Comece sua empresa nos próximos 30 dias

  • Autor do post:
  • Última modificação do post:2 de agosto de 2020
  • Comentários do post:0 Comentário
  • Tempo de leitura:8 minutos de leitura

Ter o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros que pretendem ver suas vidas profissionais dando um salto apostando no empreendedorismo.

Investir em negócios diferentes, com ideias singulares e que possuem um potencial inovador tornou-se o objetivo de vários jovens que acabaram de sair da universidade ou mesmo de pessoas que pretendem deixar o emprego formal para se aventurar no mundo dos negócios.

Um grupo de pessoas trabalhando em uma ideia original com o objetivo de torná-la uma empresa rentável em um ambiente repleto de incertezas define o conceito de startup.

É natural ao planejar um negócio surgirem medos e dúvidas quanto a se realmente dará certo ou não. Além disso, surgem receios sobre os recursos e prazos necessários para colocar a ideia em ação.

Será que é possível colocar um negócio para funcionar levando 30 dias em todo o planejamento. Nesse artigo vou trazer informações importantes sobre startups para você e além disso, apresentarei sugestões para que seu negócio saia do papel o quanto antes.

Como iniciar uma startup?

É necessário acima de tudo ter coragem de tirar uma ideia do papel. Não basta apenas planejar tudo em teoria! É preciso partir para prática sem medo de arriscar, afinal essa é a atitude que diferencia um empreendedor.

Buscar estar próximo de quem já fez é uma ótima alternativa para quem ainda não tem tanta experiência em como empreender. Empreendedores mais experientes poderão apresentar diversos modelos de negócios que irão facilitar o passo inicial e impulsionar o início da sua jornada.

Mercado Digital

Quando se fala em startup o mercado digital é sem dúvidas uma das melhores opções de investimento. Isso porque esse modelo de empresa deve trabalhar preferencialmente com produtos repetíveis, que podem ser fornecidos várias vezes em escala ilimitada sem necessidades de adaptações ou alterações para cada cliente.

Ótimos exemplos de produtos repetíveis são mídias, aplicativos e softwares que pertencem ao mercado digital.

Além disso, os recursos que precisam ser injetados são menores uma vez que não existem produtos físicos, o que permite ganho com um único produto, além de não haver necessidades de alojamentos físicos para seu negócio ou implantação de logística para entrega.

Qual a chave para um empreendimento de sucesso?

No caso de uma startup, o segredo é trabalhar com produtos escaláveis que não necessitam de grandes manutenções de custos e capital, transformando trabalho em dinheiro. Isso gerará receitas cada vez maiores, acumulando lucros.

Em empreendimentos que fogem do modelo startup também é necessário planejar com cautela cada detalhe da empresa, analisando qual o capital necessário para fazê-la crescer em determinado período de tempo. Verificar itens como concorrência e público-alvo é extremamente importante.

É possível montar uma empresa nos próximos 30 dias?

De acordo com Matt Cutts, chefe de equipe de uma das maiores empresas do mundo, a Google, tentar algo novo em trinta dias pode ser decisivo para o futuro profissional. Além de ser divertido, trabalhar em uma ideia por um mês fará com que o empreendedor se habitue ao novo objetivo, trazendo o desejo de impulsioná-lo imediatamente.

Mas talvez você esteja se perguntando como fazer isso. Pensando nisso, separei alguns pontos para você levar em consideração.

Não monte sozinho

conversa empreendedora

Sabe aquela história de que dois é sempre melhor que um? Pois, ela se aplica muito bem aqui. Buscar ajuda ao iniciar o seu negócio pode render boas ideias e te dar a motivação necessária para continuar fazendo acontecer.

Entretanto, esteja atento a fazer uma boa escolha. Partilhar o sonho do seu negócio é uma coisa muito importante. Também escolha pessoa que tenha raciocínios rápidos e seja comprometida para colocar o negócio em prática em um curto período.

Escolha bem o mercado

Pesquise e se certifique de escolher um mercado promissor. Escolher de forma inadequada pode definir o sucesso ou fracasso de um negócio.

Outra coisa importante é ter conhecimento sobre esse mercado, quanto mais você souber mais problemas será capaz de solucionar. Com isso o tempo de execução e planejamento desse negócio será menor e a chance de sucesso maior.

Fluxo de caixa

Não ter os recursos necessários pode levar seu negócio a falência em pouco tempo. Por isso, separe e defina quanto será necessário manter de fluxo de caixa para ajudar seu negócio a funcionar.

Seja produtivo

anotações para produtividade

Você quer colocar seu negócio em prática o quanto antes, por isso a produtividade pode ser aliada e decisiva nesse aspecto. Trabalhe com quantidades menores e acelere e tenha velocidade, por outro lado jamais deixe a velocidade interferir na qualidade dos produtos que serão ofertados.

Utilize plataformas e produtos prontos

Como precisa comprar o tempo, investir em plataformas prontas para colocar o seu negócio no ar, bem como produtos e modelos de serviços prontos podem te ajudar a ganhar tempo e ter qualidade.

Caso precise de um site, por exemplo, o mercado já consta com várias empresas que disponibilizam plataformas prontas que precisam ser sofrer pequenas configurações de designs e funcionalidade.

Plante sementes

Não se apresse para resolver todos os problemas e executar todas as ideias agora, de imediato. Mas se certifique de anotar e ter todas as ideias organizadas para serem executadas.

Defina prioridades

Conforme falei você precisa comprar o tempo. Por isso nesse período defina o que é prioridade para você e o que é dispensável. Se certifique de estar canalizando seus esforços para as atividades certas.

Trabalhe duro

Nenhuma empresa se monta sem esforços, ainda mais em um curto período. Esteja ciente que exigirá esforços da sua parte e se mantenha motivado para cumprir tudo.

Planejamento

Claro, não poderíamos deixar de falar de planejamento para vocês. Ele é a base de tudo, é a partir dele que seu negócio será pensado e executado. Por isso defina bem recursos, tempo, meios que serão necessários para tornar seu negócio realidade.

Dentro desse quesito planejamento é importante lembrar de criar um cronograma para cumprimento de cada item, cada atividade. Definido o seu cronograma se organize para que você consiga cumpri-lo.

E aí, aceita o desafio? Compartilhe suas experiências nos comentários!

Rafael Carvalho

Rafael Carvalho é empreendedor digital há mais de 20 anos e desenvolveu dezenas de negócios na internet. É criador de diversos treinamentos online, com destaque para o método Lançamento Enxuto e a Mentoria Imparáveis, que são considerados os melhores treinamentos para quem deseja possuir um negócio lucrativo, honesto e saudável na internet.

Deixe seu comentário: