Empreendedorismo, Marketing, Vendas

7 dicas para ter sucesso com marketing sem gastar muito

O marketing é um dos aspectos mais importantes para qualquer negócio, é através dele que os consumidores criam uma imagem positiva sobre...

· 4 min leitura >
7 dicas para ter sucesso com marketing sem gastar muito

Bom, é sabido que o Marketing é uma ferramenta importante para alavancar qualquer negócio.

O marketing pode estar presente de diferentes formas. Por exemplo, quando alguém consome seu produto ou serviço e indica a outras pessoas isso é um marketing sabia? Ele irá refletir positivamente para o seu negócio.

O marketing pode também estar presente ao inserir algumas estratégias de divulgação e construção de uma imagem positiva para o seu negócio.

O grande impasse encontrado por muitos empreendedores são os recursos ou habilidades para fazerem essa implantação. Entretanto, o ponto chave aqui que vou passar para você é que é possível desenvolver estratégias de marketing com passos simples e poucos recursos, vamos conferir?

1. Defina metas e faça planejamento

Bem verdade que você precisa estar visível, por outro lado, além de construir uma imagem forte e positiva você precisa ter produtos para comercializar ou os recursos para prestar o seu serviço.

Por isso, se os seus recursos são escassos será necessário arrecadar fundos com o que você tem disponível, em outras palavras, precisará zerar seu estoque para investir em crescimento.

Em vista disso, planeje exatamente quanto tem ou terá disponível e como esses recursos serão utilizados.

Defina metas de compras, gastos, etc. Tudo tem de estar bem alinhado. Após uma clara definição você deverá entrar em ação e agir conforme as metas que foram definidas, senão de nada valerá.

2. Participe de eventos estratégicos

Fique atento a todas as feiras, congressos e encontros realizados em seu segmento de atuação (online é até mais fácil). Neles você terá ótimas oportunidades para apresentar sua marca de maneira estratégica e ainda poderá fazer ações de marketing de relacionamento com os públicos-alvo de seu empreendimento. Sem contar que, frequentando esses espaços, você ficará por dentro de todas as novidades do setor.

E além de participar destes eventos, você poderá também promover alguns. Convide um grupo de clientes e parceiros para uma reunião de confraternização, para uma palestra, um café da manhã de negócios, etc. (assim que possível). Utilize esses momentos para oferecer pequenas vantagens nas transações comerciais, dê lembranças simbólicas que façam alusão à sua marca e, posteriormente, envie um e-mail ou faça uma ligação agradecendo a sua presença.

Isso irá gerar aproximação com os potenciais clientes além de fortalecer a imagem da sua marca e a relação com aqueles que já são clientes.

3. Esteja presente nas redes sociais

Todas as empresas que desejam ter um ótimo posicionamento de mercado, que visam à expansão e visibilidade de seu negócio, e que almejam alavancarem seus negócios, precisam fazer-se presente nas redes sociais. Por meio de baixos investimentos, é possível gerar ótimos retornos com as estratégias de marketing desenvolvidas. Utilize o Facebook, Linkedin, Twitter, Instagram, etc., e promova a interação com aqueles que se interessam por seu negócio.

Era comum antigamente a realização de divulgação por meio de panfletos, outdoors, etc, é verdade que essas ferramentas podem até trazer um retorno, entretanto, é muito pequeno comparado aos meios de divulgação presentes hoje.

Os consumidores estão em grande parte presente na internet, deixe sua marca visível lá.

Veja onde seu público está presente. Onde mais as pessoas acessam? elas costumam migrar para outra plataforma? acompanhe-as e se reinvente.

4. Aposte em divulgações com formatos diferentes

Que tal fugir das formas convencionais e começar a criar conteúdo diferenciado para chamar a atenção de seus clientes? Você pode produzir vídeos online para atrair o interesse de seus consumidores por meio de mensagens e imagens diferenciadas. A partir de estratégias como essa, você pode desenvolver materiais que têm chance de se tornar virais e ser compartilhados e indicados por muitas pessoas.

Outra estratégia que tem gerado ótimos resultados a custo baixo é a de Marketing de Conteúdo. Por meio dela, você desenvolve materiais ricos que levam informações sobre seus produtos e serviços ao seu público-alvo. Se for bem feita, essa estratégia também favorece o posicionamento de sua marca nos mecanismos de busca.

Além disso os consumidores confiarão mais em você, quanto mais conteúdo rico e constantemente você leva mais propriedade terá para falar sobre o assunto e propor seu negócio.

5. Associe a imagem de sua empresa à de grandes marcas

Credibilidade é uma palavra-chave para toda organização que almeja o sucesso! E construir uma boa reputação e uma excelente imagem no mercado exigem alguns esforços de marketing. Uma das maneiras de se conseguir um bom resultado é associar a sua marca às marcas de empresas campeãs. Crie parcerias estratégicas com grandes organizações que sejam bem vistas no mercado e “apareça” sempre ao lado delas. Você poderá apoiar alguma ação social ou entrar com algum patrocínio em uma ação, por exemplo.

Uma ação social é uma excelente ferramenta, isso porque sua marca ficará visível e construirá uma imagem positiva perante sua audiência.

Obviamente, você já deve ter notado que grandes marcas se empenham em ações sociais com nomes de organizações que fazem essas ações, por meio de reversão de parte das vendas para doações a essas organizações.

6. Incentive as pessoas a falar sobre seu negócio

Sabe aquela história de que quem não é vista não é lembrado? Pois bem, com o seu negócio funciona da mesma forma.

Quantas mais pessoas estiverem recomendando e falando sobre seu negócio mais as pessoas se interessaram por ele e confiarão na imagem forte e positiva construída.

Por isso, busque incentivar as pessoas a comentar, a falar, indicar. Ofereça recompensas para aqueles que publicam fotos, por exemplo. Ainda que não possa oferecer recompensas você pode oferecer reconhecimento e visibilidade para seus clientes.

7. Construa uma lista de e-mail

Diferente do que muitos pensam os e-mails ainda são muito utilizados por muitas pessoas. Ao se comunicar com sua audiência por meio de e-mails você passa uma imagem profissional da sua marca e com isso utiliza bem todas as plataformas disponíveis para transmitir seu negócio a outros.

Crie uma comunicação eficaz e adequada com as pessoas, além disso você pode elaborar campanhas especiais para os leitores e personaliza promoções, por exemplo.

Já viu que é importante estar presente em tudo, né? Pense bem, se existe uma ferramenta disponível, gratuita, por que não aproveitar e utilizar?

É fundamental que todo empreendedor compreenda a importância de investir em estratégias de marketing para ver o seu negócio decolar. Com as dicas que ofereci nesse post, você pode perceber que sem gastar muito é possível desenvolver boas ações.

Portanto, não perca tempo e comece já a preparar a sua estratégia!

Como fazer follow up do jeito certo

Como fazer follow up do jeito certo

Rafael Carvalho em Vendas
  ·   4 min leitura

Deixe seu comentário: