Motivação

Eu sinto muito medo e isso não é um problema

Coragem é ter firmeza para enfrentar, mesmo sentindo muito medo Descobri pouco tempo que ter medo não significa falta de coragem. Pelo contrário,...

· 51 seg leitura >
Eu sinto muito medo e isso não é um problema

Quase todos os dias esbarro com algum discurso que associa coragem com “falta de medo”. Pior ainda, fazer coragem ser compreendida como “tomar decisões sem considerar as consequências”. Esses discursos fazem muito mal.

Por muito tempo eu fui confrontado pelo estereótipo do “corajoso destemido”, o “líder que deve ser implacável”. Nunca me adaptei a esse conceito, porque sempre senti medo, muito pavor na verdade.

Medo de tomar a decisão errada, de magoar as pessoas, de causar danos graves ao próximo e por aí vai. Muitos medos…

Coragem combina com medo? Eu achava que não e por isso não me enxergava como corajoso.

Até que… Em um belo dia conversando com um amigo chegamos nesse assunto e ele me perguntou: em algum momento você deixou o medo te impedir de avançar? Eu parei para pensar por alguns instantes e concluí que a resposta era: não! Mesmo com medo sempre avancei. Foi nesse instante que compreendi que eu, na verdade, era muito corajoso e que medo e coragem não são excludentes.

Fui entender que coragem não significa ausência de medo. Coragem significa ter firmeza de espírito para enfrentar situações emocionais ou moralmente difíceis. Coragem é ter firmeza para enfrentar, mesmo com muito medo.

E é sobre isso que eu gostaria que você refletisse nesse início de semana.

Não se envergonhe de sentir medo. Avance! #BeAHero

Ser igual é chato demais!

Ser igual é chato demais!

Rafael Carvalho em Motivação
  ·   1 min leitura

Deixe seu comentário: