Gestão, Startups

Atinja metas ambiciosas com a metodologia OKR

A Google, uma das maiores empresas e mais desejadas para se trabalhar implantou desde muito cedo a metodologia OKR em seus negócios...

· 4 min leitura >
Atinja metas ambiciosas com a metodologia OKR

Na hora de montar e gerenciar um negócio é importante definir metodologias que agreguem e facilitem o alcance de sucesso.

É interessante considerar que as metodologias não devem ser engessadas, é importante adaptar ao modelo de gestão e evoluí-las constantemente. Deve-se levar em conta que cada empresa possui suas particularidades.

Além disso é importante haver planejamento, com isso será possível ter uma visão do que priorizar, melhor forma de atingir objetivos e ganho de tempo.

No momento da execução deve-se estar atento a não atropelar etapas, o planejamento foi feito com base em sua realidade, portanto, é importante seguir a risca.

Outro ponto a considerar é a checagem dessa metodologia. É importante analisar se há necessidade de melhorias e avaliar sua efetividade.

Bom, agora que falei para você um pouco dos aspectos necessários na implantação de uma metodologia, vou destacar uma delas para você: o método OKR.

O método OKR ganhou popularidade pelas mãos do venture-capitalist John Doer e passou a ser adotado por grandes corporações, tais como Google, Twitter e LinkedIn. Na esteira do sucesso, a metodologia ganha cada vez mais seguidores, principalmente por empresas de tecnologia.

Mas o que ela tem de tão especial?

A grande inovação introduzida pela metodologia OKR consiste em conectar e mobilizar as equipes de uma empresa, utilizando metas ambiciosas – porém factíveis. A sigla OKR representa Objectives and Key-Results. A partir da definição dos objetivos mais desejados, utiliza-se de indicadores-chave para mensurar o alcance desses sonhos.

Ela se baseia no envolvimento de todos os níveis da organização. Para tanto, os funcionários participam diretamente da formulação das metas.

A adoção da cultura de OKR gera grandes transformações nas empresas. A mais imediata se refere à busca incessante pelas metas estipuladas, aumentando e acelerando as ações de alto impacto na organização. Os OKRs orientam e inspiram as atividades dos funcionários. Isso porque o conjunto de metas inter-relacionadas, se atingidas, contribuem para cumprimento dos objetivos gerais da corporação – uma mobilização em rede.

Como aplicar a metodologia OKR na sua organização?

Planejamento e sucesso
  1. Defina o grande objetivo da organização para aquele ano/trimestre em conjunto com os membros da sua equipe e interligue cada departamento e indivíduo com aquele objetivo maior, em efeito cascata. Eles sempre devem ser arrojados, mas possíveis.
  2. Para cada objetivo estabelecido com a equipe, defina de três a cinco resultados mensuráveis. Pegando como exemplo uma empresa de TI, esses resultados podem se basear no crescimento de usuários, crescimento de receitas, elevação de lucro, Net Promoter Score, etc.
  3. A medição dos indicadores-chave da metodologia OKR se situa entre 0 e 1. O ponto almejado – sweet spot é indicado que seja entre 0,6 e 0,7, de forma que o foco em prol daquele indicador se prolongue até o fim do período estipulado. Dessa forma indica-se que os objetivos foram alcançados. Caso os indicadores sejam alcançados com facilidade, faça a reavaliação deles o mais rápido possível.
  4. Acompanhe constantemente o progresso dos seus OKRs, eles não serão batidos sozinhos! Usualmente, os objetivos das áreas e individuais serão alcançados num período de três meses (quarter). Assim, a organização passará por momentos de reavaliação e planejamento pelo menos quatro vezes ao ano.

A definição adequada de OKRs deve levar em conta alguns requisitos:

  • Os indicadores-chave são sempre mensuráveis e obrigatoriamente devem trazer números;
  • Todos os objetivos devem ser consensualmente acordados entre gestor e profissionais;
  • Tenha poucos objetivos, é importante ter foco na organização;
  • Pelo menos 60% dos objetivos devem ser estabelecidos pelo profissional (bottom up).

A gestão de objetivos proposta pela metodologia OKR aumenta a produtividade e reduz a atenção para o controle de atividades, focando mais nos resultados mais desejados.

Qual a mágica? Nenhuma! Apenas se dá a mudança de enfoque. Como os objetivos são formulados em conjunto, o colaborador encara a tarefa de atingir resultados como um desafio pessoal, não como uma “obrigação”.

Outra característica importante para o sucesso do método OKR é a transparência. Os objetivos traçados para as áreas e os funcionários são de conhecimento público. Qualquer profissional pode acessar as informações, cabendo à empresa criar condições para isso.

Uma sugestão facilmente colocada em prática é a apresentação de OKRs na intranet da companhia ou em documentos compartilhados, como o Google Docs.

Falei para você no início desse artigo que o método OKR foi implantado e é utilizado na empresa Google. A Google se consolidou como um negócio de grande sucesso e é inclusive uma das empresas mais desejadas para se trabalhar.

Essa metodologia foi implantada na Google muito cedo, a empresa tinha pouco menos de 1 ano de funcionamento e cerca de 40 funcionários. Isso indica que o método não é limitado, pode ser inserido dentro de organizações de diferentes portes e estágios de desenvolvimento e implantação.

Quais são algumas características do OKR?

Simplicidade

Um OKR efetivo deve ser facilmente compreendido por todos. Por isso não deve ser algo complexo mas simples e objetivo.

Transparência

Todos devem estar por dentro do OKR definido pela empresa, isso irá contribuir para gerar engajamento e interconexão entre todos.

Cultura

Novamente salientamos que o OKR não deve ser engessado mas estar dentro da cultura organizacional do seu negócio e ser adaptável a ela.

Participação dos Colaboradores

Sim, as OKRs não devem partir unicamente dos gestores, é importante que haja uma cooperação e integração mútua. Basicamente segue-se uma regra de 40% por gestores e 60% que devem partir dos próprios colaboradores.

A direção definirá grandes metas que serão destrinchadas entre os colaboradores, os quais definirão sua parcela de contribuição para alcance da meta proposta.

Ciclos Curtos

As metas propostas na metodologia devem possuir um ciclo curto, em geral em torno de três meses. Isso, mais agilidade e rapidez na adaptação.

Aprendizagem

Novos conhecimentos

Nem sempre se obtém sucesso em tudo. Nesse caso deve-se procurar obter aprendizado e com isso, analisar o que poderia ter sido feito de uma forma diferente e o que se pode aprender com aquela situação.

Desafios

O OKR consiste basicamente em se desafiar para alcançar o melhor por isso, é importante que as metas sejam desafiadoras e que seja necessário movimentação e esforços para atingir.


Você já conhecia a metodologia OKR? Será muito ter seu ponto de vista sobre essa metodologia aqui nos comentários. E caso esteja com dúvidas sobre a metodologia e/ou como aplicá-la, pode deixar nos comentários também. Será um prazer ajudar.

Deixe seu comentário:

plugins premium WordPress