Carreira, Empreendedorismo

8 características indispensáveis para um empreendedor

A busca por independência financeira, flexibilidade de horários ou até mesmo necessidade leva muitas pessoas a empreender. E se você pudesse sair...

· 3 min leitura >
8 características indispensáveis para um empreendedor

A necessidade de alcançar maiores objetivos profissionais, independência de horários e financeira ou ainda a perda do emprego e confronto com necessidades básicas leva uma parcela da população a empreender.

Para descobrir os segredos do empreendedorismo, não importa a idade e nem quem você é. Não é problema nenhum sonhar em seguir as próprias ordens e cuidar do próprio nariz.

Mas criar um negócio e se tornar patrão de si mesmo pode não ser uma tarefa tão simples. Para seguir esse caminho não basta apenas ter uma boa ideia, é preciso entender o mercado e estar sempre atualizado. Assim, a possibilidades de crescimento e do sucesso do seu mais novo negócio será certeiro.

É natural surgirem algumas dúvidas sobre o mundo do empreendedorismo e o que se faz necessário para alcançar sucesso nesse meio. É bem verdade que existem algumas ferramentas que auxiliam na obtenção do sucesso.

O primeiro passo para quem busca abrir um negócio é se informar. Os profissionais do ramo revelam que ter pelo menos um conhecimento básico sobre a atividade já é um grande passo. Além disso, esses profissionais apontaram as principais características que um empreendedor deve ter. Confira:

1. Iniciativa

Em qualquer que seja a atividade, é importante ter a iniciativa. Sabemos que a busca por oportunidades de negócios é constante, e isso tem feito muitas pessoas desistirem dos seus planos. Para não fracassar também, fique sempre atento ao que acontece no mercado em que vai atuar.

É importante ter boas ideias e pensar em soluções para os problemas que os consumidores encontram atualmente, entretanto, se você não agir de nada valerá. É preciso iniciativa e estar pronto a tirar suas ideias do papel.

2. Coragem para correr riscos

coragem para correr risco
A atividade é de risco, porém a pessoa está realizando com todos os equipamentos. O mesmo vale para você ao empreender.

Muitos brasileiros riscam essa frase do seu vocabulário. É importante ter coragem, seja qual for o projeto. Se você realmente busca ser um empreendedor, arriscar-se faz parte do ato de empreender.

E não se confunda: correr risco é muito diferente de correr perigo, pois um empreendedor só corre perigo se estiver desinformado. Agora se tem as informações, as suas decisões serão tomadas com o risco calculado.

Nesse ponto entramos também na questão de não se limitar a zona de conforto. É importante pensar além dos seus limites e estar aberto a experimentar diferentes coisas e perspectivas.

3. Capacidade de planejamento

Esse quesito requer três respostas: ter a visão de onde está, aonde quer chegar e o que é preciso fazer. Com elas, será mais fácil criar planos de ações e priorizá-los dentro do seu mais novo empreendimento. Para ter e alcançar os objetivos determinados é preciso monitorar, corrigir e rever o que você está realizando.

Além disso é importante definir um cronograma para sua demanda, com isso você poderá priorizar e dedicar o tempo ideal para cada atividade. Também poderá ter uma visão clara e utilizar bem seu tempo e seus recursos.

4. Eficiência e qualidade

triângulo da qualidade

As pequenas empresas geralmente apresentam menos recursos em suas fases iniciais e por isso acreditam que terão seu aproveitamento prejudicado.

Esqueça isso e não desista dos projetos estabelecidos! Ao invés de se lamentar, procure garantir que esses recursos sejam bem aproveitados, não se esquecendo de conquistar o cliente e o público alvo.

Utilize os meios que você tem para encantar o seu cliente oferecendo um produto ou serviço de excelência. Em muitos casos até mesmo o atendimento e a forma de lidar pode ser considerado um diferencial competitivo para o seu negócio.

5. Liderança

A frase “o empreendedor deve ser o líder na sua empresa” deve ser guardada em sua memória. Um bom empreendedor é aquele que ouve os problemas de uma empresa, busca soluções para esses problemas, sabe estimular permanentemente a equipe e está pronto para motivá-la. Com essa postura, as chances de sua empresa ser um sucesso só tendem a crescer!

Além disso, todo negócio precisa ser gerenciado e existir tomada de decisões. Por isso, um líder irá saber gerenciar a empresa e fazê-la caminhar rumo ao sucesso.

6. Tenha Capacidade de automotivação

Em um ambiente corporativo em que você esteja inserido como funcionário, o líder assume um papel de manter os liderados motivados. Se tratando do seu empreendimento essa motivação deverá partir de você e por isso você precisa ter capacidade de automotivação.

Além disso, caso conte com uma equipe para o seu negócio você precisará assumir capacidades de lidar com eles e de motivá-los.

Se você não consegue acordar todos os dias para trabalhar dificilmente conseguirá se sentir motivado para cumprir com uma rotina exigida para desenvolver seu empreendimento.

7. Tenha paixão pelo que faz

No mundo empreendedor você notará que haverá momentos muito difíceis e lidará constantemente com situações conflitantes que caberá a você resolver.

Por isso você precisa, além de características importantes para lidar com isso, ter paixão e acreditar na utilidade e importância daquilo que faz. Isso o ajudará a se manter motivado e não ficar estafado com a rotina puxada.

8. Ser persistente

Essa é com certeza uma característica de extrema importância. Sabe as grandes invenções que existem hoje e que desempenham funções indispensáveis em nossa vida tais como avião, relógio, máquinas, celulares, etc? Elas foram frutos de persistência de seus criadores.

De fato, grandes projetos não darão certo num piscar de olhos, da noite para o dia, por isso é necessário que você tenha em mente a necessidade de ser persistente, consertar possíveis falhas no seu projeto, repensá-lo e colocá-lo em prática novamente quantas vezes forem necessárias.

Pense bem, todos esses criadores se tornaram grandes nomes e desenvolveram grandes invenções com sua persistência.

Essas dicas seguidas conforme mostradas aqui podem te ajudar a estar próximo e tornar seu sonho realidade.

E você, qual outra característica acrescentaria à lista? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários!

Deixe seu comentário: