Cursos online, Empreendedorismo, Infoprodutos

Como vender cursos online: 5 estratégias [+BÔNUS]

Quer descobrir a melhor forma de como vender cursos online? É só conferir as 5 estratégias que eu separei aqui (e ainda com...

· 4 min leitura >
computador com curso online

Os negócios digitais e a economia da paixão estão cada vez mais populares entre os brasileiros. Com isso, surgiu a necessidade de entender como vender cursos online.

Afinal, este é um produto que depende exclusivamente da confiança do comprador no expert, pois ele só vai conhecer o curso após a compra, diferentemente de produtos físicos.

Quer entender como vender cursos online? Separei as 5 estratégias que mais utilizo e, ao final, deixei uma super dica de bônus para você. 

Boa leitura!

1. Conheça seu mercado

Essa primeira dica não é uma estratégia, mas será essencial para que você utilize com sabedoria todas as estratégias que entregarei neste conteúdo. Conhecer o mercado vai te ajudar a agir de acordo com a sua persona.

Dessa forma, você não falará sobre mercado financeiro para quem se interessa apenas em marketing, por exemplo. 

Pelo contrário, você entregará conteúdo exatamente sobre aquilo que está dentro dos interesses do mercado que deseja atingir.

Para isso, recomendo que defina a sua persona, converse com alguns clientes ou potenciais clientes e esteja sempre atento às mudanças do mercado. Assim, suas ações serão mais certeiras e os resultados terão maior impacto.

2. Entregue valor à audiência

Se você investir em um bom planejamento de marketing, poderá encontrar várias maneiras de alcançar alunos em potencial.

A maneira que eu uso para fazer isso — e que considero a mais eficaz — é investir no marketing de conteúdo

Ele é essencial para atingir seu objetivo de vender mais e irá ajudá-lo a obter mais clientes.

Para isso, é possível utilizar alguns canais, como:

  • Blog;
  • E-mail;
  • Landing pages;
  • Redes sociais. 

Assim, vale investir no máximo de plataformas que você conseguir gerenciar e alimentar com bom conteúdo. 

Mas tenha cuidado: não estou falando para investir em todas as redes sociais e de qualquer forma, mas apenas naquelas que você consegue entregar valor.

3. Proporcione uma boa experiência

Entender como vender cursos online não vai somente até o momento da venda em si. 

Você vai precisar oferecer uma boa experiência tanto durante a compra — escolhendo uma boa página de checkout, por exemplo —, quanto no conteúdo do curso.

Dessa forma, o seu cliente poderá recomendar seu curso online para outros amigos, ao mesmo tempo que irá se interessar em adquirir outros produtos que você venha a lançar, eventualmente.

Assim, investir na experiência do cliente não é mais um diferencial, passou a ser uma obrigação. 

Esse é um ponto que conta bastante para os consumidores e vai impactar bastante no seu negócio, seja positiva ou negativamente.

4. Utilize o funil de vendas

O funil de vendas é o desenho de todo o caminho que o cliente percorre desde o momento em que entra em uma empresa até a conclusão da compra — e, até mesmo, depois da compra.

O topo do funil é onde seu visitante vai se tornar um cliente em potencial, ou seja, é o estágio de conscientização, porque o visitante sequer sabia que tinha um problema específico. Ao entrar em contato com seu conteúdo, ele identifica um problema.

No meio de um funil, seu visitante já identificou que tem um problema e já interagiu com algum conteúdo que você produziu de alguma forma. Então, possivelmente, está bem mais engajado e propício a realizar a compra.

Por fim, no fundo do funil, ele já está buscando pelos melhores cursos online, aqueles que tem o melhor custo-benefício, entre outros fatores. Portanto, se você conseguiu demonstrar a sua autoridade no topo e meio de funil, ele não terá dúvidas e que você é a escolha certa.

Na HeroSpark você encontra funis de vendas pré-prontos, apenas para adaptar ao seu negócio. Assim, consegue comunicar-se com os leads e ter uma relação mais próxima e estratégica para ações, como vender cursos online.

5. Invista no pós venda

Lembre-se, quando o cliente conclui a compra no carrinho de compras, o processo de compra não termina. Existem outras etapas, como pós-venda.

Assim, você pode solicitar um feedback de seus clientes por e-mail, landing page, formulário, telegram ou qualquer outro método de sua escolha. 

Dessa forma, você estará expressando a sua preocupação sobre o cumprimento de todas as expectativas deles.

Em caso de um retorno negativos, sempre que possível, forneça o mesmo produto ou serviço que o consumidor adquiriu, mas com algumas modificações. Assim, você poderá satisfazer ainda mais o seu cliente.

Outra dica é fazer o acompanhamento de resultados das vendas e entender o seu crescimento ao longo dos meses. 

Para isso, o uso de indicadores financeiros vai ser bastante útil.

[Bônus] Como vender cursos online na prática: plataforma

Existem várias plataformas disponíveis no mercado, o que pode confundir no momento de escolher a ideal para hospedar e vender seu curso online. 

Por isso, listarei os principais pontos que devem ser observados para quem quer saber como vender cursos online.

Facilidade de uso e personalização

Certamente, no mercado, existem plataformas feitas para quem já tem alguma experiência em informática e softwares. Já outras, entregam várias facilidades para quem não conhece tanto de tecnologia.

Portanto, pesquise plataformas fáceis de usar. Assim, diminui o risco de erros e de entregar uma experiência ruim para seus alunos, além de possibilitar a personalização sem precisar contratar profissionais como programadores e designers.

Pagamento

O potencial cliente dá preferência a ambientes seguros e desburocratizados para realizar o pagamento.

Se, no momento de fechar a compra, ele desconfiar que algo está fora do lugar, não irá deixar ali os seus dados pessoais. Logo, desistirá da compra.

Alguns fatores que uma boa página de pagamentos deve ter são:

  • Layout limpo;
  • Design responsivo;
  • Poucos passos;
  • Formas de pagamento diversas, mas organizadas;
  • SEM taxas inesperadas no momento do pagamento.

Dica de plataforma: HeroSpark

A HeroSpark tem tudo o que você precisa para a hospedagem e venda do seu curso online. Veja algumas de suas funcionalidades:

  • Curso online aprovado na hora;
  • Criação de landing pages, páginas de captura e de vendas;
  • Checkout próprio;
  • Modelos pré-prontos;
  • Emissão de certificado;
  • Disparo de e-mails.

Assim, em uma única plataforma, é possível atrair e reter clientes até 3x mais rápido. 

E mais: você não precisa ser especialista em informática, pois a plataforma te entrega tudo para um lançamento de sucesso!

Saber como vender cursos online e ter parceiros durante o processo é essencial para o empreendedor digital ter sucesso. Portanto, conheça a sua realidade e coloque em prática as estratégias que fizerem mais sentido para você.

Contar com boas ferramentas e plataformas é o caminho ideal para que as estratégias funcionem. Experimente a plataforma gratuita da HeroSpark agora mesmo!

Deixe seu comentário: