Cursos online, Infoprodutos, Renda extra

Como ganhar dinheiro na Internet? 10 ideias para você investir

Se você precisa de renda extra ou está procurando uma nova carreira. Que tal aprender como ganhar dinheiro na Internet? Então, leia este...

· 5 min leitura >
Como ganhar dinheiro na Internet

Você sabia que existem 5,9 milhões de desalentados no Brasil? Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), essas pessoas estão disponíveis para trabalhar, mas não procuram emprego.

Isso porque, elas têm dificuldade para encontrar uma oportunidade na sua cidade, na sua profissão ou na sua idade. Ou, ainda, devido a falta de experiência profissional. Se você se encaixa nesse perfil, que tal aprender como ganhar dinheiro na Internet?

Isso mesmo! Existem muitas oportunidades para você trabalhar online na sua casa. Pensando nisso, neste texto separei as principais formas para você conseguir uma renda por meio da Internet. Continue a leitura e confira!

Como ganhar dinheiro na Internet?

Assim como as pessoas desalentadas, também existem aquelas que precisam de uma renda extra para sobreviver. Ou, ainda, temos os funcionários descontentes com o seu emprego ou profissão que desejam mudar de carreira.

Nesse sentido, usar a Internet para ganhar dinheiro também pode ser uma boa opção para essas pessoas. Quem sabe a renda extra não vira uma nova carreira e, consequentemente, um negócio online promissor.

Só não pense que tudo irá acontecer num passe de mágica. Você precisa estudar o mercado e o seu público-alvo para encontrar a melhor oportunidade para explorar, bem como criar um planejamento para atender as necessidades dos seus clientes.

Também é necessário desenvolver as competências e as habilidades imprescindíveis para colocar em prática os seus planos. Para tanto, você pode fazer cursos, mentorias, consultorias, entre outros.

Não se preocupe, vou falar mais sobre isso em outros posts.

Agora chegou o momento de você conhecer as 10 principais formas de ganhar dinheiro na Internet. Vamos lá!

1. Criar um blog

Inicialmente, o blog era apenas um local para expressar ideias e opiniões, ou seja, uma espécie de diário online. Agora, você consegue produzir conteúdo relevante para um determinado público e ganhar dinheiro com isso. 

Para tanto, é necessário escolher um nicho, investir na pesquisa de palavras-chave para encontrar os melhores temas e utilizar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para que os seus textos sejam encontrados nos principais mecanismos de busca.

Na sequência, você precisa disponibilizar espaços para anúncios que tenham relação com o seu conteúdo por meio do Google AdSense. Também é possível produzir textos patrocinados.

2. Vender produtos digitais

A venda de produtos digitais — como e-books, cursos online, videoaulas, podcasts, webinários, sites de assinatura, entre outros — pode te ajudar a conseguir uma boa renda extra. Mas é necessário que você invista tempo e dinheiro para conhecer o seu público-alvo e desenvolver um produto de qualidade.

Por exemplo, a construção do curso online envolve a elaboração do material didático, a gravação das aulas, o desenvolvimento do roteiro de estudos, entre outros. Na sequência, você pode hospedá-lo em plataformas digitais, como a Hotmart, HeroSpark e a Udemy. Assim como deve-se investir na sua divulgação no site, no blog, no e-mail e nas redes sociais.

3. Revender hospedagens

Nesse serviço de revenda você compra o espaço em um servidor de hospedagens e revende-o para que os clientes possam usar para criar seus sites e blogs. Para isso, é necessário selecionar um fornecedor confiável, bem como se preocupar com a segurança dos dados do cliente.

Além disso, você precisa ter conhecimento técnico, já que será necessário oferecer suporte aos usuários. Outra maneira de agregar valor ao seu serviço, é atuar na compra e na venda de domínios, bem como no desenvolvimento de sites e blogs. Assim, você pode oferecer um serviço completo aos clientes.

4. Ser afiliado

Você pode atuar como afiliado, ou seja, uma pessoa que divulga um determinado produto ou serviço digital ou físico para receber em troca uma comissão sobre a venda. Para tanto, é necessário fazer cadastro em plataformas, como Hotmart, HeroSpark, Monetizze, Amazon, Americanas, Magazine Luiza, entre outras.

Na sequência, você precisa escolher o produto ou o serviço e iniciar sua divulgação por meio do blog, do site, das redes sociais, do e-mail, entre outros canais online. Nesse caso, é imprescindível investir em estratégias de marketing digital para obter retorno sobre o seu investimento.

5. Criar um canal do YouTube

É possível ganhar dinheiro na Internet por meio da criação de vídeos para o YouTube. Nesse caso, você precisa definir o tipo de conteúdo que será disponibilizado, escrever os roteiros, comprar os equipamentos para gravação, bem como gravar, editar e fazer upload dos vídeos na plataforma. 

Dinheiro na internet com youtube

Para conseguir monetizar o seu trabalho é necessário investir em divulgação, pois quanto mais audiência, maior é o engajamento. Dessa forma, você consegue receber uma boa remuneração por meio do programa de parceria do YouTube, assim como pode ter vídeos patrocinados por empresas.

6. Trabalhar como freelancer

Você também pode trabalhar como freelancer nas áreas de produção de conteúdo, desenvolvimento de sites, assistência virtual, design gráfico, marketing digital, fotografia, suporte técnico, desenvolvimento de aplicativos, entre outros. 

Para tanto, existem plataformas que podem te ajudar a começar, como 99Freelas, Workana, Rock Content, GetNinjas, UpWork, Marfim, entre outras. Mas para conseguir clientes é importante construir um bom portfólio, bem como investir em capacitação para se tornar especialista. 

Depois de obter experiência, você pode abrir a sua própria empresa para prestar serviços ou, ainda, criar a sua própria plataforma de freelancers. Lembre-se de que é essencial ter muita disciplina e profissionalismo para atender as demandas dos clientes.

7. Criar um e-commerce

Se você sabe fazer trabalhos manuais, como o artesanato. Pode produzir os seus produtos para vendê-los em uma loja online. Ou, ainda, pode revender produtos de marcas conhecidas. Para isso, você precisa escolher uma plataforma para montar a sua vitrine, bem como construir todo o seu processo de venda.

Nesse caso, é possível utilizar um marketplace que já tem uma estrutura preparada para vendas, as redes sociais que apresentam funcionalidades específicas para comercialização de produtos ou pode criar o seu próprio e-commerce por meio do WordPress.

8. Criar um podcast

Assim como na criação de vídeos para o YouTube, no caso do podcast também é necessário investir em equipamentos e roteiro para produzir um conteúdo em áudio com qualidade. 

Além disso, é importante hospedar o seu podcast em uma plataforma ou aplicativo, como o SoundCloud. Ou, ainda, pode usar o site, o blog ou as redes sociais. Depois que você já tiver uma boa audiência pode procurar patrocinadores para monetizar o seu canal.

9. Vender espaços para anúncios

É possível vender espaços para anúncios dentro do seu blog ou site. Para começar você pode utilizar redes de anúncios, como o Google AdSense. Assim, que os seus canais digitais tiverem mais tráfego, ou seja, mais audiência, você consegue atrair mais empresas e profissionais para comprar o seu espaço.

10. Ser influenciador digital

Ser influenciador digital também é uma ótima forma de ganhar dinheiro na Internet. Para tanto, você precisa investir em conteúdos criativos em texto, vídeo, áudio e imagem tanto para as redes sociais quanto para o blog. 

Depois que você conseguir credibilidade e visibilidade, bem como uma boa audiência. É possível vender o espaço nos seus canais digitais para divulgar produtos, serviços, causas e marcas que tenham relevância para o seu público. 

Mas lembre-se de que para obter posts patrocinados é importante manter constância nas publicações. Assim como escolher muito bem os seus parceiros de negócio, já que a sua reputação será associada à marca deles.


Agora que você já sabe como ganhar dinheiro na Internet, não perca tempo! Escolha uma opção e invista em capacitação para oferecer produtos ou serviços de qualidade para o seu público. Assim, será possível entender as necessidades e as dores da sua persona e entregar aquilo que ela precisa.

É importante investir também em ações de marketing digital para divulgar as suas soluções. Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado. Por isso, aplicar estratégias no site, no blog e nas redes sociais para que os futuros clientes conheçam as suas soluções é essencial.

Gostou de conhecer as principais formas de ganhar dinheiro na Internet? Então, compartilhe esse texto nas suas redes sociais para que os seus amigos também tenham acesso a essas informações.

One Reply to “Como ganhar dinheiro na Internet? 10 ideias para você investir”

Deixe seu comentário: