Como descobrir o que gosta de fazer profissionalmente

  • Autor do post:
  • Última modificação do post:22 de fevereiro de 2023
  • Comentários do post:0 Comentário
  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura

Descobrir o que gostaríamos de fazer profissionalmente é algo que todos nós precisamos passar. No entanto, para muitos, é difícil descobrir exatamente qual trabalho é ideal.

Alguns conseguem descobrir tudo sozinhos, outros recorrem a dinâmicas e outras formas de análise para entender melhor o que lhes interessa. Neste artigo, vou ajudar você a descobrir quais são as suas habilidades e preferências e te guiar no rumo certo para encontrar aquilo que é mais adequado para você. Vamos lá?

A importância de se sentir bem no trabalho

Há uma série de vantagens em descobrir o que deseja fazer profissionalmente. O mais importante é que você se sinta satisfeito com o seu trabalho. Nota-se que as pessoas que descobriram o que fazer e estão satisfeitas são mais felizes, têm maior motivação e desempenham melhor quando estão trabalhando.

Como descobrir o que gosta de fazer profissionalmente

Mas o que você deve fazer para descobrir o que você gosta de fazer? Bem, não se trata exatamente de encontrar um hobby perfeito. Tem muito mais a ver com refletir sobre assuntos que lhe interessam, que parecem interessantes e que lhe permitam contribuir com algo de significativo para você.

Então, comece associando seus hobbies e interesses a coisas práticas. Qual trabalho realmente conseguiria satisfazer esses interesses? Qual área profissional reflete melhor isso? Faça uma lista com tudo aquilo que realmente lhe interessa e, a partir daí, avalie seus pontos fortes e fracos, bem como suas habilidades e os setores nas áreas que lhe interessam.

A diferença entre hobby e habilidades

Reconhecer o que você curte sob um aspecto profissional também envolve saber diferenciar o seu hobby de suas habilidades. Se você curte jogar videogame, não quer dizer que tem as habilidades necessárias para se tornar um programador de jogos eletrônicos. Você precisa ser capaz de identificar os hobby profissionais em que se destaca, e desenvolvê-los para ter uma carreira de sucesso.

Uma vez que você já saiba o que gosta de fazer, precisa administrar o seu tempo. Estabeleça metas para alcançar seus objetivos profissionais. Ficando preso ao círculo, você também pode fazer testes para entender melhor seus interesses, para que possa focar nos que sejam desafiadores, gratificantes e interessantes.

Construa seu plano de ação

Por fim, trabalhe em um plano de ação para aquelas áreas profissionais que lhe interessam. Quando você tem um plano claro, torna-se mais simples objetivar o que deseja em sua carreira e alcançar seus objetivos. Assim, você fica mais preparado e com mais conhecimentos para lutar por aqueles empregos que te darão maior satisfação e alegria na vida.

FAQ – Como descobrir o que gosta de fazer profissionalmente

Quais são as ferramentas práticas para a autorreflexão?

Incluem listas de verificação, autoavaliações e autoquestionamentos para te ajudar a avaliar o que realmente gosta.

Como saberei que aprofundei o suficiente?

Você saberá quando tiver explorado seus interesses, habilidades e forças internas a ponto de conseguir identificar algumas principais áreas de interesse.

Existem mais técnicas além das listas de verificação e autoquestionamentos mencionados no artigo

Sim. Existem muitas outras técnicas, como vagar sem destino e descobrir o currículo ideal que podem ajudar você a descobrir seu verdadeiro propósito e o que deseja profissionalmente.


Em suma, é fundamental para o bem-estar psicológico e o sucesso profissional descobrir o que você gostaria de fazer profissionalmente. Sugiro também leitura de outros artigos deste blog, como por exemplo Como descobrir o que você gosta de fazer e 3 características da economia da paixão.

Se você quiser se descobrir profissionalmente e construir uma carreira sólida, esses artigos podem ser ótimas leituras!

Rafael Carvalho

Rafael Carvalho é empreendedor digital há mais de 20 anos e desenvolveu dezenas de negócios na internet. É criador de diversos treinamentos online, com destaque para o método Lançamento Enxuto e a Mentoria Imparáveis, que são considerados os melhores treinamentos para quem deseja possuir um negócio lucrativo, honesto e saudável na internet.

Deixe seu comentário: