Gestão

Como fazer a gestão de equipes remotas nas agências digitais?

Você sabe como fazer a gestão de equipes remotas? Então, leia este post e confira as minhas dicas para gerenciar pessoas fora do...

· 3 min leitura >
Gestão de Equipes Remotas

O trabalho remoto é uma realidade nas empresas brasileiras, em especial, nas agências digitais. Já que muitas organizações estão adotando esse modelo de trabalho, bem como existe uma grande demanda de contratação de freelancers. Por isso, os gestores e os líderes precisam aprender a fazer a gestão de equipes remotas.

Essas equipes são compostas por pessoas que não trabalham no mesmo espaço físico, ou seja, elas podem estar em bairros, cidades ou, até mesmo, países diferentes. Assim como elas têm a liberdade de escolher qual é o melhor local para trabalhar, seja em casa, em uma cafeteria, em um coworking, entre outros.

Diante disso, é essencial que você saiba lidar com essa nova modalidade de trabalho. Pensando nisso, separei neste texto os principais desafios enfrentados, bem como as principais estratégias para gerenciar as equipes remotas. Quer saber mais sobre este assunto? Então, continue a leitura e confira!

Quais são os desafios para gerenciar uma equipe remota?

Gerenciar uma equipe remota não é fácil, pois junto com ela surgem diversos desafios. Dentre eles podemos destacar a dificuldade de manutenção da cultura organizacional, a presença de ruídos na comunicação e a dificuldade no controle das atividades.

A seguir, você encontrará a descrição de cada um destes desafios, bem como as soluções que podem te ajudar a resolver esses problemas. Vamos lá!

Manutenção da cultura organizacional

A cultura organizacional é muito importante para que todos os membros da empresa trabalhem com os mesmos objetivos, pois é ela que dissemina os valores organizacionais. 

Geralmente, a cultura é aprendida no dia a dia por meio das reuniões e eventos promovidos, bem como pela convivência com os colaboradores veteranos e os fundadores da empresa. 

Quando você tem equipes remotas o risco da cultura organizacional não se manter viva é maior, já que a convivência entre os trabalhadores e os fundadores é menor. Diante disso, é necessário criar mecanismos de comunicação, bem como processos de recrutamento e seleção mais eficientes.

Assim, a empresa consegue contratar pessoas que tenham os mesmos valores que ela defende. E consegue fazer a manutenção da cultura por meio de reuniões e eventos mais descontraídos, como o happy hour virtual e a prática de jogos online.

Ruídos na comunicação

A comunicação é essencial para que uma equipe de trabalho tenha sucesso, quando falamos de uma equipe remota isso se torna ainda mais relevante. Nesse caso, temos vários trabalhadores que moram em cidades diferentes ou, até mesmo, dependendo da estrutura da empresa existem colaboradores de outros países.

Diante disso, a promoção de uma comunicação eficiente pode fazer a diferença no desempenho da equipe. Isso porque reduz os ruídos e fomenta um bom relacionamento interpessoal. Ademais, uma comunicação humanizada ajuda as pessoas a acreditar que fazem parte da empresa.

Isso aumenta o nível de engajamento e, consequentemente, a motivação para atingir os objetivos esperados é maior. Nesse caso, tanto a empresa quanto os colaboradores ganham, pois o primeiro tem resultados e o segundo reconhecimento.

Controle das atividades

Quando você gerencia presencialmente uma equipe consegue analisar o comportamento e perceber quem está sobrecarregado, quem está precisando de mais demanda ou, ainda, quem está com dificuldades.

No trabalho remoto isso fica mais difícil, pois você somente consegue identificar esse tipo de situação quando o colaborador não entrega os resultados no final do prazo ou quando ele informa o que está acontecendo.

Por isso, é essencial que você crie mecanismos de comunicação, bem como adote softwares de gestão para controlar as atividades. Dessa forma, é possível verificar com antecedência problemas que podem prejudicar a empresa em longo prazo.

Como fazer a gestão de equipes remotas na agência digital?

Mas, afinal, como fazer a gestão de equipes remotas na sua agência digital? Para isso, é necessário adotar algumas estratégias simples que podem fazer muita diferença no resultado final. Veja as principais ações que você pode aplicar, a seguir.

Elabore um plano de trabalho

Para que as suas equipes remotas funcionem é necessário criar um bom plano de trabalho. Assim, todas as pessoas saberão quais são as suas responsabilidades e quais são os resultados esperados pela empresa.

Para isso, crie planos que contenham as tarefas que precisam ser executadas. Lembre-se de que tarefas menores são mais fáceis de executar. Além disso, para cada uma delas indique o responsável, o prazo, as ações, os indicadores de desempenho e os objetivos que precisam ser atingidos.

Dessa forma, todos os membros da equipe estarão alinhados e preparados para executar suas atividades da melhor maneira possível. Em consequência, a empresa consegue atingir com mais facilidade os objetivos organizacionais.

Faça reuniões periódicas

Após elaborar os planos de trabalho, faça reuniões por videoconferência para apresentar os planos aos colaboradores, bem como para monitorar o desempenho deles. Dessa forma, é possível ajudá-los a finalizar as suas tarefas com sucesso. 

Isso é essencial para que todos consigam atingir os resultados almejados pela empresa, pois cada um saberá como deve proceder e quando precisa fazer as suas entregas. Não se esqueça que a comunicação é muito importante quando o trabalho é realizado de maneira remota. 

Use softwares para a gestão das equipes remotas 

Você pode usar a tecnologia a seu favor na hora de fazer a gestão das suas equipes. Por exemplo, é possível usar programas de videoconferência para fazer reuniões coletivas e individuais. 

Dessa forma, fica mais fácil acompanhar a execução das tarefas, bem como ajuda no momento de dar e receber feedbacks construtivos. Além disso, você pode utilizar programas de mensagem instantâneas para sanar dúvidas pontuais ou resolver problemas mais simples.

Também pode-se utilizar softwares de gestão de projetos colaborativos para delegar e acompanhar o andamento das tarefas. Assim, é possível ter um histórico dos projetos, bem como emitir relatórios de desempenho. 

Agora que você já sabe como fazer a gestão de equipes remotas, que tal continuar acompanhando os meus conteúdos sobre empreendedorismo digital? Então, me siga no Facebook, no Instagram e no LinkedIn para conferir tudo sobre este tema.

Deixe seu comentário: