As empresas podem ser comparadas a seres vivos, evoluem e possuem um ciclo de vida próprio. Para cada estágio do ciclo de vida de uma empresa os objetivos e metas são diferentes, assim como as necessidades a serem atendidas e o perfil de profissional desejado. É um erro muito comum aplicar soluções que foram pensadas para estágios específicos do ciclo de vida empresarial em empresas que vicenciam uma realidade completamente diferente. Da mesma forma, é muito comum um profissional não atingir as expectativas esperadas apenas por não ter o perfil adequado ao estágio que a empresa encontra-se. Neste artigo falarei um pouco sobre dois perfis de profissional que podem causar frustração se não identificados desde o início.
Vamos imaginar que as áreas de conhecimento que compõem uma empresa são camadas, e todas juntas formam um lindo e saboroso bolo.
A organização e separação das camadas desse bolo está diretamente relacionada com o estágio de maturidade de uma empresa e seu mercado. As empresas mais maduras e que estão em mercados mais maduros conseguem ordenar com facilidade e dar nomes para as camadas do bolo.
Dividem as responsabilidades pelas camadas, formando uma estrutura organizacional muito bem definida.
Neste cenário o profissional camada é muito bem vindo. Profissional camada é o especialista, aquele que sabe tudo sobre sua área (camada). Se a empresa precisa de um profissional para o departamento de vendas, ela buscará o melhor e não importa muito se ele não possui conhecimentos sobre gestão, desenvolvimento etc. Afinal a empresa já possui uma estrutura definida onde esse profissional encaixará.
Portanto, se você é um profissional muito bom numa camada de conhecimento e não possui conhecimento em outras áreas, é melhor procurar colocação numa empresa mais madura.
Por outro lado, existem empresas que estão vivenciando condições de extrema incerteza, que estão à procura de um modelo de negócios repetível e escalável. Essas empresas são conhecidas como startups.
No estágio das startups já não é tão fácil segmentar e organizar as camadas de conhecimento. Nesse cenário o profissional fatia tem mais chances de sucesso. Profissional fatia é o especialista-generalista, aquele que sabe muito sobre sua área (camada), mas também consegue atuar nas outras.
Se uma startup deseja contratar um profissional, deve ficar atenta para contratar o fatia, pois no dia-a-dia de uma startup não existe espaço para coisas do tipo: “Eu não farei esse HTML porque sou o cara de marketing” ou “Não falarei com o cliente porque sou do desenvolvimento“. E se você deseja trabalhar numa startup, conheça primeiro qual o seu perfil para não frustrar suas expectativas.
Neste artigo vimos dois perfis bem diferentes e em quais estágios de uma empresa possuem mais chances de alcançar sucesso. É claro que podem existir exceções e elas podem ser abordadas nos comentários. Compartilhe conosco sua experiência.