Marketing Digital

Rascunho Instagram: onde encontrar e como funciona [2024] 

Veja o que é e como funciona o rascunho do Instagram! Aqui eu te mostro como aproveitar essa facilidade e ter mais...

Escrito por Rafael Carvalho · 4 min leitura >
rascunho instagram

O Instagram, uma das maiores redes sociais do mundo, apresenta frequentes atualizações para oferecer aos usuários a melhor experiência possível. Entre essas funcionalidades, o rascunho do Instagram surgiu mais recentemente.

Os rascunhos do Instagram oferecem a flexibilidade de formular e aperfeiçoar o conteúdo antes de sua publicação final, permitindo que os usuários dediquem o tempo necessário para alinhar cada post às suas estratégias de marca pessoal ou corporativa.

Neste artigo, eu vou te explicar tudo sobre os rascunhos no Instagram, como criá-los, onde os encontrar e editar. 

Vem comigo!

O que são rascunhos no Instagram?

Sabe quando você teve uma super ideia de post, mas ainda não fechou? Ou quando ele já está quaaaaase completo, mas aí apareceu aquela tarefa mais urgente? É aqui que você usa o rascunho do Instagram.

O rascunho no Instagram é uma funcionalidade que permite aos usuários preparar e salvar posts que ainda não estão prontos para serem publicados imediatamente.

Isso é útil para criadores de conteúdo que desejam trabalhar em suas postagens com antecedência ou apenas salvar uma ideia para retomar mais tarde.

Essa ferramenta permite uma flexibilidade criativa, já que você consegue:

  • Iniciar um post;
  • Fazer ajustes;
  • Adicionar filtros, legendas e hashtag;
  • Guardá-lo como rascunho para finalizações futuras ou para esperar o momento certo de publicação.

Vale ressaltar que o Instagram não vai salvar automaticamente um rascunho – nem se ilude com isso. 

É por isso que você precisa sinalizar que deseja salvar a publicação para que a ação aconteça com sucesso. Por isso, a seguir, eu te apresento 3 dicas.

Elaborar estratégias eficientes

Esse recurso pode ser uma grande força para o seu crescimento se usado estrategicamente, já que com ele é possível refinar sua mensagem, otimizar seu tempo e, com isso, maximizar o impacto de cada publicação.

Isso porque a gente sabe que elaborar estratégias eficientes de conteúdo demanda pensamento antecipado e planejamento. E os rascunhos do Instagram servem como uma forma de organizar suas ideias e alinhar sua mensagem antes de compartilhá-las publicamente.

Com um bom calendário editorial, você pode começar a criar rascunhos para momentos específicos, como feriados, eventos ou lançamentos de produtos.

Testar diferentes formatos

Aproveite também para testar diferentes formatos e criativos. 

Aqui, você pose usar os rascunhos para ver como a imagem, vídeo, legenda e hashtags trabalham juntos antes de finalizar o post. Isso melhora a qualidade do seu conteúdo e evita erros que podem afetar a transmissão da sua mensagem.

Afinal, a gente até pode corrigir uma legenda, mas se o erro estava na imagem… já era. Ou apaga e posta novamente, ou convive com isso.

Melhorar conteúdos

Também observe os tipos de conteúdo que estão gerando engajamento na sua área de atuação e utilize essa informação para moldar seus próprios rascunhos. 

A capacidade de editar e revisitar seus rascunhos te dá a liberdade de adaptar e afinar suas postagens a todo o tempo.

Como criar um rascunho no Instagram?

Criar um rascunho no Instagram é simples, apesar de parecer um pouco confuso. No entanto, siga estes simples passos corretamente e vai funcionar:

  1. Abra o aplicativo Instagram no seu dispositivo;
  2. Toque no ícone ‘+’ no centro do menu inferior para criar um novo post;
  3. Escolha uma foto ou vídeo da sua galeria, ou ainda tire uma nova foto/vídeo;
  4. Edite a imagem ou o vídeo conforme desejado com os recursos oferecidos pelo aplicativo, como filtros, ajustes e recorte;
  5. Depois de selecionar “Avançar”, adicione uma legenda, marcações, localização ou qualquer outra informação ao seu post. É importante esse passo para que o Instagram entenda que você poderá salvar como rascunho;
  6. Antes de publicar, volte para a tela de edição e toque no ícone de seta para voltar no canto superior esquerdo da tela;
  7. Uma mensagem irá aparecer perguntando se você deseja salvar o post como rascunho. Escolha “Salvar como rascunho”.

