Como fazer collab no Instagram: passo a passo e dicas

  • Autor do post:
  • Última modificação do post:18 de março de 2024
  • Comentários do post:0 Comentário
  • Tempo de leitura:40 minutos de leitura

O Instagram tem evoluído constantemente como uma plataforma de compartilhamento visual e interação social. Dentre as inovações mais recentes, destaca-se a função de colaboração, conhecida popularmente como collab no Instagram.

Esta funcionalidade é uma ferramenta poderosa de marketing, networking e crescimento de alcance na plataforma. No entanto, ainda é pouco utilizada por empresas e perfis de produtores digitais que poderiam ter sucesso com essa estratégia.

Por isso, neste artigo, você vai aprender as etapas para realizar uma collab no Instagram, desde o que é e como ativar a opção até dicas cruciais para escolher colaborações de valor e as razões pelas quais você deve integrá-las na sua estratégia digital.

Acompanhe!

O que é collab no Instagram?

Collab refere-se a uma colaboração entre duas contas no Instagram, onde um único post ou Reels é compartilhado por ambas as partes, aparecendo simultaneamente em seus respectivos feeds.

Essa funcionalidade significa que ambos os usuários são co-autores do conteúdo, e este aparece nos perfis de ambos, alcançando assim os seguidores de cada um.

Deste modo, aumenta-se a visibilidade e a possibilidade de gerar maior engajamento com um público mais amplo.

Abaixo, confira uma collab que fiz com o perfil da HeroSpark. Observe que aparecem os dois perfis como responsáveis pela publicação, então isso faz com que mais pessoas conheçam o seu Instagram por meio da parceria:

As collabs no Instagram têm se popularizado entre influenciadores, marcas e criadores de conteúdo, pois são uma forma eficaz de alcançar novos públicos, compartilhar conhecimentos e recursos, além de construir relações profissionais fortes na plataforma.

Como fazer uma collab no Instagram?

Para fazer uma collab no Instagram, o processo é simples e direto.

Primeiro, crie uma publicação como faria normalmente, seja um post com foto ou um Reels.

Antes de publicar, busque pela opção de “Marcar pessoas”.

Depois, selecione “Convidar colaborador”. Você será capaz de procurar e selecionar a conta com a qual deseja colaborar.

Tenha em mente que a outra conta precisa aceitar o convite para que a collab seja efetivada. Uma vez aceita, o conteúdo aparecerá nos feeds de ambos os usuários, ampliando o alcance de maneira significativa.

Ao convidar um colaborador para o seu post ou Reels, é fundamental comunicar-se previamente com a outra parte.

Isso garante que ambos estejam alinhados quanto ao conteúdo e objetivo da colaboração, aumentando as chances de sucesso da collab.

Além disso, a transparência e o planejamento conjunto colaboram para a criação de conteúdo que reflita os valores e o estilo de ambas as contas, criando uma experiência coesa para os seguidores.

Como ativar a opção de collab no Instagram?

Para ativar a opção de collab no Instagram, é necessário primeiro garantir que você esteja utilizando a versão mais recente do aplicativo.

Caso não encontre a opção de convidar um colaborador ao criar um post, poderá ser necessário atualizar o app.

Além disso, o recurso de collab pode ainda não estar disponível em todas as regiões ou para todos os usuários, sendo assim uma questão de aguardar o lançamento global por parte do Instagram.

Vale ressaltar que a opção de collab somente aparece após a seleção e edição da foto ou vídeo que você deseja postar.

Depois de adicionar sua legenda e quaisquer outros detalhes relevantes (como localização ou hashtags), a opção para adicionar um colaborador estará acessível.

Lembre-se de que ambos os usuários precisam ter contas públicas para que a collab seja possível, pois contas privadas não possuem essa funcionalidade devido às suas restrições de privacidade.

4 dicas para escolher boas collabs

Relevância do público-alvo

Procure por parceiros que tenham um público-alvo semelhante ao seu. Isso garante que a colaboração alcance pessoas que já estão interessadas no tipo de conteúdo que você produz.

Por exemplo, se você é um criador de conteúdo de moda, pode ser vantajoso colaborar com marcas de roupas ou outros influenciadores do mesmo nicho.

Engajamento e autenticidade

Para fazer uma boa collab, também verifique o engajamento e a autenticidade do perfil do potencial parceiro.

Isso inclui avaliar a taxa de interação nas postagens, o número de seguidores reais (não comprados) e a qualidade do conteúdo.

Lembre-se de que parcerias com perfis que têm um engajamento genuíno tendem a ter resultados mais positivos.

Alinhamento de valores e estilo

Ter um bom alinhamento de valores e estilo ajudará a garantir uma colaboração coesa e autêntica, onde ambos os lados se beneficiam mutuamente.

Por exemplo, se você promove um estilo de vida saudável, colaborar com marcas de alimentos orgânicos ou influenciadores fitness pode ser uma escolha natural.

Objetivos claros e expectativas compartilhadas

Antes de iniciar a colaboração, defina objetivos claros e compartilhe suas expectativas com o parceiro.

Assim, discuta com o parceiro:

  • Metas de alcance;
  • Tipos de conteúdo a serem criados;
  • Cronogramas;
  • Detalhes sobre como será feita a promoção mútua.

Com isso, vocês vão conseguir alcançar objetivos em conjunto e, futuramente, poderão conectar-se novamente para outras collabs no Instagram ou até parcerias de comarketing, a depender da aceitação do público de ambos.

Por que fazer collab no Instagram?

Fazer collabs no Instagram pode acelerar o crescimento do seu perfil, introduzindo-o a novos seguidores e aumentando a sua visibilidade na plataforma.

As colaborações são também uma excelente maneira de agregar valor ao seu conteúdo, combinando diferentes perspectivas e habilidades. Além disso, as collabs facilitam a criação de uma rede de contatos profissionais mais vasta e podem gerar oportunidades de negócios inesperadas.

Em termos de estratégia de marketing, as collabs criam uma sensação de comunidade e partilha, o que é altamente valorizado pelo público online atual.

Realizar uma collab é uma ótima estratégia, ainda que exija uma abordagem cuidadosa e bem pensada. Portanto, saber como fazer collab no Instagram de forma prática é importante para quem deseja se destacar.

Falando em Instagram, estou sempre por lá compartilhando dicas e respondendo dúvidas. Me siga no Instagram pelo @eu.rafaelcarvalho e acompanhe tudo!

Rafael Carvalho

Rafael Carvalho é empreendedor digital há mais de 20 anos e desenvolveu dezenas de negócios na internet. É criador de diversos treinamentos online, com destaque para o método Lançamento Enxuto e a Mentoria Imparáveis, que são considerados os melhores treinamentos para quem deseja possuir um negócio lucrativo, honesto e saudável na internet.

Deixe seu comentário: