Sobre Rafael Carvalho

Quando todos vêem o impossível, empreendedores enxergam oportunidades.
Para empreender é preciso acreditar!

Rafael - HeroSpark

Com o Know-how de quem atua há mais de 20 anos no mercado de empreendedorismo digital, Rafael Carvalho é co-fundador e Diretor de Operações da HeroSpark, startup que oferece soluções para pessoas que desejam empreender e ganhar dinheiro na internet.

Com sede em Curitiba/PR a HeroSpark nasceu da fusão da Edools com a Eadbox, possui clientes em mais de 20 países, já impactou mais de 6.5 milhões de pessoas com seus produtos e contabiliza mais de 120 mil cursos online publicados através de suas soluções.

Como Diretor de Operações, Rafael é responsável por gerir uma equipe com mais de 190 pessoas que trabalha incansavelmente para que outros empreendedores possam ganhar dinheiro na internet com seus produtos digitais. 

Rafael também recebeu o prêmio Empreendedor de Sucesso 2016, categoria Startups, da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Edools - startup do ano
Momento do discurso ao receber o prêmio de Startup do Ano em 2018.

Em 2013 Rafael Carvalho fundou a Edools, uma plataforma para criar, gerir e distribuir cursos online, com a missão de potencializar o aprendizado das pessoas em prol de um mundo melhor.

A Edools foi uma das 6 startups brasileiras selecionadas para a segunda turma do Google Launchpad Accelerator, programa de aceleração da Google (veja aqui um diário de viajem com tudo que aconteceu no programa). Também foi acelerada pela 500 Startups, uma das maiores aceleradoras do mundo (veja aqui o pitch da Edools no Demo Day). Um pouco antes da fusão com Eadbox a Edools já possuía mais de 300 clientes e tinha impactado mais de 1.6 milhão de alunos com sua tecnologia.

Em 2011 Rafael Carvalho fundou a Bizstart Educação Empreendedora, empresa responsável pela capacitação profissional de mais de 50.000 empreendedores, gestores e consultores em todo o país. A empresa foi criada com propósito de desenvolver as potencialidades dos profissionais na fase inicial da carreira empreendedora, com foco em uma educação de base para o estabelecimento de startups maduras e enxutas no mercado.

Não desista
Uma das apresentações da palestra “As verdades sobre empreendedorismo que as pessoas não contam!”.

Através da utilização de metodologias avançadas de negócio, Rafael desenvolveu programas de treinamento para startups, com destaque para os programas criados para Sebrae-SC, Sebrae-RJ, Startup Rio, entre outros.

Em um dos trabalhos de maior alcance da Bizstart,  Rafael foi co-autor do ebook “Sua ideia ainda não vale nada”, que até hoje é utilizado como guia prático por empreendedores que estão em fase de validação de suas ideias inovadoras.

No final de 2010 o termo “startup” ainda era pouco conhecido entre os empreendedores brasileiros, o ecossistema brasileiro de startups dava seus primeiros passos. Nesse contexto, Rafael e outros empreendedores identificaram a necessidade de promover um mapeamento das startups brasileiras feito pelos próprios empreendedores e assim iniciaram o desenvolvimento do StartupBase. Rafael trabalhou na construção da visão, estratégia e no desenvolvimento da plataforma como CTO

SparkTalks
Workshop sobre empreendedorismo digital.

O StartupBase é a principal base de dados de startups, empreendedores, investidores e aceleradoras brasileiras. 

Em meados de 2013 o StartupBase tornou-se a base de dados oficial da ABS (Associação Brasileira de Startups), que assumiu a condução do projeto.

Rafael Carvalho é graduado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e cursou pós-graduação em Gestão de Negócios pelo Ibmec-Rio. Foi professor da Anhaguera Educacional onde ministrou algumas disciplinas do curso de Ciência da Computação. Nesse período, levou para as salas de aula toda a sua vivência de mercado alinhada aos ensinamentos acadêmicos conceituais para incentivar o surgimento de novos projetos inovadores.

Rafael Carvalho - Startup Weekend
Participação em Startup Weekend como jurado.

Além disso, também compartilha seu conhecimento na área através das mentorias que fornece em eventos como o Startup Farm – programa itinerário de aceleração de startups, do Lean Startup Machine – wokshop intensivo que traz princípios enxutos para validar uma ideia de negócio, do Startup Weekend – evento que já teve edições em mais de 400 cidades ao redor do globo onde são montados times espontâneos que criam startups durante um fim de semana, e outros.

Para saber mais e acompanhar o dia a dia de Rafael Carvalho acesse:

Apesar do forte perfil empreender, Rafael Carvalho não começou sua jornada empreendendo. Na verdade, foi preciso muita coragem para decidir mudar. Veja aqui como foi a transição.

Construa coisas que importam!
A vida é curta demais para ser desperdiçada.