Sumário
Ao iniciar um negócio, os futuros sócios já correm para comprar seu domínio e perfis nas redes sociais. Essa iniciativa pode até ser legal, se for usada de maneira que traga benefícios à sua empresa. Afinal, não basta ter um perfil em uma rede social. É preciso traçar uma estratégia ou elaborar um planejamento de como irão atuar nas mídias sociais.
Com o objetivo de ajudar você a investir em conteúdo, mas também em relacionamento nas mídias sociais, preparei este post. Aqui, descrevo 5 dicas valiosas sobre o assunto.
1. Determine qual rede social se ajusta ao seu mercado
Cada rede social tem sua característica, sua linguagem e seu público específico. Você deve sentir em qual desses canais seu produto será melhor divulgado ou onde vai encontrar seus clientes. Não adianta postar a mesma coisa no Twitter, Facebook e LinkedIn, se isso vai fazer você perder seguidores.
Para evitar essa situação, a dica é adaptar seu conteúdo a cada mídia. Entenda os diferentes públicos, pesquise antes de definir qual rede social irá usar. Se seu negócio tem apelo visual, invista no Pinterest ou no Instagram. Se você quer um espaço para postar conteúdo mais extenso e gerar um bate-papo maior, use o Facebook ou o Tumblr.
Se a informação precisa ser rápida e direta, vá para o Twitter. A escolha das mídias sociais varia de acordo com os modelos de negócio adotados. Empresas B2B, por exemplo, podem focar em ter uma boa atuação no Linkedin para levantar contatos de qualidade. Se lembre de focar onde sua empresa será mais forte. Não perca tempo com o que não trará retorno ou naquelas que você não terá tempo de atualizar e interagir.
2. Instigue seus seguidores a participarem do seu negócio
Veja algumas dicas para fazer seu seguidor/cliente interagir em seus canais de mídia social:
- provocar os seguidores ao usar chamadas interessantes no Twitter;
- iniciar uma discussão em uma fanpage do Facebook ou postar conhecimentos técnicos;
- usar textos que inspirem negócios no LinkedIn;
- fazer promoções, atualizações para incitar “likes” e compartilhamentos, no Instagram.
3. Invista tempo e dinheiro em conteúdo e relacionamento
Se você não tem jeito com pessoas ou não é bom em produzir conteúdo, contrate alguém ou alguma empresa que seja. É muito importante que seus posts tenham conteúdo relevante, focado no público que você quer atrair. Tenha criatividade e gere relacionamento com os internautas.
Seu conteúdo precisa saciar o desejo das pessoas por aquele determinado assunto. Encontre alguém que saiba tirar uma ideia do papel e colocá-la on-line, de maneira atrativa. Tenha uma regularidade nos posts, variando de cada tipo de rede social. Mas cuidado para não encher a timeline de seus seguidores.
Inspire e engaje seus seguidores. Seja criativo desde a escolha do assunto abordado, da chamada feita, até a foto publicada. Leve seu cliente a escrever sobre sua marca, seus produtos e até a dos seus concorrentes. Assim poderá planejar melhor suas ações de conteúdos e mensurar o efeito das ações anteriores.
4. Interaja sempre com seus seguidores
Essa relação aproxima sua empresa do usuário e pode servir para resolução de problemas. Por outro lado, saiba que poderá haver reações positivas e negativas vinda dos clientes. Nunca deixe seu cliente sem retorno, mas interaja, responda e agradeça. Faça seu cliente se sentir ouvido por sua empresa.
Criar promoções e descontos também pode ser uma forma de atrair seguidores, principalmente para empresas no modelo B2C. Faça textos curtos, com imagens interessantes para atrair olhares curiosos. Apenas tome cuidado com os direitos autorais nas fotos postadas em suas redes sociais.
5. Seja sucinto e direto
Muita enrolação não passa confiança e desanima o leitor. Não insista em textos de autopromoção. Você até pode fazer propaganda do seu produto ou serviço, desde que não seja a única coisa que a empresa posta. Sempre se pergunte “por que alguém seguiria a minha empresa nas redes sociais?”.
Por fim, vale ressaltar que, ter uma mídia social forte é mostrar preocupação com o seguidor e não com a empresa em si. Com as redes sociais é possível identificar o comportamento dos consumidores, tendências de mercado e novas oportunidades. Dessa forma e com as nossas dicas postas em prática, você terá sucesso em suas mídias sociais.
Agora, quero saber de você: como sua startup atua nas redes sociais? Compartilhe suas dicas nos comentários!
Pingback: Descubra o que é flopar e saiba como evitar em seus conteúdos! - Curso como fazer