Marketing, Vendas

Conheça melhor o seu cliente usando Design Thinking

No atual cenário competitivo focalizar seus negócios no cliente é um processo para melhorar sua marca e torná-la forte. Descubra agora como inserir...

· 3 min leitura >
Conheça melhor o seu cliente usando Design Thinking

O Brasil é um país com forte caráter empreendedor. Atualmente uma grande parcela da população brasileira desenvolve algum tipo de atividade empreendedora. E aqueles que ainda não estão no barco do empreendedorismo, sonham em ter o próprio negócio. Muitos jovens recém-saídos das universidades estão apostando nas startups como um caminho profissional independente.

Na hora de implantar e colocar seu negócio em pleno funcionamento, algumas ferramentas são utilizadas para contribuir para melhoria do seu negócio. Seja uma ferramenta para melhorar a comunicação, o marketing, o relacionamento com o cliente e assim por diante. As estratégias podem e devem ser utilizadas para alcançar maiores níveis de desenvolvimento.

Uma ferramenta que tem contribuído e ajudado muitos empreendedores é o design Thinking. Antes de falarmos sobre os benefícios e como implantar essa metodologia você precisa entender do que se trata e sobre isso que falarei agora.

Podemos dizer que o Design thinking é uma forma inovadora e criativa de desenvolver o seu negócio. Esse mecanismo centra-se no ser humano e buscar apresentar soluções e resolver problemas por diferentes e inovadoras perspectivas.

O Design Think é muito mais que uma metodologia, trata-se de uma abordagem com fim de acelerar o processo de inovação, fazendo com que o processo seja colaborativo e empático, com maior participação de toda equipe.

Como tirar uma ideia do papel com Design Thinking?

Independente do seu destino no mundo empreendedor, considere que o mercado cada vez mais competitivo traz mudanças rápidas e repentinas. É mais difícil inovar, visto que todos estão nessa mesma busca. Como estamos falando de inovação, devemos abandonar antigos modelos de negócio e buscar novas formas de como empreender e conhecer o cliente, bem como identificar e satisfazer as suas necessidades.

Por exemplo, pense em como as comunicações eram realizadas anteriormente. Hoje, com plataformas como WhatsApp, Instagram e Facebook é possível ter um estilo de comunicação mais próximas com o cliente, mais intimista e que permita conhecer mais afundo o perfil do consumidor.

Esse é um exemplo de como as transformações digitais se inserem e alteram os processos e etapas de um negócio.

O Design Thinking é um caminho para chegar a novas soluções. Diferente de outras metodologias, o foco muda do problema para o indivíduo.

O termo criado por Tim Brown, CEO da Ideo, aborda a forma de pensar do design nas estratégias para resolver problemas. O método humaniza os propósitos dos negócios e coloca o indivíduo no centro das atenções.

Para quem está pensando em como empreender e para os que desejam modernizar ou migrar seu negócio para o ambiente online, o Design Thinking é um caminho para inovar, criar soluções, produtos e serviços que realmente satisfaçam o consumidor final.

Uma das ferramentas utilizadas são arquétipos denominados Personas, que são personagens fictícios elaborados com as principais características de um grupo de clientes (público-alvo ou target). A criação desses perfis ajuda a definir um caminho para atingir seu público.

Público–Alvo

Por exemplo, empresários de 35 a 45 anos, ligados ao setor financeiro e de economia, que ocupam altos cargos, pertencem às classes A e B, são casados ou solteiros, residentes da cidade de São Paulo.

Quanto mais informações obtiver mais alinhado estará seu público alvo com a realidade do seu negócio.

Criação de Persona

Exemplo: Paulo Roberto, 40 anos, casado, diretor de um banco de investimentos localizado em São Paulo, possui uma rotina atribulada com muitas reuniões ao longo do dia. Passa maior parte do seu tempo no trabalho e muitas noites ainda tem jantar de negócios.

Acorda muito cedo para praticar atividades físicas e para chegar ao trabalho antes de horário para se atualizar das notícias do mundo e da economia. Viaja muito a trabalho, mas reserva duas datas no ano para viajar só com a família.

Persona

Inserindo a persona dentro de um contexto, cenário e situação, é possível colher insights de como se comunicar com esse cliente, como chegar até ele, qual melhor meio, qual melhor horário, qual linguagem, o que ele procura e principalmente, o que o satisfaz?

Para obter essas informações é preciso observar de perto, colocar-se no lugar do cliente para entender melhor o que ele está buscando. Pesquisas quantitativas e “achismo” não nos permitem compreender o que este público realmente deseja.

De fato, focalizar no cliente é um processo importante para o sucesso do negócio. Existem diversas razões para isso, ademais, explicitaremos apenas duas.

Fidelização do cliente

Os consumidores gastarão mais dinheiro com marcas que proporcionam uma experiência acima das expectativas do cliente. As organizações que oferecem uma melhor experiência ao cliente têm mais clientes que afirmam estar dispostos a comprar deles novamente. 

Esse é um aspecto importante. Existem milhares de modelos de negócios semelhantes, entretanto, alguns pontos são decisivos para fazer o cliente preferir adquirir a sua marca em vez de outra.

Melhorar a retenção do cliente

A disposição de comprar mais de organizações que oferecem uma experiência melhor também tem uma correlação direta com a retenção de clientes. Se os clientes gostarem da experiência, será menos provável que mudem para a concorrência. No entanto, se a experiência for ruim, grande parte dos consumidores provavelmente comprarão de seus concorrentes.

Além disso, tais clientes irão construir e propagar uma imagem negativa da sua marca, o que afetará seu negócio. Clientes insatisfeitos tendem a expor essa informação e repassar publicamente ou a pessoas que eles conhecem, então em pouco tempo a insatisfação se torna bastante conhecida e isso fará com que potenciais clientes desistam de consumir da sua marca.

Por outro lado, com uma pontuação de experiência do cliente mais alta, mais clientes estão dispostos a recomendar sua empresa a um amigo ou colega. As pessoas estão mais dispostas a comprar de organizações que recebem avaliações positivas. As empresas certamente verão vendas incrementais ocasionadas por clientes falando sobre experiências positivas.


Se quiser saber mais sobre Design Thinking, o espaço de comentários está aberto! É só compartilhar sua dúvida.

Como fazer follow up do jeito certo

Como fazer follow up do jeito certo

Rafael Carvalho em Vendas
  ·   4 min leitura

Deixe seu comentário: