Sumário
Este artigo foi escrito e carinhosamente cedido para publicação aqui no blog por Éverton da Cunha, Agile and Product Ops Lead na HeroSpark.
O Kanban é um velho conhecido em empresas que fazem desenvolvimento de software, mas ele é um método que pode ajudar qualquer tipo de empresa a fazer a gestão do seu fluxo de trabalho. No final do dia temos um fluxo para entregar algo para o nosso cliente da melhor forma.
Vou mostrar cinco passos para ajudar a sua empresa a melhorar seu fluxo atual, para exemplificar na prática irei utilizar uma ferramenta chamada Trello, acredito que ela seja suficiente para estes primeiros passos.
Este primeiro passo é simples mas é a base para os outros 4 passos, todo tipo de trabalho tem um fluxo onde algo entra neste fluxo e algo sai na outra ponta do fluxo.
Na figura abaixo eu mostro um quadro que pode representar o seu fluxo atual. Mas caso não represente, sem problemas, em um primeiro momento é importante visualizar o que temos hoje e conforme aprendemos vamos incrementando ou modificando o nosso fluxo.

Bem, já temos um quadro que representa o seu fluxo de trabalho atual e agora? Agora vamos olhar para o quadro para acompanhar nossas demandas no fluxo e também para entender o que podemos melhorar no fluxo atual.
Eu recomendo que se façam encontros diários olhando para este board, passando por cada etapa do quadro.
O que é importante ressaltar, este encontro não é um “status report” onde todos precisam falar. O foco deste encontro é destravar demandas e fazer novas demandas entrarem no fluxo.
O quadro precisa auxiliar na resposta de algumas perguntas, exemplos:
Para ajudar as demandas fluírem no seu fluxo é fundamental que haja uma priorização, pois se tudo é prioridade, nada é. Veja uma forma de fazer isso usando os recursos de etiqueta e data de entrega do Trello:

Para esta priorização funcionar precisa ficar claro para todos os envolvidos o que significa cada tipo de prioridade, quais tipos de demandas se enquadram nestas prioridades e quando uma demanda precisa de uma data limite, exemplo da Demanda 4.
Na prática esta visualização de prioridades ajuda no encontro diário para destacar pontos de atenção e que precisamos destravar. E também ajuda na definição de demandas novas.
Queremos que as nossas demandas fluam naturalmente pelo o nosso fluxo, mas muitas vezes temos bloqueios e/ou dependências que são descobertas durante a execução.
É importante que se destaque os bloqueios, na figura abaixo estou utilizando a cor cinza na “Demanda 2” para dizer que estou com um bloqueio.

Não é preciso esperar o próximo encontro diário para desbloquear mas se chegar no próximo encontro esta demanda precisa de um foco especial pois temos algo travando o nosso fluxo.
É fundamental entender se este bloqueio poderia ter sido evitado antes de chegar na execução, estes tipos de demandas podem ter grandes aprendizados para seu fluxo e consequentemente para a sua empresa.
Se existem muitas demandas em andamento, talvez seu time esteja fazendo muito e concluído pouco.
Nas figuras abaixo, estou utilizando um recurso de “limitação” de demandas, eu configurei o Trello para que na etapa “Fazendo” tenha no máximo três demandas, quando se chega neste número temos uma sinalização amarela, passando para quatro demandas temos uma sinalização vermelha.
Com esta sinalização, talvez melhor do que começar uma demanda, seja unir esforços para que as demandas atuais andem.


O Kanban é uma poderosa ferramenta para fazer a gestão de uma empresa e vai muito além destes passos comentados mas para um começo são suficientes.
E lembre-se: visualize o fluxo de trabalho atual , aprenda com o que está vendo e melhore o fluxo. Com a evolução do fluxo, a empresa se torna mais eficiente e com isso mais clientes felizes na ponta final.
Se você tiver interesse em aprender mais sobre Kanban, recomendo este livro.