Motivação

Afinal, de quem é a culpa!?

Você também é culpado(a)! A verdade que é ninguém quer se responsabilizar pelas próprias situações que saíram erradas. Afinal, é bem mais prático...

· 1 min leitura >
Afinal, de quem é a culpa!?

De quem é a culpa?

É minha.

É nossa.

É sua.

Afinal, de quem é a culpa!? (sim, tentei ser poeta).

É sobre essa pequena, mas poderosa palavra, que vamos conversar hoje. Prepare-se para ser culpado(a).

Nós não lidamos bem com a culpa e isso não é novidade. Começamos com Adão ao colocar a culpa em Eva, que passou para a serpente, que não titubeou para lançar no Criador, que entendeu que todos eram culpados. De lá para cá seguimos com uma forte tendência em jogar a culpa para o outro lado do muro.

Sempre fico impressionado como nós – pessoas deste planeta água – temos a incrível capacidade de ficar presos em discursos negativos culpando o externo pelos problemas da nossa vida.

A culpa é do governo. A culpa é da empresa. A culpa é da faculdade. A culpa é da minha família. A culpa é da falta da minha família. A culpa é dos clientes. A culpa é dos colaboradores. A culpa é do time. A culpa é do líder. A culpa …

Hoje quero te pedir para culpar apenas uma pessoa: VOCÊ! Isso mesmo. Quero que você se culpe por tudo que está acontecendo com você. Tudo mesmo.

Mas não é minha culpa! Pensa você. Dane-se! Respondo (desculpe a agressividade, mas o momento é propício).

Calma. Não vamos brigar agora.

Reflita comigo por alguns instantes: o que você pode fazer se a culpa não é sua? Nada! Afinal, se a culpa não é sua, só cabe sentar e esperar todos os outros culpados resolverem todos os problemas, para que seu mundo lindo funcione perfeitamente.

Tem gente que passa a vida toda esperando que os outros resolvam seus problemas. Uma vida inteira culpando os outros e esperando para que tomem as providências. Os outros, sempre os outros.

Você tem uma vida inteira para passar como espectador(a) do que os outros fazem e resolvem?

E se você for CULPADO(A)?! Isso faz toda a diferença.

No momento que você entende que é culpado por tudo que acontece, você também se empodera para promover as mudanças que deseja em sua vida. Você toma as rédeas do seu destino, sai da postura de espectador e coloca-se na posição de realizador.

Culpe-se com mais frequência e tome as rédeas da sua vida.

Pense sobre isso e boa semana.

Deixe seu comentário:

plugins premium WordPress