Inovação vs. Invenção: Caso Kodak

Sua startup é inovadora? Você está à frente no tempo, trazendo mudanças que por vezes nem o mercado consegue absorver ainda? Cuidado. Nem sempre as invenções ou as inovações são uma garantia de sucesso no mercado. Para entender melhor, vamos ver a diferença entre esses dois termos e um caso falha famoso, o da Kodak.

Inventor ou inovador?

Quando pensamos em invenção e inovação, soa como se as duas concepções não pudessem andar separadas, mas a verdade é que elas podem sim. Uma invenção é algo novo, uma criação que traz um benefício coletivo e que leva à conquista de determinado objetivo. Como exemplo, podemos citar a roda, que foi criada com o intuito de levar as pessoas a lugares distantes com maior facilidade. Ela atende a um objetivo específico e traz um benefício para a coletividade.

Já a inovação é a busca por aumentar a eficiência e eficácia de determinado produto, serviço ou processo. Ou seja, a inovação não precisa ser algo totalmente desconhecido, mas sim algo transformado para que a melhoria ocorra ao longo do tempo. Um exemplo de inovação é a transformação das velhas máquinas fotográficas, que precisavam de um amplo espaço para ser manuseadas, para pequenos equipamentos portáteis e de fácil utilização.

O caso da Kodak

Essa inovação no campo da fotografia foi realizada pelo norte americano George Easteman, fundador da Kodak. Com uma tecnologia inovadora para a época, Easteman criou o filme fotográfico. Ou seja, desenvolveu uma invenção que transformaria o mundo para sempre. Sua lição de empreendedorismo é levada para o mundo como um dos maiores sucessos no campo das inovações, mesmo tendo sido engolida pelo mercado décadas mais tarde.

kodak_camera

A Kodak foi fundada por Easteman em 1888, tendo conquistado o mundo em apenas 30 anos. Tirar a ideia do papel e fazer com que o seu negócio fluísse foi algo tão espantoso que filiais da Kodak foram abertas em países como Reino Unido, Japão e Alemanha, lançando no mercado equipamentos portáteis, de fácil manuseio e a preços acessíveis à população, o que tornou a fotografia algo extremamente prazeroso e comum até os dias de hoje.

O que a Kodak não esperava era que o avanço das tecnologias digitais poderia acabar com um império que tinha sido construído do nada e avançado tão rapidamente pelo globo. O império começou a ruir a partir de 1994, quando outras empresas, como Apple e Sony, lançaram câmeras digitais destinados ao público geral.

kodak_easyshare

Com processos internos rígidos e morosos, a Kodak não conseguiu implementar mudanças importantes, nem mudar rápido. Mesmo sendo a mãe das câmeras digitais, tendo uma história de vida sobre como empreender, a Kodak não conseguiu manter a competitividade perante os concorrentes, que desenvolviam soluções inovadoras a todo vapor.

Desgastada pelo tempo, a Kodak não conseguiu mudar o seu modelo de negócio de forma que se tornasse mais ágil nas decisões e inovações. Em janeiro de 2012, a companhia apresentou falência de 6,75 bilhões de dólares.

A empresa hoje tenta uma retomada. A nova Kodak é uma empresa com duas áreas principais: Comercial e Consumo. A primeira agrupa equipamentos digitais para artes gráficas, software para impressão de imagens e duas linhas de produtos: imagem de entretenimento e filme comercial. O segmento Consumo cuidará das soluções para captura e impressão de embalagens flexíveis para produtos de consumo. Eles esperam lucrar 2,5 bilhões de dólares este ano.

O caso Kodak é um exemplo da importância da inovação nos dias atuais e no cenário competitivo ao qual estamos inseridos. Ademais, falarei um pouco mais sobre a necessidade de incorporar a inovação.

Por que é importante inovar?

Nos últimos anos, a inovação se tornou uma ferramenta de branding onipresente. Quer você seja uma empresa de primeira linha ou uma startup local, a inovação entrou no léxico diário de CEOs e equipes administrativas. Em comparação com as tendências de marketing anteriores, inovação não é uma palavra da moda passiva – é crítica para o sucesso da sua empresa.

Competição Global

No clima de negócios de hoje, o campo de jogo ou competição ficou muito maior. Sua competição não está apenas na limitação da area do seu negócio, está em todo o mundo. Podemos creditar essa expansão à internet. Os clientes podem procurar melhor quaisquer informações que desejam, atendimento ao cliente, preços mais baixos e produção mais rápida com uma simples pesquisa no Google. Se você não está inovando, seu negócio sofre porque não está mais se destacando.

Inovação gera inovação

Você já percebeu como todo smartphone mais vendido sai com um novo modelo a cada ano? O processo iterativo de inovação inspira os criadores a pensar um passo à frente, perguntando-se: “Como podemos fazer isso melhor?” A cada nova inovação, uma empresa aprende novas maneiras de se adaptar ao cliente e antecipar suas necessidades futuras. Este processo de elevação da barreira afeta todo o mercado e, por sua vez, não vamos nos contentar com a estagnação.

Observe que mesmo que aquele smartphone atenda as necessidades e agrade ao público, seu fabricante não se limita a isso, mas busca se antecipar e modelar seus produtos para serem altamente atuais e competitivos. 

Esse processo não se limita apenas a smartphones, mas a qualquer modelo de negócio existente.

Melhores ideias

Conforme sua base de clientes muda, as necessidades, metas, planos e objetivos dos seus negócios também se alteram para atender ao novo público. A inovação se estende a como você envolve seus clientes no processo de idealização.

À medida que os concursos de inovação aberta ganham mais força entre empresas maiores, mais clientes esperam ter voz ativa na solução dos desafios de sua empresa. Permitir que inovadores externos e clientes dedicados contribuam com sua próxima grande ideia é uma oportunidade empolgante de ver o potencial de sua marca através de uma nova lente.

Ou seja, o processo de inovação permite que você abra seus negócios, dê voz aos clientes e gere engajamento, fazendo com que sua marca cresça com uma imagem forte e positiva.


Qual sua opinião sobre o caso da inovadora Kodak? Compartilhe nos comentários!

Rafael Carvalho

Rafael Carvalho é empreendedor digital há mais de 20 anos e desenvolveu dezenas de negócios na internet. É criador de diversos treinamentos online, com destaque para o método Lançamento Enxuto e a Mentoria Imparáveis, que são considerados os melhores treinamentos para quem deseja possuir um negócio lucrativo, honesto e saudável na internet.

Deixe seu comentário: