Como imprimir o cartão CNPJ? Aprenda com este passo a passo fácil

  • Autor do post:
  • Última modificação do post:13 de outubro de 2023
  • Comentários do post:0 Comentário
  • Tempo de leitura:13 minutos de leitura

Aprender a imprimir o cartão CNPJ pode ser um processo confuso para muitas pessoas, especialmente para aquelas que estão começando a empreender e não têm familiaridade com os procedimentos burocráticos envolvidos.

No entanto, imprimir o cartão CNPJ é uma etapa importante para formalizar e legalizar um negócio, além de ser necessário para diversas transações comerciais.

Neste artigo, vou compartilhar com você um passo a passo fácil para imprimir o seu cartão CNPJ. Vou abordar as principais informações sobre o assunto, fornecendo orientações claras e úteis para ajudar você a realizar esse processo de forma prática e eficiente.

O que é o cartão CNPJ?

O cartão CNPJ é o documento que identifica uma pessoa jurídica, ou seja, uma empresa. Ele é emitido pela Receita Federal e contém algumas informações cadastrais importantes, como:

  • Nome da empresa (razão social);
  • Número do CNPJ;
  • Atividade econômica;
  • Situação cadastral;
  • Entre outras informações complementares.

Ter o cartão CNPJ é essencial para qualquer empreendedor que deseja formalizar o seu negócio e operar dentro das leis e regulamentações estabelecidas.

Além disso, o cartão CNPJ é solicitado em diversas situações, como na abertura de conta bancária empresarial, na emissão de notas fiscais, na participação em processos licitatórios, entre outros.

Por que é importante imprimir o cartão CNPJ?

Imprimir o cartão CNPJ é importante tanto para a empresa quanto para os seus sócios. Pois, ter uma cópia física desse documento facilita a identificação da empresa e evita problemas burocráticos e atrasos em situações que exigem a apresentação do CNPJ.

Além disso, o cartão CNPJ é frequentemente solicitado por instituições financeiras, fornecedores e órgãos governamentais.

Portanto, ter o documento impresso e disponível para apresentação pode agilizar as transações comerciais e evitar qualquer transtorno ou dificuldade.

Onde imprimir o cartão CNPJ?

O cartão CNPJ sempre deve ser impresso no site oficial do Governo Federal que você pode acessar por aqui: Gov.br

Passo a passo para imprimir o cartão CNPJ

Agora que você entende a importância de imprimir o cartão CNPJ, vamos ao passo a passo para realizar esse processo de forma fácil e rápida:

1. Acesse o site o portal do Gov.br

Para imprimir o cartão CNPJ, você precisa acessar a plataforma do governo federal (Gov.br). 

Assim, garanta estar no site oficial para evitar fraudes ou realizar o download de versões desatualizadas do documento.

imprimir cartão CNPJ passo 1

2. Acesse os serviços para pessoas jurídicas

Após acessar o portal Gov.br, clique na opção “Serviços e informações do Brasil” para ter acesso aos serviços disponíveis.

imprimir cartão CNPJ passo 2

Ao acessar o menu de serviços, clique na opção “Empresas e Negócios” para ter acessos aos serviços destinados às pessoas jurídicas.

3. Acesse o serviço de Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral

Dentro do portal Gov.br, localize a opção “Empresas e Negócios” mais uma vez. Clique para expandir e exibir as opções de serviços.

Ao abrir as opções, clique em “Redesim” e “Consultas Pessoa Jurídica”. Nas opções exibidas, clique no botão “Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral”. Essa opção possibilita a impressão do cartão CNPJ. 

Assim, clique nessa opção para acessar o serviço.

imprimir cartão CNPJ passo 3

4. Realize a busca da empresa

No serviço de impressão do Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral, você terá que buscar a empresa pelo número do CNPJ.

Dessa forma, insira as informações solicitadas e clique em “Consultar”.

imprimir cartão CNPJ passo 4

5. Visualize e imprima o cartão CNPJ

Após realizar a busca da empresa, você terá acesso ao comprovante de inscrição e situação cadastral. Verifique todas as informações para garantir que estão corretas e atualizadas. 

