Empreendedorismo, Gestão, Motivação

O sucesso do negócio inicia na cultura organizacional

Sabe o que as empresas de sucesso têm em comum? Uma cultura organizacional forte e bem definida. E o seu negócio também...

· 4 min leitura >
cultura organizacional

Falar sobre cultura organizacional já não é mais uma exclusividade do RH, e esse assunto precisa ser abordado por todo empreendedor que busca o sucesso do negócio e a formação de uma equipe de alta performance.

Então se você quer saber mais sobre esse tema e como ela impacta nos resultados do seu negócio, continue lendo esse artigo!

O que é a cultura de uma empresa?

Quando falamos de cultura organizacional, existem milhares de definições que podem explicar esse conceito, como:

  • O conjunto de elementos que influenciam a identidade de uma empresa;
  • Hábitos, crenças e valores que determinam as normas e comportamentos dos colaboradores;
  • Rituais e normas que guiam os indivíduos na vivência do dia a dia da empresa.

Eu, particularmente, gosto de pensar que a cultura acaba sendo a personalidade que cada empresa desenvolve, e um dos fatores mais importantes para fazer com que a estratégia do negócio tenha resultados.

E sabe por quê?

Quando você define o que é o negócio, qual o objetivo no mercado, onde se quer chegar e quais os princípios pelos quais a empresa nunca abriria mão, o caminho no empreendedorismo fica mais simples, e os resultados a serem alcançados ficam muito mais claros, seja para você ou para a sua própria equipe.

Assim, é por esse motivo que muitos negócios não atingem o sucesso, pois quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve

Além disso, com uma cultura forte e bem definida, o negócio adquire inúmeras vantagens para o seu crescimento e diferenciação da concorrência, como:

  • Fortalecimento da imagem da marca;
  • Aumento da produtividade da equipe;
  • Redução do turnover;
  • Melhoria do clima da empresa;
  • Assertividade na contratação de talentos;
  • Engajamento elevado;
  • Desenvolvimento do employer branding.

Se você quer realmente alcançar o sucesso para o seu negócio, primeiro precisa definir por qual personalidade a sua empresa vai lutar diariamente.

Como definir a cultura organizacional?

A cultura nasce da mentalidade dos fundadores do negócio, que transmitem as suas ideias, comportamentos, valores e perspectivas para toda a cadeia produtiva de uma empresa. Mas isso não quer dizer que ela vai ser da mesma forma ao longo da trajetória de vida do negócio.

As culturas organizacionais mudam, se transformam e podem ser totalmente destruídas e reconstruídas a partir de necessidade e disposição da empresa. Assim, existem vários fatores que interferem no processo de formação de uma cultura:

  • Perfil dos colaboradores e fornecedores;
  • Nicho de mercado da empresa;
  • Tipo de cliente que se deseja atrair;
  • Branding a ser promovido.

Para estruturar e comunicar de maneira clara a cultura de um negócio, existem 3 elementos básicos que formam a identidade organizacional, que são a missão, visão e os valores da empresa.

E para te ajudar a entender melhor cada elemento, vamos imaginar que a sua empresa é um carro, e cada um desses elementos fazem parte dele.

Missão

A missão é o objetivo principal pelo qual o seu negócio existe, é aquilo que inspira o trabalho todos os dias, a razão de existir. Quando você pensar no negócio, ela poderia ser o motor do carro.

Para entender a sua missão, você pode se fazer 4 perguntas:

  • O que o nosso negócio faz?
  • Qual a dor solucionada no mercado?
  • Por que ele existe?
  • Para que/quem ele existe?

Um bom exemplo de missão é a definida pela Stone, uma das maiores fintechs do Brasil.

Para a Stone, a missão da empresa é “transformar a indústria de meios de pagamentos, equilibrando melhor as forças entre lojistas e bancos, mudando a experiência de consumo e aumentando a produtividade dos nossos clientes.

Visão

Todo negócio deseja alcançar o sucesso. Mas como você pode definir de maneira clara e objetiva o que é o sucesso para a sua empresa? É daí que surge a visão do negócio.

A visão é tudo aquilo que se quer atingir com o seu negócio, um alvo específico a ser alcançado. Trazendo a ideia do carro, a visão da sua empresa é o destino final.

Dessa forma, para definir a visão, alguns questionamentos também podem ser respondidos:

  • O que queremos ser?
  • Onde queremos chegar?
  • De que forma queremos chegar?
  • Como vamos saber que já estamos lá?

Nenhuma viagem dura para sempre, e é por isso que na visão é preciso definir uma meta específica na qual ela vai ser atingida. Aqui você pode colocar um prazo para alcançar o resultado pretendido, e a partir dele você pode definir os indicadores e metas estratégicas a serem atingidos.

Assim, uma dica é estabelecer um horizonte de 3 a 5 anos para alcançar essa visão.

Valores

Se a missão é o seu propósito e a visão é onde a sua empresa quer chegar, os valores são tudo aquilo que vai sustentar a empresa durante a jornada. Dessa forma, eles são os princípios do negócio, aquilo que a empresa não abre mão para alcançar os resultados.

Utilizando a mesma ideia do carro, os valores são o combustível do veículo, aquilo que vai dar forças e energia todos os dias para que a empresa se mantenha em movimento e trabalhando por um mesmo objetivo.

Dentre os elementos da cultura organizacional que mais estão ligados a imagem dos donos do negócio, os valores são os que mais se aproximam da personalidade dos sócios, porque eles refletem as principais características e ideais das pessoas.

Assim, a principal maneira de definir os valores de uma empresa é através de 2 perguntas:

  • Se o negócio fosse uma pessoa, como ele gostaria de ser reconhecido? 
  • Por quais atitudes ele seria lembrado?

Aqui é importante lembrar que a missão e a visão são 2 elementos voltados para a ação no mercado, mas os valores são definidos para guiar cada uma das pessoas e seus comportamentos na jornada na empresa.

A cultura organizacional é feita de pessoas, para pessoas

Você deve ter percebido que, nas perguntas utilizadas para construir cada um dos elementos, foi utilizada a voz na terceira pessoa: o nós.

E esse é o ponto principal na definição de qualquer cultura organizacional. Sabe por quê?

A cultura é construída por seres humanos, com o objetivo de atingir outros seres humanos. 

Ou seja, não adianta definir uma cultura bonita na parede se ela não é vivenciada no dia a dia da empresa. Dessa maneira, ela precisa estar presente nos corredores da empresa, no dia a dia da equipe, em cada decisão tomada. E eu vou te dar um exemplo disso.

Na HeroSpark nós acreditamos que todas as nossas pessoas são verdadeiros super-heróis com diferentes poderes, desde o colaborador até o nosso cliente final. E esse pensamento é disseminado e fomentado diariamente na empresa, indo desde a nossa identidade até o nosso culture code.

Para construir um negócio forte e de sucesso, primeiro você precisa definir o que espera das pessoas da sua empresa, e a cultura organizacional é o primeiro passo.

Quer saber mais sobre gestão e empreendedorismo digital? Acompanhe o meu Instagram e LinkedIn e fique por dentro das melhores dicas e conteúdos!

2 Replies to “O sucesso do negócio inicia na cultura organizacional”

Deixe seu comentário: