Sumário
Como no início de qualquer empresa, uma das dificuldades das startups é a falta de capital para ter um local adequado de trabalho. A garagem da casa dos pais, o quarto da república e os cafés dos shoppings têm limitações quando a empresa começa a montar sua equipe e atender clientes. Em muitos casos, também não vale a pena pagar o aluguel de um escritório para uma equipe enxuta que, às vezes, é formada por somente duas ou três pessoas.
Mesmo com esses desafios, as startups ganharam novas possibilidades para tirar as ideias do papel, sair da garagem e começar a crescer. Em todo mundo, empresas e profissionais estão aderindo aos escritórios coletivos, conhecidos também como coworkings. Uma pesquisa realizada pela Deskmag revelou que esta tendência já alcançou mais de 80 países, totalizando mais de 2,5 mil espaços compartilhados de trabalho.
Os espaços de coworking tem sido muito procurados em todo o mundo. O coworking pode ajudar startups, empreendedores a oportunidades instantâneas de rede, bem como encontros benéficos inesperados que são difíceis de recriar em ambientes isolados e oferecem uma quantidade mensurável de valor para novos negócios.
Existem várias comodidades disponíveis em diferentes espaços de co-working que variam de Wi-Fi gratuito, café, salas de conferências, sala de seminários com um bom orador convidado, equipamento audiovisual e membros da equipe compartilhados, como recepções.
Quer escolha uma secretária dedicada, escritório privado ou escritórios partilhados, o coworking proporciona um ambiente semelhante a um escritório que aumenta a autonomia de um empresário e start-ups sem qualquer política.
Além disso, trabalhar em casa ou levar seu laptop a uma cafeteria parece um sonho. Mas tem seus próprios desafios e frustrações. Você pode trabalhar com pouca ou nenhuma responsabilidade? É por isso que os espaços de coworking têm sido procurados como uma opção viável.
Um espaço de coworking é um local onde você pode visitar, sentar em uma mesa e trabalhar em um ambiente bem estruturado, mantendo uma carreira profissional.
Entenda o modelo de trabalho
Nos espaços de coworking, despesas como água, energia elétrica, telefone, internet e aluguel são dividas com outras empresas e profissionais que ali trabalham. Esses locais oferecem comodidade e economia em um ambiente compartilhado. Por isso, o coworking é a opção ideal para empreendedores que estão começando a ganhar tração em suas atividades.
Ainda não se convenceu? Então confira abaixo 10 bons motivos para você tirar suas ideias da garagem e conhecer um espaço de coworking:
1. Economia
Como todos compartilham o mesmo espaço, você não precisará pagar o custo integral de serviços terceirizados, como recepcionistas, limpeza e segurança.
2. Localização privilegiada
Alugueis em regiões centrais custam caro. E alugar uma sala em um local retirado não é nada legal na hora de receber um cliente. Por isso, espaços de coworking são ideais para impressionar suas visitas. Geralmente estão em locais próximos aos principais serviços e oferecem salas de reuniões equipadas.
3. Escalabilidade
Sua empresa pode crescer sem que você precise ficar se mudando. Os ambientes de coworking podem ajustar seu espaço de trabalho sem grandes impactos financeiros.
4. Flexibilidade de contrato
A maioria dos contratos de aluguel de salas comerciais estipula um mínimo de um ano de permanência. No coworking, você tem várias opções de pacotes e poderá encontrar o que melhor se adequa à sua necessidade, mesmo se você desejar renovar mensalmente.
5. Networking
Essa é uma das maiores vantagens do coworking sobre o homeoffice. Precisa de um advogado? Olhe para as mesas ao lado, pode ser que ele seja seu vizinho de trabalho. Sua empresa precisa de um designer para o site? Pode ser que do outro lado exista um freelancer. O ambiente de coworking permite que surja um mar de novas oportunidades!
6. Conhecimento compartilhado
Muitos espaços proporcionam workshops e cursos sobre empreendedorismo, como iniciar uma startup e dicas sobre marketing para pequenas empresas, por exemplo.
7. Trabalhar de forma estruturada
Quando você trabalha para seu projeto em casa, encontra uma grande quantidade de distrações. Assim, torna-se muito difícil trabalhar quando você está perto de TV, animais de estimação ou outras coisas que o distraem de seus objetivos. Portanto, manter o trabalho separado de casa ajuda a mantê-lo de uma forma mais estruturada e, em última análise, maximiza sua produtividade e criatividade.
8. Evita ficar sozinho
É um fato que a vida de um empresário pode ser solitária em sua maioria. Trabalhar sozinho pode ter um impacto negativo no bem-estar mental. Manter as interações no ambiente de trabalho é muito importante. Bem, você pode estar trabalhando em seu próprio projeto de negócios, mas um espaço de co-working envolve você principalmente com pessoas muito perspicazes que têm seu próprio estilo de vida independente que às vezes corresponde ao seu. Além disso, isso o manterá organizado e produtivo.
9. Fornece suporte emocional
Você já se deparou com alguma dúvida sobre como ser proprietário de uma pequena empresa? Então você não está sozinho nisso. Assim, ficar por conta própria elimina a rede de segurança. O coworking ajuda a criar uma comunidade com a mesma opinião e, portanto, se cerca de outras pessoas para obter apoio emocional e eliminar as dúvidas sobre si mesmo.
10. Ambiente Criativo
Bem, é preciso muito tempo e energia para resolvermos principalmente todas as questões relacionadas aos nossos problemas. Mas, estando em um ambiente colaborativo, você pode facilmente entrar em contato com outros empresários para receber sugestões. Na maioria das vezes, você descobrirá que terá boas ideias, que são mais práticas de serem implementadas.
Sua cidade possui espaços de coworking? Que tal pesquisar algum que tenha a cara da sua nova empresa e começar agora mesmo a interagir com outros empreendedores? Não vão faltar experiências e parcerias para trocar.
Deixe sua opinião sobre os coworkings nos comentários!