Empreendedorismo

Alçando novos voos: é a hora de expandir seu negócio para o mercado internacional?

O sonho de todo empreendedor é ver o seu negócio bem sucedido. Caso já tenha alcançados bons níveis de expansão no território...

Escrito por Rafael Carvalho · 2 min leitura >
Alçando novos voos: é a hora de expandir seu negócio para o mercado internacional?

Após o empreendimento fluir e começar alcançar grandes patamares em sua região é natural começar a avaliar se é hora de expandir as fronteiras para o mercado internacional.

Ou ainda que você esteja em fase inicial pode desejar alcançar essa meta. Mas será que você pode expandir sua empresa para nível internacional?

Teoricamente, o modelo de negócio de qualquer empresa pode ser adaptado para alcançar mercados estrangeiros e obter sucesso. Mas, na prática, tudo depende de como empreender sua empresa da melhor maneira nas regiões específicas. O processo de pesquisa também deverá ser feito pensado separadamente para cada região. O trabalho pode ser grande, mas os resultados podem ser ainda maiores.

Assim como iniciar uma empresa no Brasil, não tenha medo de arriscar uma entrada no mercado estrangeiro. Saiba que nem todas as fórmulas de um mercado pode ser replicado no outro e esteja disposto a fazer as malas o tempo todo e se acostumar com o jet lag!

Mas o que é necessário para colocar o negócio para atender em outro país?

É importante destacar que gerenciar uma empresa fora do país não é tarefa fácil. Será necessário estar preparado para lidar as diferentes situações que irão surgir e manter o controle das ações que você precisa realizar.

Vamos considerar alguns pontos importantes

Cultura

O primeiro quesito diz respeito a cultura. Um país diferente consequentemente possui uma cultura e forma de se relacionar distintas da nossa. Por isso uma organização que pretende se internacionalizar deve estar preparada e desenvolver um protocolo direcionado a ter uma melhor forma de lidar e se relacionar com esses clientes estrangeiros.

O fuso-horário também deve ser levado em consideração. Toda empresa possui um horário de funcionamento e atendimento. Levando em consideração que os horários são divergentes, será necessário uma metodologia para atender aos clientes do outro país dentro do horário deles.

Comunicação

A cultura é diferente e a forma de comunicação também funciona da mesma forma.  Por isso será necessário estar atento se o estilo de comunicação implantado em seu negócio está adequado e é facilmente compreendido por diferentes culturas.

Estratégia

Tanto para permanecer em território nacional quanto expandir para fora é necessário ter estratégias bem definidas. É importante ter um planejamento e levar algumas coisas importantes na hora da definição desse planejamento, por exemplo, é importante ter em mente um país.

Analisar qual país terá uma maior aceitação daquele negócio, além disso escolher um país menos desenvolvido do que o nosso pode ser um ponto positivo para surpreender os consumidores. Também escolher um país com cultura, comunicação mais próxima a nossa pode contribuir para o sucesso.

Consumidor

Como se comportam os consumidores desse país? Como será a aceitação dos seus produtos? Quais são as expectativas? É importante ter em mente o que esses consumidores esperam e analisam se o seu produto atende ou  se é necessário fazer lapidações antes de levá-lo ao exterior.

Conheça o Território onde está pisando

Conforme falei é importante definir um país onde deseja iniciar sua internacionalização. Para isso é importante buscar conhecer esse local e entendê-lo.

Quanto mais informações você obtiver sobre o país, melhor será. Com isso você terá uma visão do que será necessário e poderá entender as possíveis dificuldades que você enfrentará.

Orçamento

orçamento

É importante planejar todas as etapas do seu negócio, o que inclui seu orçamento. Analise os recursos que serão necessários para alancar seu negócio a outro país, como poderá obter esses recursos. Isso te dará uma visão clara para que você não acabe em situações complicadas.

Agora que falei um pouco sobre o que se levar em consideração na hora de expandir seu negócio vou deixar dois Países com boas perspectivas para expansão.

Austrália

Devido aos altos níveis salariais e estabilidade financeira a Austrália é uma boa opção. As políticas e infraestrutura são transparentes criando um ambiente favorável a implantação de negócios.

Canadá

O Canadá possui inúmeras campanhas para atração de imigrantes, é um país com grande circulação de pessoas. A economia apresenta estabilidade, qualificação e mão de obra em níveis elevados, sendo desenvolvido e repleto de oportunidades.

Você conhece alguma ideia nacional que daria muito certo lá fora? Conte nos comentários!

Escrito por Rafael Carvalho
Rafael Carvalho atua no mercado de marketing digital, educação online e infoprodutos desde 2011. Autor best-seller do livro Paixão S.A., ele também foi vencedor do prêmio Empreendedor de Sucesso, da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. → Siga-me no Instagram @eu.rafaelcarvalho. Profile

Deixe seu comentário:

plugins premium WordPress