Empreendedorismo, Marketing, Tecnologia

Como divulgar sua empresa com vídeos online

A internet se popularizou e uma grande parcela de pessoas consomem diariamente os conteúdos presentes nela. Sabia que os conteúdos em vídeos são...

· 4 min leitura >
Como divulgar sua empresa com vídeos online

Com o avanço da tecnologia e consequente popularização da internet, ela vem sendo usada para diversos fins: entretenimento, pesquisas, trabalho, etc. Por isso, a internet pode ser uma excelente ferramenta para te ajudar a alcançar um patamar mais alto nos seus negócios.

É possível utilizar a internet e as plataformas disponíveis nela de inúmeras formas: vídeos, ebook’s, páginas, webistes, webinar.

Hoje, uma parcela enorme da população acessa a internet e fazem inúmeras coisas através dela. Dados mostram um aumento muito considerável dos negócios online ou e-commerce como também são chamados.

De fato, quando bem utilizadas, as ferramentas digitais ajudam a aumentar a popularidade e as conversões da empresa.

Um excelente exemplo são os vídeos compartilhados nas redes sociais. Eles são uma forma simples, rápida e dinâmica de comunicação, muito eficientes em atrair a atenção do público-alvo.

Mas, para que o vídeo surta o efeito esperado, é preciso garantir que o material tenha qualidade e que transmita a mensagem esperada. Confira, neste post, algumas dicas para criar seus vídeos de divulgação.

1. Invista em qualidade

É importante lembrar que todo conteúdo postado nas redes sociais da empresa reflete na imagem da marca. Um vídeo com imagens de baixa qualidade, distorcidas e com péssima qualidade de som não passa uma boa mensagem, certo?

Para garantir que o material divulgado seja uma representação positiva, é importante tomar alguns cuidados durante a gravação: utilize uma boa câmera para capturar as imagens, invista em microfones que melhorem a qualidade dos áudios obtidos e capriche na iluminação.

Também é importante estar atento à qualidade recomendada para cada rede social (no Facebook, por exemplo, é indicado carregar vídeos com até 1280 px de largura e com 30 quadros por segundo). Alguns programas simples de edição de imagem são úteis na hora de ajustar as proporções ideais. Experimente utilizar o iMovie ou o Windows Movie Maker para isso.

Esteja atento a todos os aspectos do seu vídeo. Cuide da iluminação, para isso você pode contar com uma fonte barata: a luz natural. Procure um espaço, no local onde irá gravar o seu vídeo, que haja penetração da luz do sol adequadamente.

Se não há um lugar assim pode pensar em fazer isso em ambientes externos, com tanto que não haja interferência de sons.

Outra opção também é investir em luz artificial. Você pode pesquisar e encontrar opções baratas de iluminação artificial na internet e que podem contribuir para melhor visualização e qualidade da sua gravação.

2. Cuidado com os vídeos muito longos

Entre as características mais apreciadas pelos internautas, podemos citar a objetividade do conteúdo compartilhado. Este é um público que recebe centenas de informações diariamente e que gosta de explorar boa parte delas. Por isso, são pessoas que dão preferência a materiais curtos e dinâmicos. Um bom roteiro ajuda a assegurar que o material fique direto, prático e atrativo.

Esteja atento a utilizar um estilo de comunicação adequada para sua audiência. Palavras que não são facilmente compreendidas ou não estejam dentro da realidade daquele público também não são recomendadas.

Invista em um estilo descontraído e conversante, isso dará um ar mais leve e fará com que seu conteúdo através do vídeo seja consumido de forma mais prazerosa e interessante ao público.

Seja bem específico, se prepare e saiba o que falar. Não enrole muito mas, por outro lado, não deixe de passar alguma informação importante e necessária.

3. Crie materiais dinâmicos

Um dos vídeos de divulgação mais importantes para uma empresa é o que explica quais são os produtos ou serviços disponibilizados pela marca. Quanto mais simples for a linguagem utilizada e quanto mais ágeis forem as imagens, melhor.

Existem diversas maneiras de chegar a resultados criativos. Veja o exemplo do vídeo What is bitcoin, que explica de maneira dinâmica e com linguagem descomplicada o que é a moeda digital. O assunto, aparentemente complexo, fica muito mais acessível com o uso de gráficos e outros recursos de vídeo.

Lembre: quanto mais atrativo e acessível for o material, maior é o público atingido.

Vivemos em uma era de pessoas atarefas e imediatistas, quanto mais prático, porém, completo e direto o seu conteúdo for mais atrativo será.

4. Teste seus vídeos

Esta é uma dica valiosa para qualquer ação de marketing, inclusive para os vídeos divulgados. Depois que o material estiver pronto, teste a mensagem passada com uma audiência selecionada. Dessa maneira, você pode evitar que alguma parte do material seja mal interpretada e garante que as informações principais estejam claras e compreensíveis.

Pode acontecer de você se empolgar na sua conversação e deixar passar algumas informações importante ou até mesmo passar informações demais.

Sabe aquela história de que quem está de fora consegue ver as coisas de uma forma melhor? Pois é, com seus vídeos isso se aplica muito bem. Ao assistir você poderá criar uma percepção sobre todos os aspectos daquele conteúdo, se é realmente o que você gostaria de passar.

5. Divulgação nas redes sociais

Comece marcando presença no YouTube, uma das principais redes sociais para divulgação de vídeos. Este é o espaço ideal para reunir todo o material de audiovisual produzido pela empresa, portanto, crie um canal para sua marca.

Depois, utilize outras redes sociais para divulgar os vídeos publicados. Compartilhe o material no Facebook, blog, Twitter, Instagram e LinkedIn da empresa. Também é importante criar versões específicas para cada canal de comunicação digital. Que tal criar um teaser do vídeo para ser publicado no Instagram (rede social que comporta arquivos com até 15 segundos)?

Falando de instagram, quanto mais conteúdo você posta e quanto mais engajamento você consegue mais será entregue as pessoas. Por isso deixe a vergonha de lado e invista tempo para alcançar o maior número de pessoas possíveis.


Lembre-se também de estar sempre presente. Sabemos que as pessoas tendem a consumir cada vez mais conteúdos no meio digital. Por isso, esteja sempre presente nesse meio para ser visto, lembrado e construir uma imagem positiva do seu negócio.

Conhece outras dicas para divulgação de empresas com vídeos online? Compartilhe sua experiência nos comentários.

Deixe seu comentário: