10 habilidades que todo líder precisa para ter sucesso

  • Autor do post:
  • Última modificação do post:25 de julho de 2020
  • Comentários do post:0 Comentário
  • Tempo de leitura:8 minutos de leitura

Vivemos em um ambiente altamente competitivo. Existem inúmeros negócios atualmente e por conta disso é necessário elaborar e executar políticas que mantenham o negócio no mercado.

Para isso é imprescindível que haja uma liderança eficaz. Como num conserto, o líder é o maestro do negócio e irá ajudá-lo a caminhar e progredir. Mas o que você deve fazer para ser um líder de sucesso?

Dois consultores da área de desenvolvimento de liderança, Jack Zenger e Joseph Folkman, publicaram os resultados de um estudo sobre as principais habilidades demonstradas por líderes que obtiveram sucesso em suas carreiras. Foram analisadas as respostas de 330 mil chefes, executivos e subordinados. Cada entrevistado apontou, entre 16 opções, as quatro melhores competências de um líder. Conheça agora o resultado dessa pesquisa.

Ranking das dez habilidades mais importantes em um líder

1. Motivação e exemplo

O líder tem a capacidade de apresentar sua visão de futuro, motivar a equipe e servir como exemplo. Todos desejam trabalhar em uma empresa que se diferencia das concorrentes. O papel da liderança é criar as condições para que a ação de cada colaborador impacte positivamente os clientes e a sociedade.

Um bom líder também é aquele em que as pessoas se espalham e admiram, portanto seja exemplo.

2. Honestidade e integridade acima de tudo

O ditado “Não basta à mulher de César ser honesta; ela precisa parecer honesta” se aplica perfeitamente neste caso.

A honestidade e a transparência são requisitos fundamentais para o líder. A credibilidade de seu discurso se relaciona diretamente com o nível de confiança estabelecido no dia-a-dia na empresa. O importante é, em qualquer situação, falar a verdade.

Falamos um pouco sobre ser exemplo, isso se aplica em diversos campos, o que inclui a honestidade. Seus liderados devem lhe encarar como alguém confiável e honrado, isso automaticamente gerará admiração.

3. Capacidade analítica

As grandes corporações contratam líderes para resolver problemas organizacionais e aproveitar as oportunidades do mercado. Isso requer capacidade analítica e pragmatismo acima da média.

Portanto, você qual líder, deve ter aptidão para essas resoluções. Deve ser alguém prático e ágil, que tenha capacidade de percepção apurada para identificar e resolver problemas.

4. Foco em resultados

Muitos se contentam em pegar carona e ver o mundo passar na janela. Já o líder sente a necessidade de comandar os processos, perseguir metas e conquistar o sucesso. Ele é guiado pela busca por melhores resultados.

Dessa forma um bom líder não se cansará. Criará um planejamento e criar meios adequados de alcançar suas metas.

5. Poder de comunicação

Em diversos momentos, o líder se comunica com muitas pessoas e usando linguagens distintas.

Seu poder de comunicação se manifesta na conversa com um funcionário, em reuniões com sua equipe, nos telefonemas, nas conferências via smartphone, em seminários, mas também em posts, e-mails e comunicados internos. Fala e escrita claras e articuladas são indispensáveis.

É por meio de uma comunicação eficaz que o líder motiva, passa suas mensagens e o que espera do funcionário, consegue elogiá-lo e consequentemente alcança resultados.

Uma comunicação adequada tem o poder de persuadir e fazer progresso.

6. Relacionamentos sólidos

Qualquer que seja a atividade da empresa, ela se estabelece com base em relacionamentos e confiança. O líder sempre busca estreitar o contato com funcionários, clientes, fornecedores, outras áreas da empresa e a comunidade onde ela se insere.

Um bom líder não se coloca na posição de chefe autoritário, pelo contrário, ele faz as coisas acontecer, exige mas não se torna um general sobre seus subordinados. Ele cultiva um bom relacionamento com eles.

7. Conhecimento técnico

Muitos líderes iniciam as carreiras em uma área específica (marketing, administração, criação de softwares etc). Eles desenvolvem suas habilidades ao longo dos anos, acumulando expertise e se assumindo a condição de especialistas. O know-how os credencia e desperta a admiração de colaboradores, clientes e fornecedores.

O líder presta apoio e orientação, por isso o conhecimento se torna indispensável. Um líder não conseguirá prestar orientações necessárias se não possuir habilidades e conhecimentos técnicos sobre determinada area, produto, etc.

8. Visão estratégica

O verdadeiro líder tem visão de longo prazo e não fica preso às questões imediatas. A liderança pode ter ação tática, porém jamais perderá a visão estratégica do negócio. Dela depende o futuro da empresa.

Por isso um bom líder busca ver as etapas por si e como elas refletirão nos negócios. Ele não se limita ao que acontece no momento atual.

9. Investimento no desenvolvimento da equipe

O verdadeiro líder reconhece a importância do desenvolvimento profissional de sua equipe. Por isso, investe tempo e recursos financeiros na formação daqueles colaboradores mais promissores. Ele trabalha na preparação da próxima geração de líderes da empresa.

Além disso ele entende que a capacitação e conhecimento são meios de uma determinada atividade ser realizada de forma mais eficiente e ágil, o que gera benefícios para o negócio.

10. Aposta na inovação

Pesquisa realizada pelo Innovation Barometer da General Eletric com 2.800 executivos seniores analisou a importância da inovação para as empresas.

Nada menos que 92% dos entrevistados concordaram com a afirmação “a inovação é a principal alavanca para criar uma economia mais competitiva”. Capacidade de inovar é requisito indispensável para qualquer líder.

Além disso, conforme mencionei, os negócios precisam criar estratégias para se manterem competitivas. A inovação é uma excelente ferramenta para auxiliar nesse processo.

Os consumidores buscam novas meios, produtos e serviços, eles são incansáveis. Por isso um negócio que se mantém inalterado, com algumas atribuições que não se aplicam no cenário atual, se tornarão obsoletos.

Em vista disso é de extrema importância que o líder saiba como planejar e criar estratégias de inovações para seus negócios e contribuir para que não caiam no esquecimento.

Ele gerencia de forma adequada negócios e pessoas para alcance de resultados na organização. Além disso, tem uma comunicação eficaz e persuasiva e se torna um exemplo para seus liderados.

Rafael Carvalho

Rafael Carvalho é empreendedor digital há mais de 20 anos e desenvolveu dezenas de negócios na internet. É criador de diversos treinamentos online, com destaque para o método Lançamento Enxuto e a Mentoria Imparáveis, que são considerados os melhores treinamentos para quem deseja possuir um negócio lucrativo, honesto e saudável na internet.

Deixe seu comentário: