Gestão, Startups

Você não precisa reinventar a roda

Manter o foco no que realmente importa é um dos grandes desafios na construção de uma startup Decidir o que não fazer é...

· 4 min leitura >

Você realmente precisa instalar e configurar um servidor de emails? Precisa criar um sistema de formulários? Precisa desenvolver um blog? Etc… Tem certeza que precisa fazer isso tudo do zero? Duvido!

Manter o foco no que realmente importa é um dos grandes desafios na construção de uma startup. Quase sempre encontro empreendedores que estão desperdiçando boa parte do seu tempo construindo uma ferramenta que já existe! Isso é muito triste.

De fato, o manter o foco não é tarefa fácil.

Se você tivesse que usar uma única palavra para descrever a sociedade moderna, “distração” seria uma boa escolha. De dispositivos inteligentes portáteis a oportunidades infinitas de entretenimento, é fácil negligenciar coisas importantes para as trivialidades do dia a dia. 

Mas qual seria então a forma de priorizar seu tempo e manter o foco em seus objetivos de negócios? As sugestões abaixo vão ser de grande ajuda!

1. Defina metas alcançáveis

Metas são necessárias para levar sua empresa a novos níveis de sucesso. Sem metas, você vai acabar estagnado. O sistema de definição de metas SMART é popular para startups e pode fornecer a orientação necessária para se tornar mais produtivo e focado. SMART significa o seguinte:

  • Específico: Crie objetivos claramente definidos em vez de ideias vagas.
  • Mensurável: todos os alvos e marcos ao longo do caminho do seu objetivo devem ser rastreados e medidos.
  • Atingível: Todos os objetivos precisam ser realistas e atingíveis.
  • Relevante: Cada meta precisa estar relacionada ao seu modelo de negócios.
  • Baseado no tempo: prazos claros devem ser anexados a cada meta.

Cada meta que você cria deve ter as características acima. Se apenas uma característica estiver faltando, você pode facilmente perder o foco e interromper sua progressão para frente.

2. Priorize seus objetivos

Depois de anotar seus objetivos, é hora de priorizá-los. A menos que você seja excepcionalmente bom em multitarefa, geralmente é melhor trabalhar em um objetivo de cada vez. 

Comece com o objetivo que é mais importante para você. Se possível, estabeleça uma meta de curto prazo que você possa alcançar rapidamente. Então, depois de atingir a meta e sentir o gostinho do sucesso, você terá a confiança para fazer metas futuras de longo prazo, se desejar.

3. Divida as metas em tarefas gerenciáveis

Criar uma meta sem dividi-la em tarefas menores é como dirigir em direção a um destino distante sem saber como chegar lá. Se você quiser evitar perder seu tempo, crie tarefas pequenas e gerenciáveis ​​que o ajudarão a atingir seu objetivo principal. 

Tal como acontece com sua lista de metas, priorize suas tarefas em ordem de importância. Isso o ajudará a se concentrar nas responsabilidades mais críticas primeiro, enquanto salva as tarefas menos importantes para o último minuto.

4. Visualize seus objetivos frequentemente

Muitas pessoas começam projetos, mas nunca os terminam. É fácil ficar distraído depois de trabalhar no mesmo objetivo por um tempo. Para se manter motivado e focado, visualize seus objetivos com frequência. 

Pense em como você se sentirá ao alcançá-los. Considere recompensar-se com um bom bônus ou férias assim que uma meta particularmente desafiadora for alcançada. Lembre-se constantemente de que o trabalho árduo que você fez agora proporcionará grandes recompensas no futuro próximo.

5. Vença a procrastinação 

A procrastinação parece um traço inofensivo, mas tem o potencial de matar seus objetivos e sonhos. Muitas pessoas nem percebem quando procrastinam. 

Esse hábito comum vem de várias formas, desde fazer muitas pausas para o café até gastar tempo excessivo em projetos sem importância. Em suma, qualquer comportamento ou atividade trivial que o impeça de se concentrar no que é realmente importante é uma forma de procrastinação.

Por outro lado, as pausas cronometradas podem ajudá-lo a relaxar e descontrair, para que se sinta mais energizado quando voltar ao trabalho. O segredo é fazer com que essas pausas sejam planejadas e estruturadas para que você não perca o dia inteiro sem realizar muitas tarefas.

6. Faça uma lista de todas as distrações

As distrações estão literalmente por toda parte e podem roubar seu progresso se você não tomar cuidado. Se você acha que está imune a eles, considere a última vez que você pausou seu trabalho para verificar sua conta do Facebook ou acompanhar as notícias locais. 

Antes de remover distrações, você precisa identificá-las. Você pode fazer isso pensando em todas as maneiras pelas quais sua atenção é desviada do trabalho. Ou você pode continuar seu dia normal de trabalho e anotar as distrações conforme elas surjam. De qualquer forma, você deve terminar com uma lista saudável de coisas que atrapalham seu dia de trabalho.

7. Remova distrações

Agora que você sabe o que o distrai do trabalho todos os dias, pode concentrar seus esforços em removê-las. A forma como você os remove depende totalmente de você, mas algumas sugestões incluem

  • Mantenha seu smartphone em uma sala separada e verifique-o apenas em horários predeterminados
  • Remova papéis sem importância e outras bagunças de sua mesa
  • Feche a porta do seu escritório para indicar aos outros que você está trabalhando duro em um projeto e não deve ser incomodado
  • Termine os projetos mais difíceis e temidos primeiro, em vez de deixá-los para o fim

Todas essas são ótimas sugestões, mas e quanto às maiores e mais comuns distrações de todas: mídia social e internet? Se você trabalha online (o que a maioria das pessoas faz), é praticamente impossível remover essas distrações. 

No entanto, você ainda pode definir regras para si mesmo. Por exemplo, defina uma regra de que você não pode verificar suas contas de mídia social antes de concluir uma tarefa específica. Ou você pode optar por limitar sua navegação na web a uma hora específica do dia. Definir limites claros é uma ótima maneira de lidar com distrações que são impossíveis de remover completamente.

8. Guarde boas ideias não relacionadas para mais tarde

Se você é o tipo de pessoa que tem muitas boas ideias, deve se orgulhar. Alguns dos proprietários de negócios mais bem-sucedidos também são criadores de ideias excepcionais. 

No entanto, se suas boas ideias não estiverem relacionadas aos seus objetivos atuais, é melhor deixá-las de lado para mais tarde. Anote-os, mas não deixe que eles o distraiam do que você está fazendo agora. 

Agora, voltando um pouco as perguntas que fiz no início…  eu prefiro usar o trio gmail-wufoo-wordpress e ter muito mais tempo para trabalhar no meu negócio.

Na próxima vez, pense muito bem antes de pensar em desenvolver uma nova ferramenta para sua startup.

Deixe seu comentário: