Infoprodutos, Marketing Digital

[GUIA] Landing page para iniciantes: páginas que convertem

Veja nesse post um MEGA GUIA para você criar a sua landing page sem perrengues. Entendendo tudo o que você deve — e...

Escrito por Rafael Carvalho · 4 min leitura >
Guia Landing Page

Hoje eu vou falar com você sobre landing page, também é conhecida como LP. Em linhas gerais, essa página é essencial para uma estratégia de marketing. 

Basicamente, a LP é uma página otimizada para conversão, e tem apenas uma ação possível: gerar leads ou vendas. 

Se você oferece um produto digital ou físico, ela é uma espécie de ponto de partida para se conectar com o seu futuro cliente.

Apesar de o conceito ser simples, é normal ter dúvidas sobre o assunto . Afinal, há uma série de detalhes que você deve prestar atenção quando for construir uma, como copy, design, SEO… 

Mas não se assuste! Depois deste artigo, você vai entender tudo sobre o assunto. Bora lá?

O que é landing page?

Para começarmos a conversa, vou explicar um pouco mais sobre o que é a landing page. 

Em tradução livre, o termo significa algo como “página de aterrizagem”. De modo geral, essa página contém muito menos elementos e links do que a homepage de um site normal. 

Isso é feito para conseguir levar um visitante para uma LP, em que seu único objetivo com ela deve ser conseguir a conversão para cliente.

Por que produtos ou serviços precisam de landing pages?

Alguns dizem que a landing page é como uma espécie de vitrine. Mas eu vejo como algo que vai além.

Para começo de conversa, é nela que o seu potencial cliente pode saber mais sobre o que você oferece. Ou seja, é nesse espaço que você deve “se vender”, apresentando os principais argumentos para convencer a pessoa de que ela precisa do que você oferece. 

Mas, se você trabalhar de forma estratégica, há outros benefícios que vão muito além da vitrine. Só para você ter uma ideia, através de uma simples landing page você pode:

  • Ter mais conhecimento sobre o perfil do seu cliente e construir personas mais ricas;
  • Gerar mais eficiência para conversão do que as páginas comuns;
  • Fazer testes A/B, como mudar cores e avaliar qual traz melhores resultados;
  • Extrair dados precisos e confiáveis para avaliações da campanha.

Não é para ser bonito, é para vender

É evidente que as landing pages são fundamentais para uma estratégia de marketing. Afinal, é através delas que podemos converter as pessoas em leads ou, até mesmo, em clientes.

Se a LP estiver mal projetada ou mal escrita, é provável que as pessoas não sintam confiança para comprar o seu produto ou serviço. Por isso, a página tem que estar organizada e o texto compreensível.

Mas é importante lembrar que o foco da LP não é ser uma obra de arte digital. O que você realmente quer é converter: não adianta o visitante entrar na sua página, se impressionar com a beleza do design, e sair sem comprar ou assinar.

Por isso, vou falar um pouco mais sobre o que uma landing page que converte deve ter.

Onde criar uma landing page do zero?

Hoje em dia, é possível criar uma landing page sem ter que contratar terceiros ou gastar muito dinheiro para converter os clientes. Existem muitas ferramentas por aí, que qualquer pessoa pode usar para criar e aprimorar a sua LP.

Eu te dou algumas opções para criar sua própria landing page do zero. E recomendo dar uma olhada nas condições de uso, já que algumas são pagas.

1. HeroSpark

Vou começar com minha favorita: HeroSpark. Afinal, participei da construção e evolução dessa ferramenta desde que ela era um bebê. 

Quer fazer seu negócio ou curso decolar? Essa é a aposta perfeita: foram anos de experiência e dedicação na construção da plataforma mais intuitiva e poderosa possível. 

Com ela, você segue estruturas pré-definidas, com sugestões de texto para te dar uma ideia. Como são editáveis, você fica livre para escrever o que quiser. 

São layouts prontos para converter, feitos por designers e profissionais do marketing com anos de experiência. É só adicionar o seu conteúdo e pronto!

Quando eu digo que a HeroSpark é poderosa, é porque juntamos tudo o que uma LP precisa para converter de verdade! 

Aqui estão alguns dos seus “poderes”:

  • Criação de landing page personalizada;
  • Estatísticas de visitantes;
  • Design responsivo;
  • Criação de formulários;
  • Ferramentas de SEO;
  • Opções de pagamento.

Ufa! Quanta coisa, hein?

Nosso objetivo sempre foi ajudar os pequenos empreendedores. 

Sabemos que é difícil começar um negócio quando há custos elevados na fase em que ainda não estamos lucrando. Por isso, fizemos o nosso melhor para tornar a nossa plataforma acessível para você.

E conseguimos: com a HeroSpark, você cria sua landing page de graça!

Não é querendo me gabar, mas fizemos um show de ferramenta. Corre aqui e confere!

2. Instapage

O Instapage é um construtor intuitivo de landing pages, que permite criar páginas rapidamente usando mais de 200 templates profissionais.

No entanto, usar o Instapage também tem algumas desvantagens. 

O Instapage é uma plataforma estrangeira, o que significa que você vai ter que saber inglês para navegar nos menus, e pode não obter suporte em português. Além disso, ela é paga, e, devido às taxas de câmbio, a ferramenta pode ser cara para usuários brasileiros.

3. Unbounce

Outra opção é o Unbounce, que disponibiliza diversos templates para customizar à vontade. A funcionalidade de arrastar e soltar torna ainda mais fácil mover imagens, caixas de texto e formulários de uma maneira prática.

Também é possível realizar testes A/B para verificar qual landing page está obtendo melhores resultados. Assim eu posso decidir se vale a pena mantê-la ou não.

Tem as mesmas desvantagens do anterior, por ser uma plataforma estrangeira.

Quais são os elementos essenciais para uma landing page de sucesso?

Olha aqui um check-list para você não deixar passar nada batido na sua landing page:

  • Um título chamativo, que é a chamada “headline”;
  • Uma mensagem de valor que explique a razão do usuário tomar a ação;
  • Imagens e vídeos que ajudem a contar a história;
  • Formulário para coletar informações, como nome e endereço de e-mail;
  • Uma chamada clara para a ação (CTA) que informe o que deve ser feito (botão com quatro palavrinhas, no máximo).

O negócio é focar na objetividade da sua venda. Sem florear demais, sem enrolar. Fala o que você precisa e vende o teu produto.

Transforme seu conhecimento em um negócio online super lucrativo

A HeroSpark é feita para você começar de forma simples e faturar mais rápido no mercado digital. Juntos, faremos seu projeto online decolar!

Além da plataforma para criar sua própria landing page, você também pode contar com uma imensa variedade de vídeos e aulas em nosso site. Quer um exemplo? Assista esse vídeo:

Você viu, né? Tem muita plataforma boa por aí para você fazer sua LP e sair lucrando. Não pode é ficar parado.

Mas já que estamos falando de ferramenta boa, dê uma chance para a nossa.

A HeroSpark é uma plataforma completa e gratuita com inúmeras facilidades para o produtor digital. Crie uma conta, de graça, agora mesmo!

Escrito por Rafael Carvalho
Rafael Carvalho atua no mercado de marketing digital, educação online e infoprodutos desde 2011. Autor best-seller do livro Paixão S.A., ele também foi vencedor do prêmio Empreendedor de Sucesso, da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. → Siga-me no Instagram @eu.rafaelcarvalho. Profile

Deixe seu comentário:

plugins premium WordPress