Em seguida, clique na opção “Imprimir” para gerar uma cópia física do cartão CNPJ.

Quais os documentos necessários para imprimir o cartão CNPJ?

Para imprimir o cartão CNPJ, você não precisa apresentar nenhum documento físico. Todo o processo é realizado online, através do portal Gov.br.

No entanto, é importante ter em mãos o número do CNPJ da empresa, pois ele vai ser necessário para realizar a consulta e impressão do cartão.

Como imprimir cartão CNPJ para microempreendedor individual?

Uma outra possibilidade, que pode se aplicar ao seu caso, é a impressão do cartão CNPJ para microempreendedor individual (MEI). Vamos ao passo a passo para realizar esse processo de forma fácil e rápida:

1. Acesse o portal Gov.br

Para imprimir o cartão CNPJ do microempreendedor individual, também conhecido como CCMEI, você precisa acessar o portal Gov.br. 

imprimir cartão CNPJ passo 1

2. Acesse os serviços para pessoas jurídicas

Após acessar o portal Gov.br, clique na opção “Serviços e informações do Brasil” para ter acesso aos serviços disponíveis.

imprimir cartão CNPJ passo 2

Ao acessar o menu de serviços, clique na opção “Empresas e Negócios” para ter acessos aos serviços destinados às pessoas jurídicas.

3. Acesse o serviço de impressão de comprovante CCMEI

Na nova página, busque pela opção “Empreendedor”, essa opção vai direcionar para a página de serviços ao microempreendedor individual.

Nessa página, busque pela opção “Emissão de Comprovante CCMEI”. Essa opção possibilita a impressão do cartão CNPJ, clique nessa opção para acessar o serviço.

imprimir cartão CNPJ MEI 1

Ao clicar e ser redirecionado para a página do serviço de certificado da condição do microempreendedor individual (CCMEI), busque e clique no botão “Emissão de Comprovante (CCMEI)”.

imprimir cartão CNPJ MEI 2

3. Faça o login no Gov.br

Após acessar o portal Gov.br e encontrar a opção de emissão do comprovante CCMEI, é necessário realizar o login com seu usuário pessoal. Caso não possua, é possível realizar o cadastro na mesma página.

4. Realize a busca da empresa

Já tendo acessado com seu usuário, basta realizar a busca da empresa pelo número do CNPJ. Insira as informações solicitadas e clique em “Consultar”.

imprimir cartao CNPJ MEI 2

5. Visualize e imprima o cartão CNPJ

Após realizar a busca da empresa pelo CNPJ, você terá acesso ao comprovante CCMEI. Verifique todas as informações para garantir que estão corretas e atualizadas. Em seguida, clique na opção “Imprimir” para gerar uma cópia física do cartão CNPJ.

Dicas extras

Aqui estão algumas dicas extras para facilitar o processo de impressão do cartão CNPJ:

  • Consulte com alguma regularidade o seu cartão CNPJ no portal Gov.br, para garantir que as informações estejam sempre atualizadas;
  • Caso encontre algum erro ou informação desatualizada no cartão CNPJ, entre em contato com a Receita Federal para realizar a correção;
  • Imprima mais de uma cópia do cartão CNPJ e mantenha em locais estratégicos, como na sede da empresa e na sua carteira, por exemplo.

Imprimir o cartão CNPJ é um passo importante para formalizar e legalizar um negócio. Com o passo a passo que compartilhei neste artigo, você poderá realizar esse processo de forma fácil e rápida, sem complicações.

É importante lembrar de sempre manter o cartão CNPJ impresso em um local seguro e de fácil acesso, para facilitar qualquer necessidade de apresentação do documento.

Se você deseja aprender mais sobre empreendedorismo e ter uma orientação personalizada para o seu negócio, confira a Mentoria Imparáveis.

Rafael Carvalho

Rafael Carvalho é empreendedor digital há mais de 20 anos e desenvolveu dezenas de negócios na internet. É criador de diversos treinamentos online, com destaque para o método Lançamento Enxuto e a Mentoria Imparáveis, que são considerados os melhores treinamentos para quem deseja possuir um negócio lucrativo, honesto e saudável na internet.

Deixe seu comentário: