Empreendedorismo, Gestão, Marketing

Buyer persona e brand persona: conheça a diferença

Você sabe qual é a diferença entre buyer persona e brand persona Então, leia este post e descubra qual é o papel de...

· 3 min leitura >
buyer persona e brand persona

Mas, afinal, o que são as famosas personas do marketing digital? Elas são divididas em buyer persona e brand persona. Cada uma delas tem as suas características e o seu papel dentro das estratégias das empresas.

Diante disso, é imprescindível que o empreendedor digital compreenda a diferença entre essas duas personas, bem como saiba coletar informações para construí-las. Lembre-se de que a definição da buyer e da brand persona do seu negócio pode impactar no sucesso do seu empreendimento.

Quer saber mais sobre este assunto? Então, continue a leitura e confira todas as informações que separei por aqui. Vamos lá!

O que é buyer persona?

Buyer persona é um personagem semi fictício que representa o seu cliente ideal, ou seja, ela contém as principais características dos potenciais consumidores dos seus produtos e serviços.

Diante disso, podemos dizer que a buyer persona serve de norte para a criação das estratégias de marketing digital e de vendas de uma empresa. Vale destacar que a descrição dessa persona é diferente da definição do público-alvo.

Já que o segundo é mais genérico e abrangente, pois leva em consideração apenas dados demográficos. Mas lembre-se de que ele é a base para começar a descrever a persona. 

Por exemplo, imagine que você é um infoprodutor de um curso online para redatores iniciantes. Então, seu público-alvo pode ser mulheres com idade entre 18 e 35 anos graduadas em Jornalismo.

A partir dessas informações, você pode iniciar a descrição da sua buyer persona. Mas para dar continuidade no processo é necessário aplicar questionários e fazer entrevistas com os atuais clientes. 

Ou, ainda, fazer pesquisas de mercado ou consultar relatórios de ferramentas, como o Google Analytics. Assim, você saberá as características, as dores, os desejos, os hábitos de consumo, as objeções de compra, entre outras informações. 

Diante disso, sua persona cria forma e se torna Malu, uma mulher de 35 anos graduada em Jornalismo que adora ler livros de romance. Ela é casada e tem um filho, mas a correria do dia a dia não deixa ela aproveitar a família. Então, Malu deseja contratar um curso de redator iniciante para ingressar no mercado freelancer para ter mais tempo livre.

Com essas informações, você consegue criar estratégias de marketing e de vendas mais eficientes, ou seja, que atraiam a atenção da sua persona e impulsionam ela dentro do funil de vendas da sua empresa até conseguir convertê-la em cliente.

O que é brand persona?

Já a brand persona, é a personificação dos valores e da personalidade da sua marca, ou seja, ela representa de uma forma mais humanizada a sua empresa para o mercado. Isso acontece por meio da comunicação entre a organização e os seus stakeholders.

Lembre-se de que toda empresa precisa saber como dialogar com o seu público. Então, a brand persona indica qual é o tom de voz da marca. Essa informação também é essencial para criar campanhas de marketing e de vendas.

Portanto, a missão da brand persona é mostrar para o mundo quem é a sua empresa, como ela quer ser vista, no que acredita e como pode contribuir para a sociedade. Por isso, definir essa persona é muito importante para o seu negócio digital.

Você, provavelmente, já deve ter visto a maneira como a Netflix se comunica com o seu público nas redes sociais. Ou, ainda, já deve ter conhecido a Lu do Magazine Luiza. Então, esses são exemplos de brand persona, ou seja, a personificação da marca dessas empresas.

Para construir a sua persona você precisa entender como a sua marca foi estruturada, bem como definir qual é a missão, a visão e os valores da sua empresa. Em seguida, deve-se fazer uma pesquisa para identificar a percepção do mercado em relação a sua marca.

Com essas informações, é possível definir a essência da sua empresa e o seu tom de voz. Além disso, você pode escolher um personagem para representá-la, como acontece no exemplo do Magazine Luiza, das Casas Bahia, entre outros.

Qual é a importância da buyer persona e da brand persona para o seu negócio digital?

Mas, afinal, por que é importante definir a buyer persona e a brand persona do seu negócio digital? Se você iniciar o seu empreendimento sem a descrição das suas personas, as suas estratégias de marketing e de vendas não serão eficientes. Já que você estará criando ações baseadas em subjetividade.

Quando você tem as suas personas criadas e bem estruturadas, fica mais fácil orientar as suas equipes de trabalho para que elas sempre visualizem quem é o seu cliente ideal e tenham em mente como a marca deve se expressar diante dele e do mercado.

Dessa forma, é possível criar comunicações mais personalizadas e humanizadas. Assim, a probabilidade de manter um relacionamento saudável e duradouro com a sua audiência e, consequentemente, com o seu cliente é maior.

Agora que você já sabe o que é buyer persona e brand persona, que tal compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais para que outras pessoas tenham acesso a ele? Então, não perca tempo! Ajude outros empreendedores digitais iniciantes a entender a importância dessas personas para o seu negócio.

One Reply to “Buyer persona e brand persona: conheça a diferença”

Deixe seu comentário: