11 Hábitos de grandes empreendedores

  • Autor do post:
  • Última modificação do post:2 de agosto de 2020
  • Comentários do post:0 Comentário
  • Tempo de leitura:9 minutos de leitura

Sabemos que o mundo do empreendedorismo é cercado de desafios, não é fácil lidar diariamente com inúmeras demandas que você mesmo tem que gerir e analisar soluções.

Pensar na organização e desafios pode contribuir para o medo e o desânimo nos empreendedores. Entretanto, com algumas ferramentas, o sucesso nesse meio pode ser alcançado.

Podemos dizer que cultivar e inserir em sua rotina bons hábitos podem ser exemplos dessas ferramentas.

Quais são as atitudes e comportamentos que bons empreendedores compartilham? Você sabe? Então, no post do blog de hoje, vou indicar e comentar melhor sobre os onze hábitos que bons empreendedores costumam seguir em suas carreiras no empreendedorismo. A matéria é inspirada em um artigo da Inc. Magazine (confira aqui.)

1. Acreditar em você

Todo mundo sabe o quão difícil é o ambiente de empreendedorismo e startups. Isso porque é um tipo de negócio que envolve correr riscos, e muitos! Nada é certo, e tudo muda rapidamente. Então, como lidar com tamanha instabilidade mantendo a fé no negócio e em você mesmo? A base para essa resposta é simples: Acredite! E acredite, principalmente, em você.

Ou seja, os fracassos são quase inevitáveis, mas se você acredita na sua alma de empreendedor, não é uma ideia que não deu certo que vai te desaminar e fazer desistir do empreendedorismo.

2. Se colocar no lugar dos clientes

Um bom empreendedor enxerga o mundo a partir da perspectiva do seu cliente. E isso significa muito para o sucesso de uma startup.

Nesse sentido, você deve se colocar no lugar do cliente para tomar decisões que irão afetar em cheio a vida desses consumidores, e assim aumentam-se as chances de acerto.

Por exemplo, Steve Jobs, acreditava nos produtos da Apple, mas principalmente, enxergava o potencial dos clientes em acreditar naquela solução simplesmente porque ele se colocou no lugar deles e viu que tal solução fazia sentido e resolvia um problema real!

Por isso, tenha sempre em mente quem são os seus clientes e tome atitudes baseadas nas necessidades deles.

3. Observar o ser humano

Outra característica muito seguida por grandes nomes do empreendedorismo é a capacidade de observação diante dos hábitos dos clientes.

Quem trabalha nesse ramo deve, antes de qualquer coisa, gostar de gente! Por isso, você deve gostar de ter contato com pessoas a fim de descobrir quem são os seus clientes, e quais são os hábitos, costumes, necessidades deles para a partir daí oferecer uma solução que realmente lhes interessem.

Uma dica: Se você deseja criar um produto que as pessoas irão amar, mantenha sempre os seus olhos e os seus ouvidos bem abertos!

4. Ter obsessão pelos seus produtos

Romero Rodrigues, Luiza Trajano, Alexandre Costa, o que esses empreendedores de sucesso têm em comum? Eles são fanáticos por seus produtos e sempre buscam apresentar melhorias deles para os clientes.

Por isso, gastam tempo e esforço extraordinário para acertarem nas coisas. Então, se você deseja ser um empreendedor bem sucedido, deve estudar constantemente o seu produto e levar novidades de valor para o cliente!

superação

5. Vontade de Vencer

Falei no início desse artigo que o mundo de empreendedorismo é repleto de desafios. Por isso, não desanimar e estabelecer desejos de vencer podem funcionar como combustíveis para não desistir do seu negócio.

6. Definição de Metas

Provavelmente esse seja o hábito de maior destaque entre os empreendedores. A definição de metas podem ser diárias, mensais ou até anuais.  Quando há um estabelecimento claro dessas metas, as dificuldades que permeiam o negócio serão recompensadas.

Mas caso você precise de motivação para alcançar suas metas falá-las em voz alta, compartilhar com alguém que você confie e ter em mente o porquê de estar realizando ela, pode te impulsionar o motivar a alcançá-las.

7. Gratidão

Tudo que emanamos retorna a nós. É bem verdade que é necessário correr atrás e ter pontos autocríticos, porém, em cada conquista, a cada passo dado é importante desenvolver o sentimento de gratidão.

Ser grato até mesmo por algo que não deu certo contribui para lembrar de como podem melhorar e aprender com seus erros.

8. Visão de Negócios

Um empreendedor de sucesso busca ter uma visão panorâmica das situações, diferente da percepção de muitas pessoas. Outra coisa interessante é que acreditam em seus planos e metas e utilizam todos os recursos disponíveis para alcançar.

Ainda que para alcançar sejam detectados grandes desafios, bons e grandes empreendedores não levam aquele obstáculo como impossível de ser alcançado, eles têm em mente que podem superar.

conversa

9. Resolução de problemas

Em qualquer negócio e em qualquer meio é natural que surjam problemas. Bons empreendedores enfrentam esses problemas e lidam com eles da forma correta.

Sentem-se responsáveis e assumem a responsabilidade daquilo que não deu certo, sem fugir, se esforçando para consertar.

10. Maximização de ganhos

Ao começar a obter lucros com seu negócio alguns empreendedores cometem o erro de perder o controle sobre suas finanças, gastam além do que se ganham e misturam finanças pessoais e corporativas.

Já empreendedores de sucesso cultivam o hábito de dominaram sua vida financeira, assumindo o controle. Além disso, buscam sempre aumentar suas possibilidades de ganhos e usá-las conscientemente.

11. Lista de tarefas

Organização é um ponto forte de grandes empreendedores. Listar as principais tarefas e ter controle sobre elas ajuda a ter clareza sobre o que desempenhar e como fazer isso.

Além de ganhar tempo, esse hábito contribui para direcionar os esforços de forma correta.


Todos tem pontos fontes e fracos. O ponto em questão abordado aqui refere-se a explorar esses pontos fortes de forma a torná-los hábitos que elevam a chance de obter negócios sucessores. Partilhar vitórias também é uma ferramenta interessante.

Uma trajetória empreendedora é repleta de altos e baixos mas empreendedores de sucesso possuem uma mentalidade mais preparada e maior disposição física e mental.

E então, gostou das dicas sobre o comportamento de empreendedores de sucesso que você pode seguir? Compartilhe a sua opinião nos comentários!

Rafael Carvalho

Rafael Carvalho é empreendedor digital há mais de 20 anos e desenvolveu dezenas de negócios na internet. É criador de diversos treinamentos online, com destaque para o método Lançamento Enxuto e a Mentoria Imparáveis, que são considerados os melhores treinamentos para quem deseja possuir um negócio lucrativo, honesto e saudável na internet.

Deixe seu comentário: