Empreendedorismo, Infoprodutos, Marketing Digital

Mentoria: as MELHORES DICAS para planejar a sua

Pensa em planejar a sua mentoria, mas não sabe por onde começar? Aqui eu vou apresentar as MELHORES dicas para você iniciar...

Escrito por Rafael Carvalho · 4 min leitura >
Imagem que representa mentoria

A mentoria é uma prática que tem se tornado cada vez mais popular no mercado digital, auxiliando novos empreendedores a escalar seus negócios e profissionais mais experientes a aumentar sua carteira de produtos. 

Ela pode ser uma ferramenta valiosa para acelerar o desenvolvimento de carreira e aprimorar habilidades, além de ser uma experiência enriquecedora tanto para o mentor quanto para o mentorado. 

Neste artigo, vou detalhar o que é e qual sua diferença em relação a consultorias e cursos online. Além disso, também vou explicar qual o melhor momento para lançar sua mentoria e como criar um relacionamento de mentoria efetivo.

Quer descobrir como construir seu programa de mentoria? Então, continue a leitura! 

O que é uma mentoria?

Na minha jornada profissional de quase duas décadas no mercado digital (já sou bem calejado nesse ramo), passei por diversos momentos em que precisei ouvir conselhos e direcionamentos de profissionais que já tinham encarado desafios que até então eram novidades para mim.

Essas habilidades e conhecimentos adquiridos a partir da sua experiência profissional pode ser transformada em um produto rentável: a mentoria.

Ela é um processo em que uma pessoa mais experiente e com conhecimento em uma determinada área oferece orientação, conselhos e suporte a uma pessoa menos experiente e que deseja se desenvolver em sua área. 

Essa relação é baseada em uma parceria colaborativa, em que o mentor ajuda o mentorado a traçar um plano de desenvolvimento pessoal e profissional, além de oferecer feedback, insights, conselhos práticos e compartilhar suas experiências e conhecimentos.

O mentor atua como um guia, que ajuda o mentorado a compreender seus pontos fortes e fracos, a explorar suas opções, a identificar e superar obstáculos e a desenvolver habilidades e competências. 

O mentorado, por sua vez, é responsável por apresentar os seus objetivos e estar aberto a receber feedback e orientação do mentor.

Essa prática é valiosa, e tem grande potencial para acelerar o desenvolvimento de carreira de novos empreendedores. 

Qual a diferença entre mentoria e curso online? 

A mentoria e o curso online são duas formas diferentes de adquirir conhecimento e orientação profissional, mas é importante pontuar que elas possuem algumas diferenças importantes.

Como eu já detalhei, a mentoria é um processo de orientação e aconselhamento individual ou em grupo, no qual uma pessoa com mais experiência e habilidade (o mentor) ajuda outra pessoa (o mentorado) a desenvolver suas habilidades. 

Ela envolve uma relação mais próxima e personalizada entre o mentor e o mentorado, e o foco é no desenvolvimento geral do mentorado. Isso porque ao mentoria vai direto na dor do cliente.

Diferente de um curso online em que o conteúdo é gravado ou repassado de forma geral, a mentoria existe para que o seu mentorado tenha um momento exclusivo em que possa tratar todos os problemas que um curso ainda não solucionou.

Por exemplo, se você disponibilizou um curso online, mas as pessoas ainda levantam questionamentos específicos sobre o seu problema, esse é o caso de você oferecer uma mentoria.

Afinal, você já se posicionou como uma referência no tema, os seus alunos já confiam no seu trabalho e agora querem um momento específico para obter um conhecimento mais aprofundado.

Enquanto o curso online é mais geral, a mentoria é para quem deseja e além.

Qual a diferença entre mentoria e consultoria?

A consultoria é um processo mais pontual, em que você vai analisar o problema do cliente e oferecer soluções para que ele seja resolvido. Já na mentoria, você “pega na mão” do seu cliente e ajuda para que ele se desenvolva, sendo um processo ainda mais específico e direcionado. 

Quanto tempo dura um processo de mentoria?

Depende. O processo de mentoria funciona por meio de encontros, em que você deve estipular uma duração (1h ou 2h, por exemplo), e a quantidade vai variar de acordo com o seu planejamento e as necessidades dos mentorados.

Então o tempo de duração deve ser planejado de acordo com a sua percepção sobre a transformação do mentorado. Em 4 ou 5 encontros você acredita que conseguiria oferecer uma solução eficaz? 3 meses? 6 meses? 

Tudo depende da sua metodologia.

Onde a mentoria entra na esteira de produtos?

O ideal é que a mentoria seja o seu produto high-end. Ele vai estar ao final da esteira, justamente por ser um produto com um ticket médio mais elevado.

Quando você constrói a sua esteira de produtos oferecendo soluções que atendem à todas as etapas do processo, você consegue trabalhar melhor a sua autoridade e posicionamento no tema. 

Isso porque você mostrou que é um verdadeiro expert no assunto ao desenvolver soluções que front, back e high-end.

Em que momento lançar uma mentoria?

É importante destacar que a mentoria é um produto excelente e pode garantir bons resultados de vendas, mas existe um momento certo de investir nesse lançamento.

Isso porque para criar uma mentoria é necessário que você já tenha conquistado sua autoridade no mercado e possua habilidades reconhecidas. 

Por exemplo, eu tenho mais de 15 anos de experiência no mercado digital e lançamento de infoprodutos. Recentemente, lancei a mentoria Impulso Digital, onde oriento novos infoprodutores a impulsionar suas vendas.

Então o momento certo para o lançamento da sua mentoria está ligado ao seu fortalecimento diante do nicho de mercado em que você atua. 

Afinal, vamos ser honestos: se um cara que surgiu do NADA te envia uma mensagem divulgando uma mentoria, mas você não o conhece, ele não é uma referência e você não sabe “de onde ele saiu”, você arriscaria o seu suado dinheirinho? Acredito que não.

Uma mentoria para a sua mentoria

Agora que você já descobriu todos os segredos da mentoria e como ela pode proporcionar vantagens para escalar o seu negócio, que tal participar de uma mentoria exclusiva comigo?

Conheça agora o Ases do Digital, um programa exclusivo onde você terá 4 encontros comigo para descobrir os caminhos do sucesso no mercado digital.

Durante esses 4 encontros, você vai saber mais sobre:

  • Estratégias para negócios digitais;
  • Gestão financeira;
  • Gerenciamento de equipes;

Além disso, você vai contar com uma mentoria em grupo, onde vai conseguir tirar dúvidas e garantir dicas que vão auxiliar no crescimento do seu negócio.

Gostou? Então não perca tempo! Garanta agora sua vaga na comunidade exclusiva Ases do Digital e escale seus resultados.

Escrito por Rafael Carvalho
Rafael Carvalho atua no mercado de marketing digital, educação online e infoprodutos desde 2011. Autor best-seller do livro Paixão S.A., ele também foi vencedor do prêmio Empreendedor de Sucesso, da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. → Siga-me no Instagram @eu.rafaelcarvalho. Profile

One Reply to “Mentoria: as MELHORES DICAS para planejar a sua”

Deixe seu comentário:

plugins premium WordPress