Sumário
Hoje milhares de pessoas em busca de satisfação pessoal, crescimento ou até mesmo como medida frente as dificuldades, trilharam o caminho do empreendedorismo.
Podemos dizer que essa trajetória é repleta de desafios diariamente. O sucesso e ganhos dependem principalmente de você ou da sua gestão.
É por isso, que é comum surgirem desânimos, incertezas e medo em relação a esse mundo que o empreendedor está adentrando.
Porém, algumas ferramentas podem auxiliar e contribuir para uma gestão mais eficiente do negócio. É comum ouvirmos a frase de que tudo que há esforços, a chance de dar certo é muito maior. Realmente essa frase é bem verdade, porém, é preciso, antes de mais nada, saber canalizar esses esforços e direcioná-los de forma adequada.
Qualquer trabalho sem estratégias corretas poderão ter resultados negativos.
Para a cofundadora da Contently Shane Snow, o empreendedorismo é, por definição, “a arte de criar sistemas que geram mais valor, com o menor esforço”. Startups como a dela seguem modelos de negócio de sucesso com base em produtividade de alto impacto.
Será que qualquer empresa pode seguir exemplos de startups para melhorar seus processos internos? Eu acredito que sim. Por isso, reuni cinco dicas importantes para empreendedores que qualquer área, sendo negócios digitais ou não. Vamos ver o que as startups fazem?
1. Elas terceirizam as partes chatas
Já pensou em não precisar fazer todas as partes chatas de seu novo empreendimento? Só porque você ainda não tem uma megacorporação, não significa que não possa deixar os trabalhos mais azedos para outras pessoas fazerem. Por isso, sempre que possível, opte pela terceirização!
- O Sanebox, por exemplo, é um serviço bastante útil, pois filtra os emails não-importantes do dia para você.
- O IFTTT (abreviação de “If this, then that”, algo como “se isto, então aquilo”) é um outro programa para cuidar de tarefas pontuais. Que tal não ter mais que se preocupar com casualidades loucas? É enviado um aviso quando, por exemplo, vai chover, fazendo com que você não esqueça de sair com o seu guarda-chuva!
- Serviços de higiene, mercearia e lavanderia também são boas opções para terceirizar.
Mas lembre-se: JAMAIS terceirize uma atividade crítica do seu modelo de negócio. Especialmente aquelas que irão gerar um aprendizado importante. Não esqueça que é você quem tem que rodar o loop Construir-Medir-Aprender.
O ponto aqui é que seus esforços podem ser concentramos a atividades essenciais, que terão traços da cultura do seu negócio, por exemplo. Porém, atividades rotineiras, mera burocracia ou coisas simples podem facilmente ser delegadas tanto a pessoas ou empresas como até mesmo sistemas.
A tecnologia pode ser bem usada a favor do empreendedorismo. Os negócios devem buscar constantemente as ferramentas disponíveis e implementá-las. Por meio delas é possível ganhar tempo, agilidade e trocar o negócio muito mais eficiente.
2. Elas não se deixam interromper
Os problemas que você precisará resolver serão bem complexos e, por isso, é importante se afastar de possíveis distrações que possam atrapalhar o seu foco. Na prática, em vez de prometer enviar um e-mail para você, o fundador de uma startup vai tirar o telefone do gancho e escrever esse e-mail enquanto você ainda está lá.
Além disso, o foco é importante para não ocasionar problemas na execução de suas tarefas. Distrações podem ser fontes potenciais para cometer erros e atrapalhar a evolução do seu negócio.
Outro ponto é que quanto mais complexo for um assunto para se resolver mais demandará seu foco e atenção. Por isso canalize esforços sem distrações de forma a concluir quanto antes suas tarefas.
3. Elas planejam pouco, mas fazem muito
Reuniões e mais reuniões, conversas e mais conversas, follow-ups e follow-ups… Esqueça tudo isso! A ação deve sempre ser imediata. Para melhorar a produtividade de sua empresa, a questão atual não deve assumir um espaço futuro em seu cérebro ou no seu calendário. Evite ao máximo deixar para depois!
Interessante nesse ponto seria padronizar suas atividades de forma a não perder tempo pensando em como executá-las, mas ter tudo devidamente definido e realizá-las com agilidade e fluidez.
4. Elas têm reuniões assertivas
A sua agenda deve sempre ser clara e precisa. Se houver uma reunião, mais ainda. É uma reunião que pode ser feita em 6 minutos? Por que ficar alongando, então? Resolva em 6 minutos e parta para a execução. As startups produtivas evitam o excesso e o desperdício, principalmente de tempo.
Para ajudar você pode ter um escopo de todo material a ser usado na reunião ou da demanda que será objeto dela. Quanto mais informações prévias obtiver e saber exatamente como proceder mais eficazes serão suas reuniões.
Além disso, com a constante evolução dos meios tecnológicos e sua inserção no ambiente corporativo é possível até mesmo utilizar plataformas digitais para realizar as reuniões, em qualquer lugar e a qualquer hora, com muito mais praticidade.
5. Elas não perdem encontros de networking
A vida é feita de acasos, a gente sabe bem disso. E um bom empreendedor tem que saber aproveitá-los ao máximo. Nessa indústria, é difícil saber com precisão o que irá acontecer. Por isso, a recomendação é que se compareça ao máximo de encontros possível: palestras, meetups, workshops. Nessas ocasiões, troque ideias, ouça bastante, fale do que você precisa e do que pode oferecer. Nunca se sabe o que o destino reserva após uma conversa com pessoas interessantes, não é?
Além disso, essa troca de experiência poderá contribuir a gerar inovação de mais motivação frente aos desafios encontrados no meio empreendedor.
Todos precisamos contar com o apoio, seja na vida pessoal ou profissional. Por isso, ter e manter bons contatos e relacionamentos são pontes e recursos para resolução de problemas, apoio, inovação e crescimento contínuo.
Agora eu quero saber: que lições das startups você levaria para sua empresa? Compartilhe nos comentários!