Marketing

Como avaliar sua popularidade na internet usando o Google?

Desenvolver estratégias de marketing é importante para qualquer negócio, entretanto, se tais estratégias não puderem ser validadas e avaliadas de pouco adiantará. Então...

· 4 min leitura >
Como avaliar sua popularidade na internet usando o Google?

Um dos aspectos fundamentais no gerenciamento de uma empresa, seja ela online ou não, é a capacidade de entender as necessidades dos clientes e prever seu comportamento. O uso das ferramentas grátis disponibilizadas pelo Google podem facilitar esse procedimento e ajudar a realizar o SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de técnicas que buscam melhorar o ranking de um site nos principais buscadores.

Há diversas formas de avaliar sua popularidade na internet. As mais usuais são o relatório das palavras-chave que levaram o usuário a acessar seu site, o local do acesso, a quantidade de cliques e onde eles foram efetuados e o tempo de permanência no site.

É importante desenvolver estratégias que são capazes de colocar o seu negócio no topo. Usar as métricas e ter informações sobre a visibilidade e o funcionamento do seu negócio é importante para saber que decisões tomar e quais melhorias necessitam ser urgentemente implementadas.

Sabe aquela história de que não conseguimos ver defeitos em nós mesmos? Pois bem, se tratando do mundo das corporações isso também acontece. Por exemplo, você pode criar uma estratégia muito bem elaborada e que para você está perfeita, sem necessidade de alteração. Entretanto, seu negócio continua estagnado ou até mesmo em declínio.

Isso mostra que sua percepção não está tão alinhada a realidade como você gostaria ou acredita. Dessa forma, sem as métricas e dados como base como saberia os pontos que precisa reavaliar imediatamente?

Com isso, nota-se a importância de ter informações e dados que podem ser usados para nortear os processos decisórios e são base para o sucesso da organização.

Com informações claras é possível ter uma visão daquilo que está funcionando e daquilo que não está, a partir daí é possível traçar metas e planejamentos para fazer as alterações devidas.

Explicarei neste texto algumas dessas ferramentas para capacitar você a realizar a avaliação dos dados de seu site e tomar decisões de marketing digital.

A importância das palavras-chave

Pode-se dizer que a palavra-chave é um dos elementos mais importante de SEO para os mecanismos de busca. Caso não sejam escolhidas de maneira correta, a possibilidade de desperdício de tempo e dinheiro de seu projeto aumenta drasticamente.

Uma maneira de escolher as palavras-chave corretas é ver o que as pessoas têm buscado no que se relaciona ao seu produto e aos produtos de seus competidores. Com as palavras-chave corretas em mãos, elas devem ser colocadas em expressões mais abrangentes: as URLs, cabeçalhos e nomes de arquivos de seu site também devem ser pensados em torno dessas mesmas palavras-chave a fim de aumentar a densidade. O Google Adwords pode ser muito útil na tarefa da escolha das palavras ideais.

Como usar o Google Analytics e Google Trends

Com essas duas ferramentas gratuitas do Google é possível dar um passo enorme na busca de um melhor posicionamento de seu site.

O que é Google Analytics? O google analytics é uma ferramenta de monitoramente disponibilizada gratuitamente pelo Google.  Com essa ferramenta é possível obter diversas informações tais como as páginas que estão recebendo mais acessos no seu site; quais são as páginas que estão promovendo um maior engajamento entre a audiência; qual foi o canal utilizado pelo consumidor para chegar até o seu site, uma vez que existem diversos meios tais como links patrocinados, facebook, instagram, whatsapp ou alguma campanha de marketing que você tenha realizado.

Árvore, Estrutura, Redes, Internet, Rede, Social

Além desses dados é possível verificar também a quantidade de vendas que seu negócio tem obtido, também a taxa de conversão dos leads que sua empresa possui.

Ou seja, o google analytics é uma importante e útil ferramenta que pode ser usado para tomadas de decisões de forma assertiva e consciente. Através dele o marketing do seu negócio não girará em torno de decisões infrutíferas.

Google Analytics pede que você possua uma conta de email do google e adicione algumas linhas de código ao seu site. Com isso, ele emite relatórios de visitação com diversos dados sobre as suas páginas. A sugestão é vincular o Google Analytics com o Google Webmasters Tools e utilizar os dados para verificar a integridade e ajustar seu site. Também é possível entender a origem do tráfego das pesquisas de uma forma mais objetiva.

O google Trends é uma ferramenta auxiliadora para preparação do marketing e do conteúdo do seu negócio. Através dele é possível acessar quais palavras chaves tem sido mais usadas pelos usuários. O melhor é que todo esse acesso é disponibilizado gratuitamente pelo Google.

Além de disponibilizar o grau que uma palavra-chave é buscada na internet, é possível ver termos em geral e fazer comparações entre períodos diferentes. Por exemplo, pode-se notar que no natal, em razão de uma sazonalidade, há uma maior busca por termos como “presente de natal” ou “receitas de natal”, por exemplo.

Google Trends e o Google Insights eram antes de 2012 duas ferramentas distintas. Agora as funcionalidades das duas pertencem apenas ao Google Trends. Esse serviço gratuito do Google mostra o volume de busca de um termo no Google ao longo do tempo.

A ferramenta apresenta gráficos com informações de sazonalidade, segmentação geográfica, comparativos de buscas e segmentação temporal. É uma ótima ferramenta para predição de tendências e planejamento. Aqui um exemplo de relatório do Google Trends.

Atualmente empresas também estão analisando a popularidade de seu produto pelas fanpages do Facebook. É possível vincular essa página também ao Google Analytics ou utilizar as ferramentas do próprio Facebook para quantificar a quantidade de acessos, likes, fãs, etc.

Como utilizar as informações recolhidas pelo Google

A forma correta de acompanhar as informações de acesso de seu site é definir um período e comparar com um mesmo período anterior (um mês ou uma semana, por exemplo). O Google analytics fornece essa comparação pra você, basta inserir o período desejado.

Com esses resultados combinados com o relatório de tendências do Google Trends é possível realizar alterações em seu site de forma a atender as expectativas dos usuários e definir um público-alvo. Isso é chamado plano de métricas e abrange questões como a usabilidade do seu site, o link building, aspectos já vistos de SEO e fatores de conversão monetários.


Você já usa as ferramentas do Google para aumentar a popularidade de suas páginas online? Conte nos comentários!

Deixe seu comentário: