Empreendedorismo, Gestão

7 Provocações para Repensar seu Modelo de Negócios

Depois de ter seu modelo de negócios prontos é importante testar e validá-lo. Algumas estratégias devem ser traçadas para que, de fato, seu...

Escrito por Rafael Carvalho · 3 min leitura >

Você já fez o seu modelo de negócios? Já tem o seu Canvas pronto? E agora?

O próximo passo você deve saber não é mesmo? Testar e validar o modelo da sua Startup.

Então, deixo aqui 7 provocações para você repensar o seu modelo de negócios.

1. Qual é o seu custo de mudança?

Se um cliente te contrata é porque algo, que ele poderia fazer de outra forma, ele obtém de você. Trata-se de uma escolha que pode ser desfeita a qualquer momento.

Então, a provocação é: “Quão fácil é para o seu cliente desescolhê-lo?

Ou seja, o que sua empresa faz que torna difícil, improvável ou até mesmo impossível que ele substitua o seu serviço? Ou, ainda, de que forma você prende (lock in) o seu cliente?

Esse processo diz respeito a fidelização dos clientes e, para tanto, diversas estratégias podem ser traçadas para alcançar tal objetivo.

Por exemplo, uma dessas forma é sendo consistente em seus serviços. Isso porque atender às expectativas do cliente os deixa felizes. É uma excelente forma de construir um relacionamento duradouro com eles.

Além de manter consistência nos canais de comunicação, é fundamental ser consistente com as vendas ou os serviços que você oferece. Os clientes devem experimentar a mesma consistência na comunicação e nas lojas físicas ao visitar nossos sites.

Para conseguir isso, você precisa ter uma equipe trabalhando em conjunto e garantindo que todos os departamentos estejam na mesma sintonia.

Quando você atrasa o fornecimento de serviços continuamente, os clientes consideram sua marca insegura.

O ideal é se certificar de aplicar as práticas padrão para um fornecimento regular de produtos e serviços.

É importante também rastrear o nível de satisfação que seu cliente tem com seu negócio.

Hoje, no mundo dos negócios, os clientes estão se conscientizando de seus direitos a produtos melhores. Na maioria dos casos, os clientes informarão se não obtiverem satisfação com os produtos. 

Você encontrará comentários de clientes compartilhando nas redes sociais sobre como o seu produto é bom ou ruim. Os clientes também escrevem suas avaliações em sites.

Um outro ponto é que alguns clientes compram produtos sem saber como usá-los. A melhor maneira de ajudar a reter esse grupo é rastreando seus comentários para determinar como sua empresa pode ser útil. 

É uma forma fundamental de ajudar seu negócio a se manter relevante no mercado competitivo. Depois de identificar o feedback do cliente em sites e outras plataformas de mídia social, comece a trabalhar e melhore seus serviços.

2. Como é o seu modelo de receita?

Vender é um processo custoso. Principalmente quando a conjuntura é desafiadora e o comprador está tenso.

No entanto, crescer de forma sustentável requer faturamento recorrente. Ou seja, é interessante que cada venda gere receita pelo maior tempo possível.

A provocação é: “Quanto de seu faturamento vem de vendas recorrentes?

Quanto de faturamento você já tem garantido para 2015? Quanto vai depender de novas vendas? Há um equilíbrio satisfatório?

3. Você ganha antes de gastar?

Um dos maiores obstáculos para o crescimento acelerado é o consumo de caixa que ele exige.

Isto acontece porque geralmente é preciso criar alguma capacidade antes de fazer a venda e a entrega. Dessa forma, gastamos antes de receber.

Mas é interessante entender que a dinâmica não está condicionada desta forma.

A provocação é: “Como você pode vender recebendo antes de gastar?

O que você pode mudar em sua forma de operar que permita sua empresa crescer sem consumir caixa?

4. Que tal reduzir o custo da sua operação?

Normalmente nossa estrutura de custos é semelhante à de nossos concorrentes. Isto significa que nosso preço e margem também são semelhantes, ou, no mínimo, proporcionais.

A provocação é: “Como você pode aumentar a sua margem por meio de mudanças em sua estrutura de custos?

O que você pode mudar na estrutura da sua operação para que ela seja otimizada e gere diferencial diante do mercado?

5. Seus clientes trabalham para você?

Qual é o segredo do Facebook? O segredo dessa rede social é que diariamente milhões de pessoas “trabalham” de graça para torná-la interessante, divertida, vibrante! Entre elas, você e eu! Mark agradece…

A provocação é: “Alguém trabalha de graça para sua empresa?

O que você pode mudar em seu modelo de negócio para que seus clientes e parceiros também contribuam, de forma pró-ativa e voluntária, para aumentar sua margem?

6. Há escalabilidade?

Esta provocação é um pouco óbvia. Em uma sociedade de serviços, a margem e a produtividade dependem da escala de operação.

A provocação é: “Seu negócio é, de fato, escalável?

Sua margem cresce de acordo com o tamanho ou sua estrutura de custos insiste em acompanhar este crescimento e, muitas vezes, até superá-lo?

O que você deve eliminar de funcionalidade para se tornar mais escalável?

7. Encontrou seu oceano azul?

Todo mundo está vendo o que você faz. Quanto maior e mais relevante você for, mais os seus concorrentes podem monitorá-lo e copiá-lo. Nada do que você faz é exclusivo por muito tempo.

A provocação é: “Como você se protege da concorrência?

O que você faz que é realmente difícil de ser copiado? Como usa a complexidade a seu favor? O que faz para não perder pessoas de sua equipe com conhecimentos vitais diante da concorrência?

Além das 7 dicas, eu deixo aqui mais uma: tenha foco!

A fórmula do coaching é FOCO + AÇÃO = RESULTADO.

Portanto, quanto mais foco, maior o resultado. O impossível pode ser dividido em vários passos possíveis. Por isso, a direção é mais importante que a velocidade.

A ideia dos seus sonhos pode ser concretizada, sua startup pode ir além do que você imagina. Basta planejar e fazer acontecer!

Escrito por Rafael Carvalho
Rafael Carvalho atua no mercado de marketing digital, educação online e infoprodutos desde 2011. Autor best-seller do livro Paixão S.A., ele também foi vencedor do prêmio Empreendedor de Sucesso, da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. → Siga-me no Instagram @eu.rafaelcarvalho. Profile

Deixe seu comentário:

plugins premium WordPress