Carreira, Gestão

9 exercícios para ser mais criativo

Ter uma mentalidade criativa é o desejo de todo profissional ou empreendedor. Associamos muitas vezes a criatividade a uma qualidade de nascimento,...

· 3 min leitura >
9 exercícios para ser mais criativo

É a criatividade que nos move a pensar soluções, criar alternativas e percorrer caminhos que modificam nosso presente e nosso futuro. No ramo do empreendedorismo e dos novos negócios, ser criativo pode representar o diferencial que conduz ao sucesso. A boa notícia é que hoje em dia a criatividade já é encarada pelos especialistas como se fosse uma espécie de músculo. Isso quer dizer que, se exercitada de forma correta e regular, pode ser desenvolvida cada vez mais.

Nada melhor, então, do que conhecer uma série de exercícios para tonificar o músculo da criatividade. Assim como os músculos do nosso corpo, existem vários exercícios que podem ajudar a tonificar a sua mente e contribuir para você ser mais criativo. Como quero oferecer sempre o melhor para você, separei as melhores dicas, melhores exercícios para você conquistar aquela mente criativa e poderosa. É uma série de nove aparelhos – e as repetições podem ser infinitas! Vamos lá?

1. Brainstorm ou pensamento lateral

Na hora de pensar boas alternativas para seu negócio ou startup, é importante separar um tempo para o brainstorm. O brainstorm é uma conversa onde são propostas várias ideias e a regra é que todos possam se expressar sem julgamentos. Assim todas as ideias serão ouvidas.

Durante essa etapa, reúna a equipe e, juntos, liberem os cérebros para criar as mais diversas ideias. Certamente, algumas delas serão inutilizadas. Mas ainda assim, registre tudo em papel, sem interromper para julgar ou comentar durante o processo. Façam a seleção apenas depois de anotar tudo que vier à mente. Essa técnica pode gerar as sementes para o desenvolvimento de boas ideias.

Como todos se sentirão à vontade para se expressarem com certeza você notará muitas ideias malucas mas também haverá ideias muito boas, nunca pensadas antes.

2. Pesquisar

Não adianta se esforçar para reinventar a roda. Dedique parte de seu tempo pesquisando os caminhos que já foram trilhados. Conhecer o que deu certo e o que deu errado são ferramentas que podem desenvolver seu pensamento criativo.

Veja uma ideia criada e pense em como poderia melhorar aquela ideia. Dar novas formas e perspectivas pode contribuir para sua mente criativa.

3. Mudar o ponto de vista

Muitas soluções criativas partem da mudança de perspectiva. Às vezes estamos no meio de um problema aparentemente sem solução porque não conseguimos enxergar a questão com outros olhos. Mude o ponto de vista, tente resolver o problema como se estivesse em outro contexto.

Para tirar as ideias do papel, pense, por exemplo, de que forma o problema poderia ser resolvido na situação ideal (com recursos) e na situação mais adversa possível (cenário caótico). Esses pontos de vista instigam o cérebro a pensar soluções criativas.

Além disso, ao se deparar com um problema pense em algo que você gostaria de ter ali para te livrar ou ajudar a resolver aquele problema, esse exercício te ajudará muito no processo criativo, tenha certeza.

4. Promover mashups

A mistura de tendências aplicadas em uma nova direção é outra forma de estimular o pensamento criativo. Essas misturas, ou mashups, utilizam os melhores elementos de duas ou mais ideias isoladas.

Quando boas ideias se reúnem e são aplicadas para um objetivo em comum, o resultado pode ser grandioso para os negócios.

5. Brincar

Parece brincadeira, mas é sério: o pensamento criativo é estimulado por um ambiente profissional descontraído. Jogar e se divertir têm o poder de liberar nosso subconsciente da pressão. O lado lúdico alimenta a mente para boas ideias.

Sabe aquela história de que crianças são bem criativas? Pois é, despertar e deixar sair esse seu lado pode ser um aliado na construção de sua mente criativa.

6. Confiar na intuição

Muitas vezes sentimos que uma ideia tem potencial, mas não sabemos explicar logicamente o motivo. O primeiro impulso nesse caso é descartá-la. No entanto, muitas ideias criativas surgem a partir da intuição. Se você sente “algo que lhe diz” que aquela é uma boa ideia, trate de desenvolvê-la para ver se ela sobrevive.

Converse com alguém sobre essa ideia se isso for te ajudar, além disso converse consigo mesmo e destaque por que aquela seria uma ideia útil, válida e interessante.

7. Ser seletivo

A criatividade também está em selecionar as melhores ideias. Nessa etapa, é preciso focar seus resultados para aquilo que você estava procurando. Coloque as ideias em conflito para ver se realmente elas funcionam. Aí selecione as melhores de acordo com suas necessidades.

Dessa forma você estimula sua criatividade mas terá ideias bem validadas e poderá ver o que funciona e o que não funciona.

8. Sair da zona de conforto

O verdadeiro pensamento criativo demanda esforço e trabalho. Sempre que possível, saia da zona de conforto. Tente algo diferente que ao mesmo tempo seja um estímulo e um desafio.

Alguns exemplos que podem ajudar seus negócios: fazer cursos que o desafiem como empreendedor, participar de algum grupo de debate na área, realizar trabalho voluntário.

Enfim, esteja aberto a possibilidades de sair daquilo que você faz com frequência, da sua rotina. Associamos criatividade a formas diferentes e ideias inovadoras, realmente é, e para ter uma mentalidade criativa é preciso ter visões diferentes e estar aberto ao novo e diferente.

9. Trabalhar (muito!)

Por fim, o desenvolvimento da criatividade está ligada mais ao esforço cotidiano do que ao mito da inspiração. Sobretudo na hora de iniciar um negócio, o trabalho constante sobre as ideias ajuda a desenvolver o pensamento criativo.

Por isso, se empenhe e trabalhe com dedicação para pensar em ideias diferentes e ver as melhores formas de realizar determinadas atividades.

Você verá que quanto mais trabalhar a sua mente mais poderá ser fácil pensar em ideias criativas.

Além disso, você pode analisar os grandes nomes criativos e as empresas que sempre pensam em soluções assim. Veja como alcançam esses resultados, onde obtém informações, forma que lidam e as tornam viáveis. Verdade que você não deverá copiar, afinal isso é o oposto da criatividade, mas você pode ter isso como fonte de motivação e inspiração.

E você, como faz para desenvolver seu lado criativo? Deixe suas dicas nos comentários! 

Deixe seu comentário:

plugins premium WordPress