Empreendedorismo, Gestão

Empreendedorismo digital: o que é e como empreender?

Você sabe o que é empreendedorismo digital? Então, leia este post e saiba tudo sobre como empreender no mercado digital agora mesmo!

· 4 min leitura >
empreendedorismo digital

Se você quer usar os seus conhecimentos e as suas habilidades para abrir um negócio próprio, que tal aderir ao empreendedorismo digital? Isso mesmo! Essa é uma boa oportunidade para você trabalhar com o que ama e ganhar muito dinheiro.

O empreendedor digital é um adepto da economia da paixão, por isso usa seus conhecimentos em prol do desenvolvimento de um negócio mais sustentável e, ao mesmo tempo, lucrativo.

Quer saber mais sobre o empreendedorismo digital? Então, continue a leitura e descubra como empreender nesse segmento que está em crescimento no Brasil e no mundo. Vamos lá!

O que é empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital acontece quando uma pessoa utiliza o seu conhecimento e as suas habilidades para criar um negócio online, como um curso online, um e-commerce, um blog, um canal no YouTube, um serviço online, um marketplace, entre outros.

Geralmente, esse negócio não exige um alto investimento, já que em comparação com uma empresa tradicional ele não precisa ter um espaço físico para começar a funcionar. Ademais, você tem muito mais flexibilidade para trabalhar.

Mas, afinal, por que empreender por meio da Internet é lucrativo? Simplesmente, porque as pessoas vivem conectadas o dia inteiro no trabalho ou em casa, seja por meio do celular, do tablet ou do notebook.

Portanto, elas consomem muitos produtos e serviços digitais, seja para trabalhar, para estudar ou para lazer. Diante disso, o mercado digital é uma boa oportunidade para você começar o seu negócio próprio.

Mas, para se tornar um empreendedor digital, você precisa ter algumas características, como ser muito curioso, ter vontade de estudar, gostar de pessoas e, principalmente, estar antenado às novas tecnologias.

Quais as vantagens?

O empreendedorismo digital oferece muitas vantagens para as pessoas que decidem ingressar nesse mercado. Dentre elas podemos destacar a flexibilidade de horários, já que você pode trabalhar de onde quiser no momento em que desejar, desde que tenha acesso a Internet. 

Isso facilita a organização da sua vida pessoal e profissional. Dessa forma, consegue ter mais tempo para cuidar de você e da sua família. Imagine trabalhar uma parte do período do dia e no outro sair para passear com os seus filhos, não seria maravilhoso?

Outra vantagem é a redução de custos em comparação com um negócio tradicional. Já que é possível iniciar o seu negócio dentro da sua própria casa apenas com um notebook com conexão de Internet. 

Além disso, o negócio digital tem grande possibilidade de atingir um público maior que uma empresa local. Isso porque com o alcance da Internet você pode atingir pessoas do Brasil todo e, ainda, dependendo do seu tipo de negócio é possível abranger até pessoas fora do país.

Também vale destacar que você pode facilmente escalar o seu negócio, ou seja, aumentar o seu volume de produção e de vendas, sem mudar proporcionalmente os recursos investidos ou os custos.

Por exemplo, existe a possibilidade de você criar um curso online e vender para muitas pessoas sem que o seu custo aumente. Já que ele já está pronto e precisa apenas de atualizações pontuais para não perder a sua atratividade.

Como empreender no mercado digital?

Para empreender no mercado digital é necessário investir seu tempo e o seu dinheiro em um nicho de mercado que seja rentável e, ao mesmo tempo, atenda às suas necessidades pessoais e profissionais. Pensando nisso, separei algumas dicas para que você possa começar a empreender com mais tranquilidade, continue a leitura e confira!

Faça uma pesquisa de mercado

Você precisa iniciar fazendo uma pesquisa de mercado para conhecer os seus possíveis concorrentes e verificar quais são as demandas que eles não estão conseguindo suprir. Essa necessidade não atendida pode ser uma boa oportunidade para você empreender.

Além disso, também é necessário analisar o público-alvo para identificar quais são as suas dores, os seus desejos e as suas objeções de compra. Dessa forma, você tem as informações necessárias para escolher qual é o nicho de mercado que pretende atender.

Escolha um nicho de mercado

Agora que você já conhece o mercado e o público-alvo, fica mais fácil escolher um nicho de mercado para trabalhar. Dessa forma, você consegue atingir um público-alvo específico. Não caia na tentação de querer abraçar o mundo, comece com apenas um nicho.

Dê preferência para aquele no qual tenha familiaridade, ou seja, que você tenha conhecimento prévio, bem como contatos que podem facilitar o seu acesso aos clientes. Diante disso, sua probabilidade de sucesso é maior.

Elabore o seu modelo de negócios

É essencial que você tenha em mente como vai funcionar o seu negócio digital. Para isso, é possível utilizar o Canvas para criar o seu modelo de negócio. Com essa ferramenta você consegue definir os principais pontos de atuação da sua empresa digital.

Ou seja, você consegue definir quais serão as principais atividades desempenhadas, a estrutura de custos, as fontes de receitas, os recursos que serão necessários, os canais de distribuição dos produtos ou serviços, o relacionamento com os clientes, entre outros.

Faça o planejamento do marketing

Não existe negócio digital sem a ajuda do marketing, pois são essas ações que tornarão o seu empreendimento conhecido no mercado. Por isso, invista seu tempo na construção de boas estratégias de marketing digital para atrair o seu público-alvo e transformá-los em clientes.

Uma boa estratégia é usar o marketing de conteúdo e as mídias pagas alternadamente. Assim, fica mais fácil atingir o público específico que o seu negócio precisa para crescer de maneira escalável.

Lance um MVP e analise os resultados

Para verificar se a sua ideia de negócio digital é viável, você precisa criar um Mínimo Produto Viável, ou seja, um MVP do seu produto ou serviço. Dessa forma, é possível testar o seu desempenho no mercado.

Nesse caso, você pode criar um curso online mais simples e convidar algumas pessoas para testar. Caso o feedback seja positivo, você pode iniciar o seu negócio digital sem medo. Mas, se ele for negativo, é necessário repensar a sua ideia e refazer o modelo de negócio.

Agora que você já sabe o que é empreendedorismo digital e como empreender nesse mercado, não perca tempo! Comece a pensar em fazer algo que você ama para ganhar dinheiro na Internet.

Gostou deste texto? Então, não se esqueça de me seguir no Facebook, no Instagram e no LinkedIn para conferir outros conteúdos relacionados ao empreendedorismo digital.

One Reply to “Empreendedorismo digital: o que é e como empreender?”

Deixe seu comentário: