Sumário
O início de uma startup é um momento marcado por muitas emoções, desafios e uma energia contagiante. E em meio ao planejamento da área comercial e de operações, os empreendedores esquecem de um fator essencial: a escolha da contabilidade.
Saber como escolher uma contabilidade para a sua startup é um dos primeiros passos para planejar como a sua empresa pode atuar de forma legal e sem gerar problemas com o governo.
Mas, para isso, você precisa entender quais as vantagens em contratar uma contabilidade para startups e o que você deve avaliar dentre todas as opções, procurando fazer a escolha ideal para o seu negócio. Afinal, no ramo das startups, é preciso procurar maior agilidade e menor burocracia.
E para facilitar esse caminho, eu separei algumas dicas essenciais que vão te ajudar nesse processo.
Aproveite o conteúdo!
Por que começar com uma contabilidade para startups?
Os empreendedores acreditam que só devem recorrer a uma contabilidade quando decidem abrir uma empresa ou expandir o negócio. E esse é um dos erros mais cometidos.
Contar com uma assessoria de contabilidade para startups é um dos primeiros passos se você deseja construir uma empresa que cresça de forma sustentável e sem surpresas fiscais ao longo do caminho.
Além disso, o contador oferece muito mais segurança e orientação na tomada de decisão, apresentando os melhores caminhos para seguir de acordo com os resultados da empresa ou mesmo perspectiva de mercado.
Assim, a contabilidade para startups é a principal conexão do empreendedor com as regras e normas do governo, que, além de estarem em constante mudança, podem se tornar um verdadeiro problema quando não são conhecidas.
Dentre elas, está a Lei das Startups, que veio para facilitar o empreendedorismo no país.
Você já ouviu falar na Lei das Startups?
A Lei Complementar Nº 167, de abril de 2019, ficou conhecida como a “Lei das Startups” por ser um dos grandes marcos legais no movimento do empreendedorismo no Brasil.
Apesar de ter entrado em vigor em 2021, essa lei ainda é uma novidade para muitos empreendedores que estão iniciando ou planejando iniciar uma startup, mas ainda não sabem quais processos seguir.
E dentre as principais vantagens que a lei trouxe para o mercado, estão:
- Criação de um regime tributário específico;
- Maior agilidade e simplificação em processos como registro de marca, abertura e fechamento;
- Redução da carga tributária para o negócio.
Assim, o processo de empreender ficou muito mais simples e agilizado, mas isso não exclui a necessidade de uma contabilidade para startup. Afinal, ela vai guiar o negócio em todos os passos para a adequação e enquadramento da empresa nos benefícios.
Para isso, você precisa saber o que avaliar no momento de escolher uma contabilidade para a sua startup.
O que você deve procurar em uma contabilidade para startup?
Agora que você entendeu qual a importância de uma contabilidade para a sua startup, chegou o momento de descobrir como selecionar uma empresa, ou profissional, para o seu negócio.
Mas agora você pode estar se perguntando: a contabilidade não é a mesma?
Veja bem, existe a possibilidade de que você busque uma alternativa que não tenha a especialização no seu ramo de negócio. Além de ser uma escolha mais simples, você vai possuir uma maior variedade de opções e valores de negociação.
Porém, é bem provável quem uma assessoria contábil “generalista” não consiga entender com facilidade as dores e as necessidades da sua empresa, e isso dificulta bastante o processo de crescimento.
Quando você escolhe uma empresa que sabe como o seu ramo funciona, quais as tendências de mercado e as principais mudanças que ocorreram e estão sendo planejadas, você garante um posicionamento mais estratégico para o negócio.
Assim, saber o que procurar em uma contabilidade é fundamental.
Experiência
Uma das primeiras coisas que você deve verificar em uma contabilidade para startups é a experiência da empresa, ou das pessoas que estarão atuando no direcionamento e operação do negócio.
Isso não significa que você deve desmerecer o trabalho de pessoas que estão iniciando, mas que é preciso verificar o nível de conhecimento que a assessoria possui para que a contabilidade seja um aliado no seu crescimento.
Assim, aqui o processo funciona de forma semelhante a quando você vai contratar um colaborador. É necessário verificar os conhecimentos, habilidades e benefícios que a contratação oferece.
Alinhamento de valores
Outro ponto essencial, é verificar o alinhamento de valores e cultura da sua empresa com a contabilidade.
Não faz sentido contratar uma empresa que trabalha com valores diferentes dos seus. Afinal, o trabalho com um prestador de serviços funciona como um relacionamento que deve ser nutrido com base em confiança e respeito.
Porém, quando você não confia na forma de atuação da contabilidade, a evolução da sua empresa é prejudicada.
Orientação sobre incentivos fiscais
Após a lei das startups, o governo passou a oferecer diversos incentivos para este modelo de negócio. Por isso, uma das primeiras coisas que você pode questionar antes de contratar uma contabilidade para startups está relacionada a este ponto.
O ideal é que a assessoria contábil realize um diagnóstico no seu negócio e ofereça algumas possíveis soluções a serem implantadas.
Isso vai fazer com que você entenda o nível de conhecimento da equipe e quais os próximos caminhos a serem tomados caso a contratação seja feita.
Como você percebeu, o suporte de uma contabilidade para startups vai oferecer diversas vantagens e maior competitividade para a sua empresa. Mas essa não é uma escolha que deve ser feita de qualquer maneira.
Você vai precisar utilizar estes e outros critérios para a contratação da assessoria da sua empresa. Afinal, esta escolha vai definir um dos principais parceiros estratégicos para a evolução da empresa.
E se você quiser saber mais sobre temas voltados para o empreendedorismo e gestão nesta área, é só acompanhar o meu Instagram!