Gestão

4 Passos para o Seu Planejamento Anual

O planejamento é uma etapa decisiva para o sucesso dos objetivos pessoais e profissionais, entretanto, podem surgir desafios em sua elaboração. Conheça agora...

· 4 min leitura >
4 Passos para o Seu Planejamento Anual

Vivemos um ano realmente muito conturbado e diferente de todos os anos que já presenciamos. Ainda assim, as esperanças e perspectivas não podem ser cessadas, é necessário manter o foco e continuar trabalhando.

Não parou para pensar ainda no ano que virá e não fez um planejamento para ele? Não se desespere, estou aqui para te ajudar.

Já estamos findando este ano. E você já fez sua revisão do ano que  está acabando? Já tem planos para 2021?

Se sua resposta foi “ainda não”, eu lhe digo: calma, ainda dá tempo!

Você ainda pode fazer um planejamento incluindo todas as áreas da sua vida ao longo do ano: amorosa, financeira, social, familiar, profissional, espiritual, saúde e bem-estar.

Quando você pensa em planejamento para 2021, e pensa em todas as metas que ainda não cumpriu em 2020, isso te dá um aperto no coração? Então vamos por partes.

Mantenha a calma, e aproveite 2020 para aprender com os erros. Você agora tem a chance de fazer tudo novo e diferente em 2021!!

Então separei aqui algumas sugestões para o seu planejamento do ano.

1. Planejar e executar

Escolha suas metas de acordo com as atividades que você tem mais domínio.

Menos é mais. Evite a síndrome de super-homem que pode aparecer nesta época do ano, que faz com que você queira realizar 100 metas diferentes para o ano que vem.

Não me entenda mal, sonhar alto é importante. Mas, quando falamos de planejamento e realização de metas, é melhor ter o pé no chão.

É preferível ter menos metas realizáveis e planejadas, para que você possa se acostumar com a organização e ter a satisfação de concluir o que quer.

Você pode planejar diversas metas ao mesmo tempo, mas as executará uma a uma. Lembre-se de dar o segundo passo após o primeiro. A satisfação de concluir suas metas é maior que a de planejá-las!

2. Solicitar

Durante o processo, veja o que precisa melhorar.

Você poderá perceber que tem dificuldades no planejamento de etapas, em calcular o tempo, ou os investimentos necessários. Peça ajuda.

Solicite apoio para o que você não sabe. E, isso também vale durante a execução. Terceirize suas fraquezas.

3.  Revisar

O que não der certo precisa ser registrado.

Planejamento

Os erros do planejamento de um ano podem ser as metas de melhoria do ano seguinte. Anote também os pontos positivos do seu planejamento e o que este planejamento lhe trouxer de bom. 

É importante que você também se lembre de suas conquistas.

4. Celebrar

Parabenize-se a cada etapa cumprida.

Gratifique-se com algo que seja prazeroso e saudável. Sentimentos de gratidão promovem um melhor estado de funcionamento do cérebro.

Celebrar gera motivação para continuar persistindo no caminho dos seus objetivos.

Importância do Planejamento

importância do planejamento não pode ser superestimada para uma organização ou mesmo para um indivíduo.

Desde o início de uma pequena empresa, à gestão de uma grande empresa, desde o início da sua própria carreira, até às últimas fases da sua vida profissional, o planeamento será a ferramenta mais importante que utilizará no marketing.

Agora vamos a alguns motivos da importância de planejar.

Melhor posição

Sempre que você planeja, você planeja ter sucesso. Assim, não é à toa que o planejamento acabará por levar você a um melhor sucesso e a um melhor posicionamento no mercado , seja uma marca ou um produto.

Qualquer uma de suas metas pode ter mais chances de sucesso com um planejamento adequado.

Progresso

Se você está planejando ter sucesso, o plano incluirá seu progresso, bem como o melhor caminho para atingir a meta.

A gestão da organização sempre mantém para si os objetivos que deseja alcançar. Essas metas, e o planejamento subsequente, sempre levarão ao progresso da organização.

O progresso da organização é a razão pela qual o planejamento é importante para a gestão ou até mesmo para um plano pessoal.

Tomada de decisão

Mapa, Turismo, Perdeu, Direção, Guia, Guia Turístico

Sempre que você faz um plano de marketing , sabe o que deseja alcançar em um determinado período. Ao mesmo tempo, você tem certeza do que o futuro reserva para você e qual é o objetivo final. 

Este objetivo final, que foi decidido por planejamento, torna sua tomada de decisão mais eficiente e mais “direta”. Isso porque você sabe que como uma decisão afetará seu plano a longo prazo e se essa decisão o ajudará ou não a atingir seus objetivos.

Assim, como o planejamento ajuda a decidir metas de curto e longo prazo, ele ajuda a tomar decisões mais rapidamente.

Flexibilidade

A importância dos planejamentos aumenta em uma organização onde a estabilidade não foi observada. Essas são características típicas de uma organização recém-formada ou de uma organização que está tentando se reconstruir.

Essas organizações não têm uma estratégia padrão. Portanto, quando essas organizações planejam com antecedência, elas têm a flexibilidade de ajustar o seu crescimento se algum evento não previsto acontecer. 

Então, amanhã, se um concorrente lançar um novo produto, você já tem uma resposta no escopo de seu plano. Por esse motivo, você não entrará em pânico, mas apenas prestará atenção na execução de seus planos.

Abordagem integrada

O planejamento une a organização. A importância do planejamento também reside em sua abordagem holística. Embora você possa fazer planos para diferentes departamentos dentro da mesma organização, no entanto, todos os departamentos juntos estão tentando alcançar um objetivo desejado. 

A unidade sempre levará ao sucesso e, portanto, a abordagem integrada que o planejamento confere a uma organização é, em última análise, muito importante.

Avaliação e controle

Empreendedor, Inicialização, Start-Up, Homem

Uma das melhores coisas sobre o planejamento é que pode ser feito na sala da diretoria. Assim, sempre que você planeja as coisas, você sabe quais são os resultados esperados.

No entanto, você está sempre de olho no planejamento, para que a qualquer momento possa consultar o plano e saber se está no caminho certo ou não. 

Por exemplo – seu plano é aumentar as vendas para 2.000 unidades este ano. Isso significa que você precisa vender 500 unidades por trimestre.

No entanto, se você está com 400 unidades, você precisa avaliar as opções para aumentar a venda. Ao mesmo tempo, se o crescimento for grande e você estiver com 700 unidades, será necessário impulsionar a fabricação.

Assim, percebe-se a importância do planejamento quando sabemos quais fatores observar para avaliar e controlar o plano.

O planejamento anual diz respeito à sua vida.

Quanto você acha que sua vida merece ser cuidada?

Se 2020, apesar de todos revés, te proporcionou  momentos bons, que 2021 venha ainda melhor!

Um forte abraço, e boas realizações!

Deixe seu comentário: