Carreira

Onde você quer chegar? 6 perguntas para definir seu futuro

A sua carreira depende de onde você quer chegar. Mas você já conseguiu definir qual o seu objetivo? Essas 6 perguntas vão...

· 4 min leitura >
Dúvida sobre onde você quer chegar

O seu trabalho faz algum sentido (realização)? Você está investindo meus esforços nos objetivos certos (clareza)? O que está fazendo está gerando algum impacto (conexão)? Já sabe onde você quer chegar?

Essas são perguntas que sempre faço e funcionam como uma renovação de votos. Se as respostas não forem positivas, é sinal que algo está errado e que preciso parar e reavaliar minha jornada.

Adoto essa prática porque é muito fácil gastar toda energia com tarefas do cotidiano. Na correria do que pensamos que precisa ser feito e simplesmente esquecemos de questionar o caminho que estamos tomando em nossas vidas.

Afinal, quem nunca se viu perdido no meio de um furação de atividades meio sem sentido? Ou sem saber porque está acordando cedo todos os dias para ir ao trabalho.

Pensando nisso e como forma de estimular uma reflexão mais profunda, separei essas 6 perguntas para você pensar sobre o que está fazendo e onde você quer chegar.

Por que descobrir onde você quer chegar?

Saber onde você quer chegar é um verdadeiro problema a ser resolvido.

A vida não é fácil, simples ou óbvia. E é por isso que, antes mesmo de definir o que você quer fazer da vida, você precisa definir um motivo, um porquê.

É por isso que, antes de se jogar em uma profissão ou carreira, você precisa entender a sua motivação, o que vai te fazer levantar da cama todos os dias.

Eu sempre soube que queria gerar um grande impacto, criar um legado. E para isso, eu sabia que iria precisar impactar muita gente ao mesmo tempo.

Foi essa a ideia que me levou a criar cada um dos meus negócios, até chegar na HeroSpark. Eu foquei nesse meu propósito aqui, e não descansei até alcançar. E olha, por ter certeza que eu ainda estou longe de finalizar.

E sabe o que me ajudou? Visualizar claramente onde eu queria estar. O nosso cérebro só faz aquilo que ele consegue visualizar. Se você vê com clareza o seu objetivo, nada vai te impedir de chegar até ele.

A seguir eu vou te mostrar 6 perguntas que vão te ajudar nessa jornada.

6 perguntas para saber onde você quer chegar

Antes de tudo, você precisa entender que eu não sou coach de carreira e muito menos um guru do sucesso em 5 ou 6 passos milagrosos.

Mas o que eu estou te passando aqui são justamente direcionamentos que me ajudaram no início da carreira e continuam ajudando. Isso porque essas perguntas me ajudam a entender o que eu quero — e não quero — para o meu futuro.

Inclusive, se você já me segue no Instagram, vai ver que o que eu falo aqui está sendo refletido lá, tantos nos meus posts quanto no que eu venho compartilhando sobre a minha rotina.

1 – Por que você está fazendo isso?

Já se pegou trabalhando em algo sem saber exatamente por quê? Só porque alguém disse para fazer. Isso é mais comum do que parece.

Eu acho muito importante sempre perguntar a razão das coisas. Sabe aquelas perguntas de criança de 5-7 anos? Você precisa retomá-las.

Para que serve o que está fazendo? Quem sairá ganhando? Qual a motivação por trás desse trabalho? Saber as respostas para essas perguntas irá ajudar você a entender melhor o propósito do seu trabalho — ou a falta dele.

2 – Qual problema você está resolvendo?

Qual o problema você resolve? Existe realmente um problema a ser resolvido? Existe alguma coisa que não está clara o suficiente? Alguma coisa era impossível e agora tornou-se possível?

Em alguns momentos, quando você fizer essas perguntas verá que está resolvendo um problema imaginário, algo que, na verdade, só é problema na sua cabeça.

Tentar resolver um problema que não existe é a maneira mais eficiente de desperdiçar sua vida.

Se esse é seu caso, chegou o momento de parar e reavaliar o que está fazendo.

3 – Isto é realmente útil?

Você está fazendo alguma coisa útil ou apenas fazendo?

É muito fácil confundir entusiasmo com utilidade. Em alguns momentos pode ser legal construir algo divertido. Mas eventualmente você precisa parar e perguntar-se se o que está fazendo é útil.

Muito cuidado com as distrações que irão aparecer ao longo da sua jornada.

O que é legal desaparece, o que é útil perdura.

4 – Você está agregando valor?

Agregar qualquer coisa é fácil, agregar valor é difícil.

O que você está fazendo agora torna a vida das pessoas melhor? Elas podem fazer mais com seu produto/serviço do que antes?

Cuidado, em alguns momentos as coisas que você pensa que agregam valor, na verdade, subtraem.

5 – Existe algum caminho mais fácil?

Sempre que estiver trabalhando, pergunte-se: “Existe algum caminho mais fácil? “.

Na maioria das vezes você descobrirá que esse caminho mais fácil é mais do que suficiente.

Pare por algum tempo e pense quais outras alternativas você tem para conquistar os mesmos objetivos. Vá tomar um café, saia do ambiente comum, e monte uma lista com suas opções. Converse com outras pessoas, amigos, mentores (mande e-mail para mim), tanto faz. Novos caminhos irão surgir.

Nós somos muito bons em criar soluções complexas para problemas simples. Cuidado para não cair nessa.

6 – Isso realmente vale a pena?

Você está trabalhando em algo que realmente vale a pena?

Retirar seis pessoas do trabalho para uma reunião de uma hora realmente vale a pena? Vale a pena virar a noite trabalhando ou você pode terminar amanhã? Vale a pena o estresse por causa do lançamento do concorrente?

Determine o valor (seu investimento como ser humano) do que você está prestes a fazer antes de mergulhar fundo.

Meu conselho é que você separe um tempo para refletir sobre suas respostas para essas seis perguntas

Procure separar um final de semana em um local calmo e pondere cada argumento. Não se engane e nem conte mentiras para você mesmo. Seja franco e pragmático, você merece.

E mantenha essa rotina de tempos em tempos. Como uma renovação de votos pessoais.

Se não estiver confortável com suas respostas ou não enxergar sentido no que está fazendo é sinal de que você precisa iniciar uma mudança. Precisa reavaliar seus objetivos e traçar um novo rumo, mas isso já é assunto para um outro papo. Até lá.

Essas 6 perguntas para saber onde você quer chegar são o pontapé inicial para a sua jornada. E eu ainda vou compartilhar mais uma dica: o meu livro, Paixão S.A.

Nele você vai entender não só sobre como transformar a sua ideia em um produto digital, mas também vai ajudar a esclarecer muitas dúvidas que você pode estar sentindo agora.

Saiba mais clicando nesse link da Amazon!

Deixe seu comentário:

plugins premium WordPress