TV digital e os impactos na medição da audiência

A transmissão do sinal de TV é feita por broadcast , isso significa que a mesma informação é enviada para muitos receptores ao mesmo tempo. Além disso, na arquitetura do sistema da TV analógica a comunicação é sempre unidirecional (emissora – receptores) .

Antena

Mensurar audiência em um sistema com essa arquitetura fica realmente difícil. Como saber o que cada telespectador está assistindo se não existe a via de comunicação receptor – emissora? A estratégia utilizada para abordar um problema deste gênero geralmente é a inserção de um agente externo para intermediar a comunicação e coletar dados.

Na TV analógica isso é realizado, principalmente pelo Ibope – empresa que domina as pesquisas na área, com a utilização de um equipamento instalado na residência do telespectador. Porém não é difícil imaginarmos que num país populoso como o Brasil poucos telespectadores tenham contato com tal equipamento.

E você, possui ou conhece alguém que possua o aparelho do Ibope para medir a audiência dos canais de TV aberta? Sabe como a medição de audiência na TV aberta é realizada?

Apesar dos termos “pontos de audiência” ou “pontos do Ibope” serem recorrentes em vários programas da TV aberta, provavelmente sua resposta foi não para pelo menos uma das perguntas acima. Isso porque boa parte da população desconhece o funcionamento do PeopleMeter, o aparelho utilizado pelo Ibope para medir a audiência.

Nesta reportagem da Folha.com (assistam ao vídeo) a Sra. Dora Câmara, diretora comercial do Ibope, explica o funcionamento do sistema e apresenta alguns dados sobre a quantidade de aparelhos utilizados para a medição da audiência na TV aberta.

É interessante observar que apesar da TV aberta está presente em 98% dos lares brasileiros [1] e ter recebido mais de 13 bilhões de reais de investimento em publicidade no ano passado [2], com 4,25% de crescimento, o que define o destino e a estratégia para a aplicação de todo este montante é este aparelho; que segundo o vídeo somam 3.765 unidades distribuídas em todo o território nacional. Num cálculo direto – e de certa forma ingênuo – poderíamos dizer que os dispositivos representam 0,002% dos potenciais telespectadores. É claro que os dispositivos são distribuídos numa amostra de público estatisticamente representativo da população, porém isso é muito pouco.

Estratégias de segmentação de publicidade como vemos na web são simplesmente impossíveis de serem implementadas. Como segmentar se não é possível mensurar e conhecer melhor o telespectador?

Gráfico

Com a chegada da TV digital novas soluções para a medição da audiência são possíveis. A arquitetura do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) prevê a comunicação receptor – emissora através do canal de interatividade; isso significa que um aplicativo interativo pode enviar e receber dados pela internet. Cada emissora pode ter seu próprio sistema para medir a audiência dos seus programas. Ou, como na web com o Google Analitycs, pode utilizar um serviço que centralize tais informações e ofereça análises muito mais precisas.

Agora podemos não mais pensar na audiência como uma medida de permanência em um determinado canal. Com a TV digital podemos expandir o conceito da audiência na TV.

São muitas as possibilidades e é evidente que estamos apenas no início. Os aplicativos que são transmitidos hoje ainda estão arranhando a superfície do potencial que a TV digital oferece, temos muito para explorar e experimentar.

Também existem grandes desafios. Precisamos de uma verdadeira inclusão digital, com acesso à internet para todos; a base instalada de receptores com interatividade precisa crescer; o ecossistema precisa amadurecer.

Contudo, é neste momento que os profissionais e empreendedores de tecnologia que desejam trabalhar com TV digital devem se aproximar dos profissionais de TV, marketing e publicidade e propaganda. Será desse caldeirão (tecnologia + TV + marketing + publicidade e propaganda) que sairão as inovações deste setor. E com certeza o conceito de audiência na TV e a forma como ela é mensurada mudarão muito; a tendência é caminharmos para o temos hoje na web. Onde a TV enxergará cada telespectador como único.

Vamos continuar essa discussão nos comentários. Você conhecia o PeopleMeter? O que você pensa sobre esse tema?

[1] TIC DOMICÍLIOS e USUÁRIOS 2009
[2] Projeto Intermeios

Você está visualizando atualmente TV digital e os impactos na medição da audiência

Rafael Carvalho

Rafael Carvalho é empreendedor digital há mais de 20 anos e desenvolveu dezenas de negócios na internet. É criador de diversos treinamentos online, com destaque para o método Lançamento Enxuto e a Mentoria Imparáveis, que são considerados os melhores treinamentos para quem deseja possuir um negócio lucrativo, honesto e saudável na internet.

Deixe seu comentário: