Cursos online, Empreendedorismo, Renda extra, Vendas

Vendas online: o que são e como funcionam?

Você sabe o que são vendas online? Então, leia este post e confira como funciona a economia da paixão por meio dos...

· 4 min leitura >

Na economia da paixão você trabalha com aquilo que ama, não é verdade? Então, que tal fazer isso por meio das vendas online? É muito fácil! Você precisa apenas transformar os seus conhecimentos e as suas habilidades em um produto ou serviço e, em seguida, colocá-lo à venda em canais digitais.

Quer saber mais sobre isso? Então, continue a leitura e confira tudo que separei para você sobre o que são e como funcionam as vendas online. Vamos lá!

O que são vendas online?

As vendas online são um formato de comércio que usa canais digitais para oferecer e distribuir produtos e serviços físicos ou virtuais para os clientes. Provavelmente, você conhece o Mercado Livre, um dos maiores marketplaces de vendas brasileiro. 

Ou, ainda, tenho certeza que você já viu alguma página de rede social que parece a vitrine de uma loja, não é verdade? Esses são exemplos de vendas online. Vale destacar que esse formato é o mais adequado para você oferecer os produtos desenvolvidos por meio da passion economy.

Quais são os benefícios?

Assim como nas vendas tradicionais, no processo online também existem muitos benefícios. Dentre eles podemos enfatizar o baixo investimento, já que dependendo do seu produto não é necessário ter um espaço físico para guardar o estoque ou contratar vendedores, por exemplo.

Outro fator importante, nas vendas online você pode trabalhar por demanda, como é o caso das pessoas que vendem artesanato. Ademais, esse tipo de venda tem um maior alcance em comparação com as vendas tradicionais, pois você pode atingir pessoas do Brasil inteiro ou, até mesmo, fora do país.

Em consequência, as suas chances de aumentar as conversões é muito maior. Já que quanto mais divulgação, maior é o poder de atração de potenciais clientes. Além disso, nas vendas online o suporte ao cliente apresenta mais canais de comunicação.

Assim como oferece atendimento em horários que as lojas físicas não atendem. Isso ajuda a agregar valor à experiência do cliente. Portanto, as vendas online proporcionam benefícios tanto para você quanto para o seu público-alvo.

Como vender online?

Como vimos, existem muitos benefícios ao adotar o processo de vendas online. Mas lembre-se de que é essencial que você tenha toda a estrutura para oferecer os melhores produtos e serviços para os clientes.

Para isso, separei aqui algumas dicas que podem te ajudar a conseguir empreender no mundo online com mais assertividade. Continue a leitura e confira!

Faça pesquisa de mercado

O primeiro passo para vender online é fazer uma pesquisa de mercado para conhecer os seus concorrentes e o seu público-alvo. Essas informações servirão de base para a definição do produto ou serviço que você irá vender, bem como ajudarão na criação de um processo de venda mais assertivo.

Lembre-se de que você precisa monitorar constantemente as mudanças do mercado para adaptar os processos às novas demandas dos clientes, assim como aos fatores econômicos. Esses últimos podem impactar muito nas suas vendas online, por isso nunca esqueça de acompanhá-los.

Defina os produtos que pretende vender

Após estudar o mercado, fica mais fácil definir se você vai vender produtos ou serviços. Saiba que cada um deles tem suas características, por isso é necessário conhecê-las antes de começar o processo de produção e de venda. Por exemplo, se você pretende vender infoprodutos, como os cursos online.

Eles são uma forma de compartilhar seus conhecimentos com as outras pessoas. Diante disso, os cursos podem ser produzidos por você na sua casa ou, ainda, existe a possibilidade de contratar uma equipe para te ajudar. 

Normalmente, o processo de produção envolve o planejamento do curso, a gravação das aulas, a confecção do material didático, a edição dos vídeos e a hospedagem em plataformas especializadas. Já o processo de venda e de distribuição, pode ser feito pelo mesmo canal.

Escolha os fornecedores

A qualidade dos seus produtos depende dos seus fornecedores, seja de insumos ou de produtos acabados. Por isso, é essencial que você faça pesquisas para verificar quais são as melhores opções de parceria. 

Nesse caso, leve em consideração a reputação, a qualidade, o preço e o cumprimento dos prazos. Dessa forma, você consegue ter mais confiança para iniciar o processo de venda online. Vale destacar que é importante ter mais de um fornecedor para não ser surpreendido por imprevistos.

Determine os canais de venda

Existe uma infinidade de canais de vendas que você pode usar para vender os seus produtos ou serviços para o mercado. Nesse caso, você pode escolher um ou vários para aumentar as suas chances de venda.

Diante disso, é possível criar um site ou um e-commerce, cadastrar seus produtos em marketplaces ou plataformas ou, ainda, investir nas ferramentas de vendas das redes sociais.

Por exemplo, no caso dos cursos online existem plataformas que oferecem toda a estrutura de vendas, desde a divulgação até a distribuição do produto, como a HeroSpark. Já no caso de produtos físicos, temos marketplaces, como o Mercado Livre.

Defina os meios de pagamentos

Também é necessário definir os meios de pagamentos, ou seja, como os clientes poderão finalizar a compra do produto ou serviço. Recomenda-se que você ofereça várias formas de pagamento, como cartão de crédito, cartão de débito, transferência, boleto bancário, entre outros.

Ademais, você pode usar preços diferenciados de acordo com o meio de pagamento. Dessa forma, o cliente tem a possibilidade de escolher aquele que atende as suas condições financeiras. 

Lembre-se de que plataformas de vendas oferecem um sistema de checkout pronto para você usar. Isso facilita muito a sua vida, caso contrário é necessário fazer todo o processo de pagamento manualmente.

Defina o processo logístico

A definição do processo logístico também é muito importante. Já que ele determina a forma como você vai entregar os produtos ou serviços para os clientes. Por exemplo, se pretende vender ou revender um produto físico, é necessário pensar no frete e no meio de transporte que vai enviar à mercadoria, que, por sua vez, pode ser transportadora, Correios, motoboy, entre outros.

Já no caso dos infoprodutos, você tem a opção de fazer a entrega manual ou usar plataformas para fazer a distribuição. Lembre-se de que a segunda opção confere ao seu negócio mais profissionalismo. 

Diante disso, é essencial que você pesquise qual é a melhor forma de fazer esse processo. Assim, evita-se problemas posteriores, já que a entrega é uma parte importante da experiência do cliente com a sua empresa.

Escolha os canais de divulgação dos produtos 

As vendas online estão diretamente relacionadas com o marketing digital. Já que ele oferece diversas estratégias que ajudam na divulgação dos produtos e no fortalecimento do seu processo de venda. 

Nesse caso, você pode criar contas nas principais redes sociais na qual o seu público-alvo mais frequente ou usar um blog para produzir conteúdo relevante que atraia a atenção. Ou, ainda, pode desenvolver landing pages, ou seja, páginas de vendas que ajudem a conseguir dados dos potenciais clientes.

Dessa forma, é possível criar uma sequência de e-mails para nutrir essas pessoas com informações sobre o seu produto ou serviço. Isso aumenta as chances de conversão em vendas. Ademais, você também pode contar com a ajuda de afiliados e de anúncios.


Podemos concluir que o processo de vendas online não é um bicho de sete cabeças. Você precisa apenas se dedicar para que tudo aconteça da melhor forma possível. Agora que já conhece as dicas para fazer esse processo, não perca tempo!

E se você gosta de conteúdos como este, não se esqueça de me seguir no Instagram para ficar por dentro de todas as informações relevantes sobre o mundo da economia da paixão.

One Reply to “Vendas online: o que são e como funcionam?”

  1. Olá Rafael Carvalho! Tudo bem? De uma vez por todas, eu vou te ensinar a criar sua própria estrutura de vendas online, partindo do absoluto zero.
    Chegou a hora de parar de se enganar e fazer o que tem que ser feito para ampliar os resultados!
    Acesse esse link e aproveite – http://bit.ly/CHEGOUAHORADEBRILHAR

Deixe seu comentário:

%d blogueiros gostam disto: