Gestão, Tecnologia

Aplicativos que facilitam a vida do microempreendedor

A tecnologia vem sendo aliada na vida dos empreendedores. Basicamente é possível planejar, gerar conteúdo e gerenciar o seu negócio pela palma...

· 3 min leitura >
Aplicativos que facilitam a vida do microempreendedor

A tecnologia vem sendo grande aliada na hora de montar e gerenciar o seu negócio.

Bem verdade que os celulares são fontes de entretenimento e informações e houve um aumento gigantesco no número de adeptos desses aparelhos.

Dados apontam que nosso país possui cerca de 230 milhões de aparelhos em uso, o que representa, em termos simples, que existem mais de um smartphone em uso por pessoa.

Por isso que não é de se admirar que os smartphones até mesmo são usados como ferramentas de trabalho e facilitam a vida dos empreendedores.

Bom, já que comecei falando de smartphones, partiu falar sobre os aplicativos que podem ser usados para facilitar a sua vida de empreendedor. Existem muitas opções, para diferentes categorias e atividades realizadas, por isso vou salientar alguns com funcionalidades bem bacanas para você e que podem ser utilizados por uma gama maior de pessoas.

Alguns aplicativos funcionam como coringas e servem para qualquer um. Para facilitar, montei uma lista com os principais programas e seus usos.

Chamadas profissionais!

Skype  faz ligações e envia mensagens (texto, voz e vídeo). Você baixa o programa e, se estiver conectado à internet, não paga pelos serviços. Há planos em que o usuário faz ligações interurbanas e até internacionais gastando muito pouco.

Para suas reuniões profissionais ou se precisar conversar com seus clientes o Zoom apresenta a possibilidade de um bate papo de forma bem profissional, e o melhor de tudo: totalmente gratuito. Além disso, é possível controlar quem entra e quem fala nas reuniões.

Para esquecidos e bagunceiros

Evernote é o serviço perfeito para quem faz anotações e depois não acha o “papelzinho” com o telefone do cliente, o número da conta bancária de um fornecedor ou simplesmente é incapaz de lembrar que a conta de luz vence amanhã.

Ele salva textos, imagens da internet e lista endereços de e-mail. Tudo fica guardado na nuvem. Assim, se o celular for perdido, os registros ficam preservados. Outra vantagem é que as notas podem ser editadas no notebook, já que o serviço faz sincronização entre dispositivos.

Escritório de bolso

O pequeno empreendedor tem à disposição o QuickBooks, uma ferramenta que parece um escritório: organiza fluxo de caixa (contas a pagar e receber), faz relatórios de resultados, emite boleto bancário, envia alertas por SMS. Só falta servir cafezinho. Tudo isto está disponível a um clique no smartphone.

É uma forma bem fácil de manter tudo bem organizado sem se afundar em montanhas de papéis.

Se você não tem muita facilidade com elaboração de planilhas, por exemplo, esse é um bom substituto.

Com a cabeça na nuvem

Para que gastar memória de computador, se tudo pode ser guardado na nuvem? Serviços como Google Drive, OneDrive, DropBox e Box.com armazenam e permitem o compartilhamento de arquivos.

A vantagem do Box.com é ter a versão gratuita, capacidade de 10 GB, com vários recursos profissionais. O OneDrive oferece 15 GB livres de cobrança. O Google Drive coloca à disposição do usuário 15 GB gratuitos, mas a versão paga tem capacidade para mais de 20TB. Já o DropBox tem magrinhos 2 GB.

Transporte rápido

Ninguém merece esperar muito tempo por transporte, ainda mais se você tem um compromisso urgente ou simplesmente precisa resolver ou comprar insumos para seu negócio. Por isso os aplicativos de transportes são opções maravilhas, aplicativos como o Uber e 99Pop são alternativas muito úteis e que salvam qualquer um.

Bom de conta

Para quem nunca se deu bem com os números e treme só de lembrar das aulas de Matemática, a Calculadora de Porcentagem veio para acabar com o trauma. Ela faz operações simples e cálculos financeiros básicos na tela do celular. Para Android e iPhone/iOS.

Organizando a vida

Algumas ferramentas eliminam o trabalho repetitivo e dão maior agilidade ao controle de projetos, de demandas ou do planejamento estratégico. Uma das melhores opções é o Asana, aplicativo de gerenciamento de atividades e projetos.

Ele, além de fácil de usar, é compatível com os sistemas Android e iOS. Suas funcionalidades permitem visualizar, cadastrar, editar e concluir tarefa. Opera em modo web, o que garante a sincronização de registros.

Já o Todoist apresenta uma versão gratuita com algumas limitações, mas ainda assim com desempenho satisfatório na sistematização de tarefas.

Essas são formas de organizar tudo que você precisa fazer durante o dia e ajudar a você controlar as atividades que já foram feitas e as pendentes.

Modelar novas ideias

Se você precisa criar imagens profissionais, adaptar conteúdos, criar coisas legais para seu negócio ou quer lapidar o marketing da sua empresa o Canva é uma excelente opção.

Com essa ferramenta você pode criar conteúdo, editar e compartilhar até mesmo direto em sua rede social, também já disponibiliza a opção de formatar exatamente no formato que você precisa.

Se quer uma outra alternativa mas sem perde a edição profissional, pode contar com o Adobe Photoshop Express, nele você pode editar fotos e imagens, o melhor é totalmente gratuito e disponível para Android, IOS e Windows Phone.

Monitorar e gerir colaboradores

Você é um gestor e precisa monitorar e gerir seus colaboradores mesmo remotamente? Pronto, o Android For Work é uma perfeita alternativa.

Basicamente, o Android For Work é uma plataforma de gerenciamento de mobilidade empresarial, ou seja, é um ERP do celular.

Esse aplicativo apresenta um ambiente seguro e um controle fácil e rápido de forma remota. Você pode controlar e gerenciar tudo de qualquer lugar, só precisa se conectar a internet.

Segurança

Se você irá utilizar seu smartphone para ajudar a impulsionar seu negócio, com certeza a segurança dos seus dados e transações é um aspecto importante. 

Por isso invista em um antivírus de qualidade. O Avast é uma boa opção, muito utilizado em computadores, esse aplicativo também conta com versão mobile.


Olha só, falei muito sobre smartphone aqui, mas isso não quer dizer que deva se limitar. A maioria das sugestões apresentadas aqui podem ser usadas tanto em computadores, notebooks ou smartphones, tá bom?

E você, o que usa para ganhar tempo e facilitar a gestão do seu negócio?

Deixe seu comentário: