O seu público, *realmente*, está engajado com você?

Em uma rápida busca no Google, encontrei a seguinte definição para o termo engajamento: “participação ativa em assuntos e circunstâncias de relevância...

Escrito por Rafael Carvalho · 1 min leitura >

Em uma rápida busca no Google, encontrei a seguinte definição para o termo engajamento: “participação ativa em assuntos e circunstâncias de relevância política e social, passível de ocorrer por meio de manifestação intelectual pública, de natureza teórica, artística ou jornalística, ou em atividade prática no interior de grupos organizados.”

Ou seja, engajamento está diretamente ligado a ação!

Trazendo para a nossa realidade de redes sociais, o engajamento é visto através de likes, comentários, compartilhamentos, etc. Para a leitura do algoritmo, algumas dessas métricas são mais relevantes que outras, obviamente.

Aqui no Instagram, por exemplo, esta é ordem de relevância das métricas: compartilhamento > salvos > comentários > visitas ao perfil > like. O like aparece na última colocação porque ele não diz muito sobre o conteúdo, muitas vezes ele é uma coisa automática que o usuário nem se dá conta que fez. O alcance nem aparece nessa equação, tendo em vista que é uma métrica “falsa”. A sua publicação alcançar 500 perfis, não significa que ela foi vista por 500 pessoas.

Agora, a pergunta que deu origem a essa postagem, o seu público está engajado com você ou apenas dando like no piloto automático?

Quando a sua conta é comercial, o Instagram te oferece dados incríveis e que vão te auxiliar muito na hora de entender sua audiência. Na aba “Informações” você consegue ver desde a localização até os dias e horários em que os seus seguidores estão mais ativos.

O segredo é você começar a produzir conteúdos que vão incentivar o engajamento do seu público. Materiais que farão a sua audiência ter vontade de comentar, compartilhar e salvar para olhar novamente em outra ocasião o seu material.

Mas como produzir esse conteúdos?

Se você gostou do post de hoje e quer saber como produzir materiais que farão o seu público ter vontade interagir com você, comenta aqui embaixo! Dependendo do interesse de vocês, logo eu volto com mais dicas.

#marketingdigital #marketingdigitalbrasil #marketing #redessociais #redessociaisparanegocios #negocios #empreendedorismo #empreender #marketingdeconteudo #conteudodevalor #herospark #engajamento

Escrito por Rafael Carvalho
Rafael Carvalho atua no mercado de marketing digital, educação online e infoprodutos desde 2011. Autor best-seller do livro Paixão S.A., ele também foi vencedor do prêmio Empreendedor de Sucesso, da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. → Siga-me no Instagram @eu.rafaelcarvalho. Profile
plugins premium WordPress