Empreendedorismo, Startups

7 livros que nenhum empreendedor de startup pode deixar de ler

O conhecimento é uma ferramenta de extrema importância para gerenciamento de qualquer negócio. É por meio dela que o empreendedor pode conhecer...

· 4 min leitura >

Uma das principais áreas onde os empreendedores precisam de assistência é a educação. Isso não precisa ser necessariamente educação formal, mas uma educação que forneça aos proprietários de empresas as habilidades de que precisam para administrar seus negócios com eficácia.

Em muitas circunstâncias, os empreendedores são excelentes em seu comércio; no entanto, podem não ter as outras habilidades necessárias para administrar seus negócios. E os resultados disso são desastrosos, afinal quantos negócios não já fecharam por má administração, não é verdade?

Há um ditado bem conhecido que todos ouvimos quando crianças, de uma forma ou de outra – “conhecimento é poder”.

Da mesma forma, o conhecimento nos negócios lhe dá poder.

Esse princípio se aplica de muitas maneiras. Por exemplo, quanto mais você entende sua própria saúde, mais você sabe o que significa viver de forma saudável. Essas informações dão a você o poder de evitar doenças e lesões.

Além disso, há também o fato de que quanto mais você aprende e quanto mais qualificações você ganha, melhores são as oportunidades as quais você provavelmente terá acesso.

Eu poderia listar extensos motivos da importância do conhecimento, mas melhor ser breves, não é?

1. Você nunca saberá como melhorar a menos que saiba que pode haver um problema

Nenhum negócio é perfeito, especialmente no início , e até mesmo os empresários mais bem-sucedidos e aclamados do mundo já experimentaram seu quinhão de fracassos enquanto subiam ao topo.

Um bom empresário nunca para de aprender. O conhecimento permite que você identifique e aproveite as oportunidades ao seu redor, permite que seu negócio prospere em meio à concorrência e garante sua relevância em seu setor.

Uma grande parte do que significa ter sucesso como empreendedor é tomar seus erros e fracassos como oportunidades de aprendizagem e usá-los para se motivar a melhorar seu negócio em áreas essenciais.

Mas, se você não sabe que há um problema, nunca saberá como melhorar. Quando você identifica um problema, pode trabalhar para corrigi-lo.

Também como proprietário de uma empresa, novamente, conhecimento é poder.

Habilidades e percepções são uma parte importante do que torna você valioso para os clientes

2. Habilidades e percepções são uma parte importante do que torna você valioso para os clientes

Como empresa, seu principal objetivo é fornecer algum grau de valor aos seus clientes; em troca do dinheiro que eles estão dispostos a pagar por esse benefício.

Mas o que o torna valioso para seus clientes, quando tudo está dito e feito?

Bem, é em grande parte uma questão de suas habilidades e percepções – pois permitem que você identifique e atenda às necessidades do cliente de maneira sagaz e eficaz, ao mesmo tempo que se diferencia da concorrência e traz algo novo para a mesa que eles podem não ser capazes de oferecer.

Quanto melhor você desenvolver e refinar suas habilidades, mais compreenderá as nuances de sua função. Isso lhe dá o poder de ser mais valioso para seus clientes.

3. Quanto melhor você entender o seu setor, mais criativamente poderá manobrá-lo

Administrar uma empresa de sucesso requer muitas manobras inteligentes e a capacidade de identificar e aproveitar as oportunidades à medida que elas se apresentam.

Obviamente, antes de identificar e aproveitar adequadamente qualquer oportunidade, você precisa entender bem o seu setor. Com nuance suficiente, você será capaz de ler adequadamente os vários desenvolvimentos que estão acontecendo.

O conhecimento ajuda a prever a probabilidade de um evento prejudicial acontecer e a implementar sistemas eficazes para lidar com eles. 

Compreensão sólida e profunda é uma marca registrada de negócios de sucesso. Com o conhecimento certo, eles avaliam suas opções e vencem as probabilidades para obter resultados favoráveis.

Além disso, atender às necessidades e desejos de seus clientes exige a aplicação de conhecimentos de várias formas, como habilidades, percepções e até mesmo experiências que podem ajudá-lo a fornecer excelentes produtos ou serviços a eles.

Compreensão e conhecimento são duas coisas que aumentam o potencial de criatividade , e a criatividade aumenta o potencial de inovação, que por sua vez é um elemento fundamental para o sucesso.

4. O conhecimento mantém o seu negócio relevante

Cada setor está em uma esfera dinâmica que cresce e fica maior a cada dia. Novas tecnologias, novos avanços, novas descobertas e inovações são as normas no mundo dos negócios do século XXI.

O que era o mais novo “in-thing” para o seu setor quando você começou seu negócio, provavelmente está se tornando uma norma ou desatualizado agora. Uma indústria inteira pode ser modificada massivamente no mais curto espaço de tempo.

Como proprietário de uma empresa com visão de futuro, você não pode se dar ao luxo de ignorar as tendências e atualizações mais recentes em seu setor se quiser permanecer relevante. 

Sua relevância no setor escolhido depende totalmente de quanto você sabe sobre a dinâmica desse setor como um todo, o recente “know-how” ou desenvolvimentos e como você pode aplicar esse conhecimento para construir um negócio de sucesso.

Alguns dizem que a ignorância é uma bênção … o que você não sabe não pode te machucar, certo? Errado. Definitivamente, não no mundo dos negócios. O que você não sabe pode se tornar o que significa a ruína para o seu negócio. A falta de conhecimento o deixará para trás.

Mas então como os empreendedores podem melhorar seus conhecimentos de negócios?

1. Mentoreamento – encontre um mentor que possa contribuir para uma decisão ou desafio de negócios

2. Faça cursos online de curta duração em uma instituição respeitável – esses cursos geralmente oferecem uma boa relação custo-benefício

3. Lendo livros – visite a livraria mais próxima e leia livros de negócios ou biografias de empreendedores de sucesso.

Com a grande popularização da internet é possível encontrar praticamente tudo através dela. Com os livros não seria diferente, você pode escolher adquirir o exemplar que deseja e lê-lo a qualquer hora do dia e em qualquer lugar que você deseja.

Como você pode observar, a última dica para melhorar o conhecimento e administrar seu negócio de maneira mais eficiente é justamente por meio da leitura de livros.

Pensando nisso, fiz uma lista rápida com alguns dos principais livros que o empreendedor digital deve procurar ler. Porém, não deixe que a leitura comprometa ou atrase o seu poder de execução. O que importa mesmo é colocar a mão na massa.

Não significa que você precisa ler todos e nem que precise ler nesta ordem que apresentei. Ordenei desta forma pensando em um processo de aprendizado que aumente gradativamente tanto a complexidade de leitura quanto a introdução de novos assuntos. Mas isso vai da necessidade e interesse de cada um pelo tema.

Algumas referências possuem apenas edição em inglês, então aproveite para treinar o idioma!

1. Getting Real – 37Signals

GettingReal

2. The Entrepreneur’s Guide to Customer Development – Brant Cooper e Patrick Vlaskovits

cd-plain-book

3. Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios – Alexander Osterwalder e Yves Pigneur

bmgen

4. A Startup Enxuta – Eric Ries

startup-enxuta

5. Running Lean – Ash Maurya

runninglean

6. The Startup Owners Manual – Steve Blank

the-startup-owners-manual

7. Design Thinking – Tim Brown

design-thinking

O que achou desta lista? Incluiria ou excluiria algum?

Deixe seu comentário: