Como superar o fracasso e obter sucesso com seu negócio

  • Autor do post:
  • Última modificação do post:2 de agosto de 2020
  • Comentários do post:0 Comentário
  • Tempo de leitura:8 minutos de leitura

Toda empresa corre o risco de ser um sucesso ou um fracasso. É fato dizer que todo empresário bem sucedido já enfrentou uma derrota em sua trajetória de empreendedorismo. Mas também é certo afirmar que todos esses empresários de sucesso aprenderam com seus erros, de outra forma, não teriam obtido êxito.

É a partir dos erros que avaliamos aquilo que não funciona e pensamos em formas diferentes de realizar algo. Com um esquema de verificação bem definido é possível analisar onde e o que estavam ocasionando esses erros, seja na comunicação, nos processos em si, etc.

Além disso, é por meio dos erros que aprendemos e conhecemos o consumidor, descobrimos aquilo que dá certo e aquilo que não.

Entretanto, é natural que muitos empresários e gestores de negócios se decepcionem ao se deparar com erros e pensem até mesmo em abandonar sua carreira empreendedora.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto CB Insights contatou algumas empresas e analisaram com elas o que levou a fecharem suas portas. Antes de falas para você como superar o fracasso quero apontar quais foram os principais motivos de fracasso, tá certo?

Não fazer mudanças quando há necessidade

A pesquisa constatou que 7% dos negócios entram em declínio ao identificarem necessidades de mudanças em alguma etapa de seus processos e ainda assim não fazerem. Insistir em coisas que não são efetivas pode drenar a energia da equipe e do seu negócio, levando-o ao completo fracasso.

Esgotamento

Montar, gerenciar e manter um negócio competitivo demanda muitos esforços e recursos, além disso, equilibrar negócios com vida profissional pode ser muito desafiador. Por isso, o esgotamento é responsável por 8% do declínio empresarial.

Buscar equilíbrio, fontes de motivação e delegar atividades são ferramentas auxiliadoras para lidar com isso.

Não fazer uso da sua rede de contatos

Um bom Networking pode auxiliar ao seu negócio ter sucesso, por outro lado, querer estar sempre fazendo tudo sozinho por receios ou medos pode contribuir para impedir o sucesso da empresa. De acordo com a pesquisa, esse fator é responsável por 8% do fracasso.

Questões legais

Pois bem, muitos negócios se deparam com inúmeras questões legais e necessidades de adequação à elas. Um empreendedor relatou na pesquisa que sua conta, que representava 80% do faturamento total da empresa, seria suspensa por descumprimento de normas, o que contribuiu para que sua empresa fracasse e representa 8% ao total.

Falta de paixão

No começo do negócio é natural que você esteja muito motivado, cheio de planos e projetos para o seu negócio. Entretanto, à medida que o tempo passa e os desafios surgem alguns empreendedores perdem o brilho e a paixão pelo seu negócio, além de, em alguns casos não terem conhecimento e dominarem o nicho que adentraram, com isso o fracasso pode ir ao encontro do empreendimento.

Mudanças que deram errado

Mudar de maneira estratégica pode dar muito certo e em muitos casos é necessário. Entretanto, as mudanças precisam ser bem calculadas, testadas e sempre levando em conta a realidade do mercado, não fazer isso pode contribuir para que o negócio dê errado.

Desarmonia entre sócios

Os gestores da empresa, para gerenciá-la de forma adequada, precisam estar com suas estratégias bem alinhadas com os demais, para isso é imprescindível que haja uma boa comunicação e harmonia entre eles. Quando isso não ocorre o negócio sofre as consequências.

Lançar produtos no momento errado

Realizar o lançamento de produtos pode ser um diferencial e ponto positivo para uma empresa, entretanto, fazer isso de forma impensada e no momento errado pode acarretar um esgotamento de recursos e levar o negócio a fracassar.

Não ouvir o consumidor

Sabe aquela história de o cliente ser o chefe do negócio? Pois bem, apesar de parecer muito óbvia essa constatação, alguns empreendedores deixam de se atentar a ela e não criam estratégias de ouvir e colocar o desejo do cliente em prática, de acordo com a pesquisa, esse fator contribui em 14% para que o empreendimento não vá bem.

Muitos empreendedores ficaram famosos após colecionar alguns fracassos empresariais. Hiten Shah, cofundador da Kissmetrics, não se envergonha em dizer que, antes de apostar em uma das maiores empresas de análise de tráfego web do mundo,  gastou um milhão de dólares em um negócio de hospedagem que sequer chegou a ser lançado.

Se você também já passou por um fracasso, veja como dar a volta por cima. E para você que planeja empreender, veja alguns pontos fundamentais para iniciar um negócio com o pé direito.

Planejamento

Ninguém tira uma ideia do papel da noite para o dia. Para empreender com sucesso, você deve ter um planejamento detalhado em mãos.

Qual vai ser o seu negócio? Que produto você tem para oferecer? Qual é a importância dele para o mercado? Como seu negócio vai atuar? Como será o seu plano de execução?

São perguntinhas simples, mas que se respondidas de forma objetiva, ajudarão no seu planejamento.

Rede de contatos

Você está diante de um problema e não sabe o que fazer, mas sabe quem pode ajudar. A má noticia é que você não tem um bom relacionamento com essa pessoa. Isso é um fator de risco para qualquer empresa.

Costure parcerias, conheça profissionais da área e faça amizades sempre que puder. Seja aberto e receptivo. Mantenha boas relações com pessoas importantes para seu negócio.

Comprometimento

Trabalhe dia e noite sem cessar, aperte o cinto e só gaste o necessário, procure sempre fazer o melhor, mesmo que isso signifique refazer todo o serviço. Com comprometimento, as chances de fracassar certamente diminuem.

Entenda seu fracasso

Ninguém fracassa à toa. Sempre existem razões e fatores por trás do fracasso. Você deve buscar conhecer esses fatores, usá-los como pontes para seu aprendizado – e sucesso futuro.

Será que foi sua falta de experiência e comprometimento? Ou seu modelo de negócio não era atraente para o mercado? Houve pouco investimento? Ou seu dinheiro foi mal investido?

Essas são algumas perguntas válidas para você compreender o seu fracasso e depois analisar o que pode ser feito para consertar o que deu errado.


Você já teve alguma experiência de fracasso? Conte qual foi a experiência positiva que o fracasso trouxe. O espaço de comentários está aberto para compartilhar seu conhecimento!

Rafael Carvalho

Rafael Carvalho é empreendedor digital há mais de 20 anos e desenvolveu dezenas de negócios na internet. É criador de diversos treinamentos online, com destaque para o método Lançamento Enxuto e a Mentoria Imparáveis, que são considerados os melhores treinamentos para quem deseja possuir um negócio lucrativo, honesto e saudável na internet.

Deixe seu comentário: