Empreendedorismo, Gestão

Análise SWOT: o que é e como usá-la no seu negócio digital?

Você conhece a Análise SWOT? Então, leia este artigo e confira como essa ferramenta de gestão pode ajudar o seu negócio digital.

· 3 min leitura >

Você conhece a Análise SWOT? Ela é uma ferramenta muito útil na administração do seu negócio, em especial, das agências digitais. Já que ela ajuda a obter informações importantes para o desenvolvimento do planejamento estratégico.

Lembre-se de que não basta ser adepto da passion economy, ou seja, amar o que você faz. É necessário investir seu tempo no planejamento do seu negócio para que ele consiga crescer nesse mercado cada vez mais competitivo e cheio de ameaças.

Se você quer saber mais sobre a Análise SWOT e a sua aplicabilidade na gestão da sua empresa digital. Continue a leitura e confira todas as informações que separei especialmente para você. Vamos lá!

O que é Análise SWOT?

A Análise SWOT, também conhecida como Análise FOFA, é uma ferramenta de gestão que possibilita avaliar o ambiente interno e externo de uma empresa. Dessa forma, é possível tomar decisões que podem impactar no crescimento ou no fracasso organizacional.

Mas, afinal, o que é ambiente interno e externo? O ambiente interno é aquele que pode ser controlado pela empresa, ou seja, as pessoas, os maquinários, os equipamentos, os processos, entre outros.

Durante a análise deste ambiente são identificadas as forças e as fraquezas. As forças (Strengths) são as características da organização que representam uma vantagem em relação à concorrência, como possuir um e-commerce estruturado. 

Já as fraquezas (Weaknesses), são elementos que desfavorecem a empresa e, consequentemente, podem reduzir o seu desempenho, como a falta de capacitação da equipe. 

Por outro lado, o ambiente externo é aquele no qual a organização não tem controle, ou seja, as políticas governamentais, as crises econômicas, as guerras, as pandemias, as questões climáticas, entre outros.

Para analisar esse ambiente são avaliadas as oportunidades e as ameaças. As oportunidades (Opportunities) representam um fato que impulsiona um cenário favorável para a empresa. Por exemplo, na pandemia as pessoas ficaram mais em casa e, consequentemente, buscavam algo para fazer. 

Diante disso, os infoprodutores de cursos online aproveitaram essa oportunidade para ampliar as suas vendas. Já as ameaças (Threats), são os acontecimentos que criam um cenário desfavorável, como o aumento no preço do combustível que afeta o frete dos produtos comercializados por um e-commerce.

Portanto, a Análise SWOT avalia tanto as forças e as fraquezas, quanto às oportunidades e as ameaças. Dessa forma, você consegue criar estratégias que favoreçam a empresa diante do mercado.

Quais as vantagens?

Por meio da Análise SWOT, é possível obter muitas vantagens para a empresa. A primeira que vou mencionar é a identificação dos processos que precisam de melhoria, ou seja, você consegue analisar todos os processos internos e encontrar lacunas ou gargalos que podem estar prejudicando o rendimento dos colaboradores.

Outra vantagem é conseguir detectar as ameaças antes que elas impactem diretamente o funcionamento da empresa. Dessa forma, é possível criar um plano de ação para evitar ou controlar problemas para que a organização continue crescendo.

A identificação de oportunidades também é uma vantagem, já que você pode encontrar chances de aproveitar elementos do ambiente externo favoráveis que estavam ocultos. Ou seja, sem a ajuda da Análise SWOT você poderia não ter percebido. Além disso, fica mais fácil construir um planejamento estratégico com base em informações reais.

Ademais, essa ferramenta ajuda a identificar a posição estratégica do negócio digital diante do mercado e da concorrência. Assim como impulsiona a melhoria dos produtos ou serviços e o desenvolvimento de novas soluções.

E principalmente, a Análise SWOT favorece a tomada de decisão estratégica, pois fornece informações que ajudam no desenvolvimento dos planejamentos da organização. Isso impacta diretamente no seu sucesso.

Como usar a Análise SWOT no seu negócio digital?

Mas, afinal, como usar a Análise SWOT no seu negócio digital? Você pode utilizar essa ferramenta de gestão no seu planejamento estratégico. Já que ela ajuda a avaliar tanto o cenário interno quanto externo. 

Dessa forma, fica mais fácil identificar as forças que precisam ser potencializadas, as fraquezas que devem ser melhoradas, as oportunidades que merecem ser aproveitadas e as ameaças que devem ser transformadas em oportunidades.

É possível utilizar essa ferramenta tanto para analisar um departamento quanto a empresa como um todo. Dessa forma, você tem insumos para produzir os planejamentos. Inclusive, tem pessoas que aplicam a Análise SWOT para fazer o plano de carreira.

Para isso, você precisa desenhar uma matriz 2×2 no qual cada quadrante deve representar as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças. Em seguida, preencha cada quadrante com as informações pertinentes, ou seja, determine quais são as suas fraquezas, por exemplo.

Matriz Análise de SWOT.
Exemplo de uma matriz para Análise SWOT.

Diante disso, é possível visualizar cada elemento da Análise SWOT e fazer a correlação entre os fatores da matriz. Por exemplo, quais forças podem potencializar as oportunidades ou, ainda, quais fraquezas precisam ser otimizadas para evitar as ameaças e, assim por diante.

Feito isso, é necessário criar planos de ação para potencializar as forças, corrigir as fraquezas, eliminar ou reduzir as ameaças e aproveitar as oportunidades. Dessa forma, o seu negócio digital pode conquistar o crescimento esperado dentro de um determinado período.


Agora que você já conhece a Análise SWOT, bem como sabe como utilizá-la no seu negócio digital. Que tal me seguir lá no Instagram para receber conteúdos relacionados ao mundo do empreendedorismo digital? Então, não perca tempo!

One Reply to “Análise SWOT: o que é e como usá-la no seu negócio digital?”

Deixe seu comentário: