História do Empreendedorismo: Mike Krieger e a criação do Instagram

O dia do fotógrafo é celebrado em 8 de janeiro e hoje vamos de uma certa forma celebrar essa data que está chegando. Como assim? Vamos falar sobre algo que está bastante relacionado a isso e que se destacou no mundo da fotografia e que, muito provável, você usa em suas rotinas e tenha uma conta nessa plataforma.

Então, vamos ilustrar o nosso post com uma história de empreendedorismo no ramo da fotografia: o Instagram. Criado por Mike Krieger, um brasileiro, e o seu sócio, Kevin Systrom, o aplicativo de celular antes disponibilizado somente para usuários da Apple, cresceu de forma avassaladora e foi comprado pelo Facebook, em 2012.

O início

Mike Krieger, um jovem brasileiro que estudou ciências da computação na Universidade de Stanford e o seu amigo, o americano Kevin Systrom, decidiram criar um serviço de check-in e fotografia, o Burbn.

O app era bastante complicado, segundo os próprios criadores, então, eles resolveram simplificá-lo, dando origem ao Instagram. O famoso aplicativo que permite a aplicação de diversos filtros às imagens e as compartilha em redes sociais, inicialmente era somente para os usuários da Apple.

Em 2010, quando foi lançado na App Store, o Instagram foi o app gratuito mais baixado em menos de 24 horas! E ainda, com dois meses no ar, o app já alcançava um milhão de usuários.

A expansão do Instagram

Com uma rodada grande de investimentos e o crescente sucesso já chegando a 30 milhões de usuários, em abril de 2012, o Instagram chegou aos usuários de Android, e causou um verdadeiro frisson. Em menos de 24 horas o app teve mais de um milhão de downloads! Diante de tantas mudanças, um acontecimento vem para confirmar a força do Instagram: o Facebook compra o app pela bagatela de US$1 bilhão!

Além disso, o aplicativo também se tornou disponível em mais de 25 idiomas – ampliando seu alcance e ganhando mais seguidores e lucro em troca!

Em cima

Em 2013, o Instagram conquistou mais de 150 milhões de usuários e deu início à tendência de permitir que fotos sejam incorporadas em sites. No final daquele ano, o Instagram Direct, o serviço de mensagens privadas do Instagram, também foi disponibilizado!

Hoje e além

Hoje, o Instagram tem mais de 150 milhões de usuários ativos mensais. Em média, 16 bilhões de fotos são compartilhadas diariamente, 55 milhões de fotos postadas e 1,2 bilhão de curtidas todos os dias.

E definitivamente não é o fim.

A verdade é que a história do Instagram está apenas começando. O Instagram é um dos aplicativos mais baixados hoje. É também um dos mais prolíficos, com pessoas de todo o mundo compartilhando fotos quase a cada segundo do dia.

Certamente não é apenas uma moda passageira; é um aplicativo para todas as idades – e você só poderia ficar feliz por ter se tornado uma testemunha de seu sucesso!

A logotipo do instagram também carrega uma história e transmite o objetivo da empresa. Vamos conhecer um pouco?

Logotipo

Significado e História

O logo do Instagram basicamente abriu o caminho do palco. Ao longo de sua curta história, o sistema mudou alguns logotipos. Todas dependentes do estado de uma câmera momentânea, as variantes conhecidas do logotipo do Instagram são inteligentes quanto à atribuição principal do sistema – compartilhar fotos.

2010 O primeiro logotipo do Instagram foi planejado pelo companheiro benfeitor da organização, Kevin Systrom. Havia uma câmera Polaroid falsificada com uma faixa de arco-íris. 

Como a tarefa foi inicialmente utilizada para tirar e compartilhar fotografias, a decisão do plano parecia bastante normal. Mas então, logo depois disso, Systrom optou por utilizar uma assistência proficiente e contratou o estilista e fotógrafo Cole Rise. Ele foi despertado pela câmera Bell and Howell da década de 1950.

2011 A insígnia foi ligeiramente atualizada, mas o design parece ser idêntico. Esta versão fez uma apresentação no Instagram v2.0.

Logotipo antigo

O primeiro logo do Instagram foi planejado pelo próprio Kevin Systrom, e era realmente uma foto de uma câmera genuína com uma faixa de arco-íris. 

Naquela época, sabia-se para que o Instagram era comumente utilizado – tirar e compartilhar fotos e aplicar vários tons a elas por meio de uma plataforma online.

No entanto, mais tarde ele compreendeu que o planejamento de um logotipo adotava uma estratégia mais sutil, então ele contratou Cole Rise, um fotógrafo e arquiteto, para produzir um pensamento superior. Cole pensou em uma imagem mais direta de uma câmera portátil.

Novo logo

Hoje, o Instagram ostenta uma utilidade muito mais ampla, que se estende a bumerangues e coleções. A nova representação do logotipo é um atestado desse novo escopo de oportunidades.

As recentes novidades

O Instagram se tornou uma rede social e continua mantendo-se próspera e é claro, trazendo constantes novidades aos seus usuários. Tanto é que entre muitas surpresas, em 2013 foi lançada uma ferramenta que permite a produção de vídeos de até 15 segundos e a aplicação de 13 filtros para esses filmes. Outra novidade , também anunciada em 2013, foi a exibição de anúncios publicitários no feed de atualizações de usuários nos EUA.

Esse é mais um exemplo de história do empreendedorismo que deu certo através de muito trabalho e estudo de mercado. E você, também é um usuário apaixonado pelo Instagram? O que achou da trajetória da empresa?

Você está visualizando atualmente História do Empreendedorismo: Mike Krieger e a criação do Instagram

Rafael Carvalho

Rafael Carvalho é empreendedor digital há mais de 20 anos e desenvolveu dezenas de negócios na internet. É criador de diversos treinamentos online, com destaque para o método Lançamento Enxuto e a Mentoria Imparáveis, que são considerados os melhores treinamentos para quem deseja possuir um negócio lucrativo, honesto e saudável na internet.

Deixe seu comentário: