TCC sobre desenvolvimento de Jogo para TV Digital com Ginga-NCL e Lua

É com grande felicidade que publico esse post do João Paulo Santarém, aluno de Ciência da Computação da Uninorte. Nele o João conta um pouco sobre como foi sua jornada para a realização do seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), onde desenvolveu um jogo para TV digital utilizando Ginga-NCL e Lua.

Olá, meu nome é João Paulo P. Santarém, estudo no Centro Universitário do Norte – Uninorte, onde curso o Bacharelado em Ciências da Computação e estou escrevendo este post para falar um pouco sobre meu Projeto de TCC, já que estou finalizando meu curso em dezembro de 2012, como o Rafael Carvalho me ajudou bastante, principalmente na preparação do ambiente Ginga-NCL com Eclipse, resolvi pegar um pouco da sua experiência em TV Digital com o Software Todos Contra a Dengue, em que vou utilizar o mesmo como base no jogo em que vou desenvolver.

É um prazer realizar esse projeto, tendo em vista que aprendi e estou aprendendo desenvolvimento para TV Digital, ainda estou caminhando aos poucos na programação, mas esse pouco caminhado diariamente pode prover grandes mudanças no final do projeto. Bem falei muito nesse projeto, mas ainda não especifiquei o que vou fazer realmente, eu realizarei um estudo sobre o método de aprendizado das crianças das séries iniciais. Depois de estudado os métodos de aprendizado delas vou desenvolver um jogo educacional usando o Ginga-NCL e o Lua como linguagem de script. E como já disse antes, utilizarei como base nas minhas implementações o jogo Todos Contra a Dengue do Rafael Carvalho.

O Projeto já foi iniciado, e estou realizando os estudos sobre os métodos de aprendizado das crianças, que não é nada fácil, mas como trabalho da trabalho estou motivado em realizar esse estudo. Queria aqui agradecer ao Rafael Carvalho, que esclareceu diversas dúvidas, autorizou o uso do jogo Todos Contra a Dengue  e concedeu esse espaço no seu blog.

Se alguém programa para TV Digital, por favor, comentem o post e passem seus e-mails. O importante é que vocês participem, critiquem e que deem suas opiniões, porque toda ajuda é bem vinda, afinal de contas ninguém é o senhor da razão.

Primeira Conferência Online de Startups e Empreendedorismo do Brasil
Apresentação no terceiro encontro técnico do programa RHAE
 

Rafael Carvalho

Rafael Carvalho fundou sua primeira startup aos 16 anos e desde então passou a explorar novas possibilidades no cenário tecnológico, participando da criação de negócios cada vez mais inovadores. Atualmente é co-fundador e CEO do Edools, startup que auxilia empresas e empreendedores que desejam vender cursos online e/ou criar treinamentos corporativos, através de uma plataforma poderosa e flexível. O Edools está no ar desde maio de 2013 e é uma das startups com selo Promessas Endeavor e recentemente acelerada pela 500 Startups ... [leia mais].

 

Deixe seu comentário: