada quanto desenvolver processos de forma paralela, desde que eles possam ser executados dessa forma.

Ao longo do desenvolvimento do projeto, cada evolução deverá ser registrada no quadro para que toda a equipe esteja ciente do andamento, aumentando a agilidade e promovendo uma melhor gestão à vista.

Assim, até que todas as tarefas do “a fazer” estejam concluídas, o projeto não poderá ser finalizado.

Além desses e outros benefícios com efeitos diretos na produtividade do time, aplicar um sistema como o Kanban também fortalece a cultura da empresa e chama os colaboradores para uma maior interação.

Esse tipo de ação pode ser apresentada ao time inclusive por meio de rituais organizacionais.

Se você ainda está buscando implementar uma rotina de grupo na sua empresa, vale a pena conferir um conteúdo muito legal que eu desenvolvi para ajudar na implementação de rituais organizacionais. Confira!

One Reply to “Como utilizar o Kanban na sua startup para guiar o desenvolvimento de novas features?”

Deixe seu comentário:

plugins premium WordPress