Olha um exemplo de como fica:

Imagem Rascunho Instagram

É importante entender que esse passo a passo da criação de rascunhos pode mudar com atualizações do aplicativo. Portanto, se houver dúvidas sobre o processo, sempre consulte a seção de ajuda ou atualizações recentes do Instagram.

Onde encontrar os rascunhos do Instagram?

Localizar seus rascunhos salvos é bastante simples, mas pode mudar de acordo com o sistema operacional do seu dispositivo móvel:

  • No Android, acesse a seção para criar um novo post (ícone ‘+’). Ao lado da opção de álbuns, haverá uma seção intitulada “Rascunhos”;
  • Toque nesta seção para ver todos os rascunhos que você salvou anteriormente. Após isso, selecione qualquer rascunho para retomar a edição ou para postar;
  • Já no caso do iOS, clique no ícone de câmera após entrar na tela inicial do Instagram. Depois, na sua biblioteca de fotos, abrirá a guia “Rascunhos” no canto inferior direito.

Assim, você verá todos os seus rascunhos e poderá escolher qual deseja abrir.

Como editar os rascunhos?

Primeiro, localize o seu rascunho com base no passo a passo anterior. Depois, na seção de Rascunhos, selecione o post que deseja editar.

Uma vez aberto, você poderá fazer todas as alterações que desejar, exatamente como faria em uma nova postagem.

Após realizar as edições, você pode optar por salvar novamente como rascunho, publicar o post ou, ainda, excluir o rascunho. Mas tome cuidado, pois a ação de excluir não é reversível.

Qual é o prazo para os rascunhos expirarem?

Quanto à validade dos rascunhos, não existe um prazo fixo de expiração anunciado pelo Instagram. Porém, é importante estar ciente de algumas questões:

  • Eles podem ser excluídos se o aplicativo for desinstalado;
  • Seus rascunhos podem desaparecer ou serem corrompidos caso haja algum problema com a atualização ou funcionamento do aplicativo.

Então, é uma boa revisar e organizar seus rascunhos periodicamente para garantir que conteúdos importantes não sejam perdidos.

Posso compartilhar meus rascunhos com outras contas e pessoas?

Não, eles são privados e não podem ser compartilhados diretamente com outras pessoas, nem mesmo por outra conta que pertença a você.

Os rascunhos no Instagram são destinados apenas ao seu próprio uso e só podem ser acessados pela conta que o criou.

Se desejar compartilhar um conteúdo com outras pessoas, é necessário publicar a postagem no feed ou nos Stories e, em seguida, marcá-las conforme necessário.

De todo modo, o rascunho no Instagram permite que um criador de conteúdo se organize melhor, planeje posts e execute sua estratégia de mídia social com mais eficiência.

Se você gostou desse artigo, não deixe de me seguir no Instagram. Por lá, estou sempre abrindo caixinha de perguntas para tirar suas dúvidas sobre empreendedorismo e marketing digital.

E se você ainda não se inscreveu, a Mentoria Imparáveis está ativa, repleta de empreendedores incansáveis e cheia de dicas para você acompanhar, aplicar e fazer o seu negócio decolar.

Olha o depoimento de quem participa:

Bora ser imparável? Acesse aqui!

Escrito por Rafael Carvalho
Rafael Carvalho atua no mercado de marketing digital, educação online e infoprodutos desde 2011. Autor best-seller do livro Paixão S.A., ele também foi vencedor do prêmio Empreendedor de Sucesso, da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. → Siga-me no Instagram @eu.rafaelcarvalho. Profile

Deixe seu comentário:

plugins premium WordPress