Carreira, Gestão

Conheça os hábitos de pessoas bem sucedidas

Provavelmente você conhece inúmeras histórias de pessoas e empresas de sucesso, que se tornaram nomes muito conhecidos. Mas o que será que...

· 3 min leitura >
Conheça os hábitos de pessoas bem sucedidas

Há duas frases que ouvimos bastante e que já viraram até lugar comum: “tempo é dinheiro” e “hora de comer é sagrada”. Conviver com essas duas realidades parece antagonismo.

Por um lado você quer tirar um momento do dia para respirar e organizar as ideias. Por outro, não quer perder tempo e bem que poderia agendar aquela reunião ao meio-dia.

Provavelmente você já ouviu histórias de pessoas bem sucedidas e o quanto trabalharam duro para isso. Virando noites e noites para tornar seu negócio realidade. Dessa forma você entra em um dilema e enfrenta algumas questões sobre sua produtividade e como usar melhor o seu tempo.

Então, o que fazer? O que será que os super executivos e fundadores de startups de sucesso fazem? Vamos ver alguns hábitos de pessoas bem-sucedidas para tornar a hora do almoço bastante produtiva.

Eles não “pulam” a hora do almoço

Uma boa dica é não pular a hora do almoço. Geralmente muitas pessoas acham que essa hora pode ser mais bem aproveitada se for preenchida por árduo trabalho, entrando é um caminho perigoso e pouco saudável. Não dá para pensar direito sem estar bem alimentado e sem tirar um tempo para arejar as ideias.

E não estou aqui falando daquela cena assustadora de relatórios perto dos pratos, comendo com uma mão e escrevendo com outra ou as conversas enfadonhas sobre problemas que tiram até o apetite. Estou falando de usar a hora do almoço para ser um momento gostoso de reunir parceiros e tirar uma ideia do papel para a realidade. 

Principalmente quem está aprendendo a empreender precisa de algum jogo de cintura, abrindo mão da rotina, sem perder as coisas boas da vida.

Além disso, estabeleça um rotina de alimentação saudável e conceda a você todos os nutrientes necessários para ser produtivo.

Eles levam a equipe para almoçar junto

Grandes ideias aparecem em momentos de descontração, em que o cérebro não se vê obrigado a processar informações. Entre uma risada e outra, quando a equipe está reunida em uma situação informal, pode surgir de uma forma mais aberta a discussão de assuntos fundamentais ou um bate-papo sobre alguma adversidade nos negócios.

Portanto, entre a escalação do time do coração e o comentário sobre um filme que assistiu, alguém pode surgir com uma analogia para melhorar aquele projeto que está precisando.

Dentro do ambiente corporativo podemos dizer que o brainstorm é uma metodologia mais descontraída na construção de ideias. Nele é possível entrar em uma discussão onde são apresentadas várias ideias e todas serão ouvidas. A regra basicamente é a ausência de julgamentos, por isso torna o ambiente descontraído e propício ao desenvolvimento de ideias.

Eles se movimentam

Sabe aquele hábito de pensar andando pelos cantos da sala ou dando uma volta de carro pelo quarteirão? Pois isso pode funcionar também na hora do almoço. Claro que não temos o hábito de comer andando, como os americanos, mas experimentar lugares novos um pouco distantes do trabalho pode permitir andar um pouco, antes e depois da refeição. É um convite para observar a rua, as pessoas e deixar as ideias para nossos produtos e soluções aparecerem da forma mais natural possível.

Além disso, pode-se experimentar lugares e sensações diferentes, estando abertos a novidades. Isso irá gerar oportunidades de conhecer coisas novas, gerar perspectivas diferentes e contribuir para boas ideias.

Eles encontram novas pessoas

Networking

Aproveite o intervalo do almoço para se reencontrar com aqueles contatos que há tempos estão enterrados na agenda do celular ou que você só vê nas redes sociais.

As grandes oportunidades surgem quando mudamos a rotina e alimentamos o cérebro com novidades, ainda que seja uma simples mudança de local de almoço e uma nova amizade de alguém com o mesmo propósito.

Expandir a rede de amigos pode ser uma maneira eficiente de alinhar pensamentos e construir novas perspectivas de negócio.

Além disso irá gerar uma troca muito enriquecedora de experiências e conhecimentos que podem ser bem aproveitados.

Eles aproveitam as oportunidades

Há pessoas bem sucedidas que utilizam alguns minutos do almoço para colocarem em dia trabalhos paralelos ou validam as ideias para uma startup que estão pensando em criar.

Levar o smartphone ou laptop para o restaurante pode ajudar a colocar os emails em dia ou mesmo terminar aquele projeto que ficou para ser feito no dia anterior.

Isso pode parecer pouco, mas no montante é possível realizar grandes mudanças apenas com alguns minutos bem aproveitados na hora do almoço. Procure fazer a refeição primeiro, deixando um tempinho para as atividades na sequência.

Se notar que surgiu uma oportunidade, não exite e procure aproveitá-la ao máximo, isso poderá lhe render bons resultados e não se sabe quando haverá essa oportunidade novamente.

Elas pensam de forma ampla

Uma pessoa bem sucedida busca ampliar as formas que enxergam as coisas. Dessa forma pode alcançar resultados cada vez melhores para as questões que surgem em seu cotidiano.

Elas não fogem dos problemas

Sendo uma pessoa bem sucedida ou não, é natural que surjam problemas na vida. Por isso pessoas de sucesso entendem que podem crescer com os problemas e que não podem fugir deles mas sim enfrentá-los e solucioná-los.

Elas não procrastinam

A procrastinação é, com certeza, um dos impeditivos para alcançar o sucesso, isso porque pode te fazer nunca concluir alguma atividade ou plano. Pessoas de sucesso se planejam e procuram cumprir seu planejamento para que haja espaço para novas demandas e planos.

Para ajudar a cumprir com sua rotina, pessoas de sucesso definem um horário para se levantar e iniciar suas atividades além de definir quanto tempo será necessário para cumprir cada uma.

Elas são organizadas

organização

Pessoas bem sucedidas entendem a importância de manter organizado todos os aspectos da sua vida e do seu trabalho. Por exemplo, buscam organizar sua área de trabalho e seus materiais utilizados. Além disso se certificam de que seus equipamentos estão adequados para uso e organizados.

Essas ações poupam tempo e ajudam a limpar a mente e motivar para a rotina de tarefas que vem pela frente.

Como você aproveita o horário de almoço? Compartilhe com a gente nos comentários!

Deixe seu comentário: