Empreendedorismo, Gestão

Treinamento de liderança: como montar para a sua agência digital

Você já sabe qual a importância e como montar um treinamento de liderança para a sua agência digital? Confira neste artigo!

Escrito por Rafael Carvalho · 4 min leitura >
treinamento de liderança

Em um momento crítico de recuperação da economia e desenvolvimento de novos projetos, o treinamento de liderança ocupa uma posição cada vez mais urgente entre as principais necessidades das agências digitais.

Por serem negócios inovadores e mais flexíveis que os modelos de empresa tradicionais, é comum que os empreendedores encontrem dificuldades em saber como elaborar esse tipo de treinamento.

Afinal, por onde começar? Quais os principais desafios? O que não pode faltar em um treinamento de liderança? Após o treinamento, o que fazer?

Neste artigo você vai descobrir a resposta para estas e outras perguntas de maneira prática e sem enrolação. 

Vamos lá!

Por que a sua empresa precisa de um treinamento de liderança?

Cada vez mais as empresas estão em busca de inovações e mudanças que aumentem a sua competitividade de mercado e o alcance de novos resultados. Por isso, a valorização do capital o humano vem ganhando mais espaço em meio as estratégias organizacionais.

Assim, para fazer com que os melhores profissionais desejem entrar e se manter nas empresas, novas estratégias precisam ser aplicadas, incluindo a capacitação de líderes para o exercício de sua função.

Mas, por que isso é necessário?

Numa pesquisa feita pela consultoria Michael Page, 8 em cada 10 profissionais revelaram que acabam pedindo demissão de seus empregos por conta de seus chefes.

Além disso, no relatório divulgado pela Degreed, elencando as principais competências para a sobrevivência das empresas, a habilidade de liderança e gestão ocupou uma das primeiras colocações no ranking.

E o que isso nos mostra?

Não adianta oferecer o melhor salário, com os melhores benefícios ou tentar vender um título de “melhor empresa para se trabalhar” se a empresa não entrega o básico. 

Quando a sua liderança não oferece o que os seus colaboradores precisam, eles vão procurar novos objetivos em outros lugares.

As pessoas não estão mais pedindo demissão das empresas, mas de seus próprios líderes.  Assim, quando você se preocupa com o treinamento da sua liderança, você está focando na continuidade e evolução do seu negócio.

Principais desafios a serem resolvidos pelo treinamento de liderança

Percepção da própria posição

Em algumas agências, as pessoas que ocupam os cargos de liderança acabam sendo os colaboradores que possuem mais tempo de casa e, em comparação a outros indivíduos do time, um maior nível de experiência.

Dessa forma, eles acabam sendo intitulados líderes, mas não possuem as competências e habilidades para o cargo. 

Por isso, é comum que estas pessoas não percebam a si mesmas como líderes de fato, e isso acaba impactando tanto na moral da equipe quanto no engajamento do colaborador, que passa a não acreditar no seu potencial.   

Acompanhamento do desempenho dos liderados

Por não receberem o treinamento necessário, os novos líderes não sabem como realizar o acompanhamento do desempenho da sua equipe, sendo este um dos pontos mais críticos a serem solucionados.

Assim, existem algumas dúvidas que surgem com maior frequência entre as lideranças, como:

  • Será que eu deveria ser um líder mais “carrasco”?
  • Seria melhor oferecer uma maior liberdade para a minha equipe? E como fazer isso?
  • Como eu posso avaliar a evolução dos meus liderados?
  • O que eu posso fazer para ajudar?

Dessa forma, os líderes se sentem “perdidos” por não saber como realizar este processo de maneira segura e assertiva.

Comunicação e relacionamento interpessoal

Nem todas as pessoas nasceram com a facilidade para se comunicar e construir relacionamentos com facilidade. 

Por isso, a definição de uma estratégia de como agir em determinadas situações tornam-se um dos grandes desafios para as lideranças, que, através do treinamento necessário, aprendem a como se comportar e manter uma postura de assertividade.

É preciso saber que cada empresa funciona de uma forma, e possui pessoas com percepções e realidades diferentes. 

Por isso, por mais que estes desafios sejam comuns de serem vistos em agências digitais, eles não devem ser percebidos como uma realidade fixa para todas as empresas.

4 dicas para criar o treinamento de liderança da sua agência

Identifique as necessidades dos líderes

O primeiro passo é realizar a identificação das necessidades dos líderes. Além disso, será necessário alinhar estas necessidades com os objetivos da empresa.

Dessa forma, você vai conseguir promover uma solução que resolva os problemas com maior objetividade e clareza.

Para isso, você pode aplicar uma pesquisa de clima organizacional com todos os colaboradores da empresa. Assim, você poderá obter uma percepção mais ampla do problema, analisando a visão de líderes e liderados.

Elabore um plano de desenvolvimento individual

Após diagnosticar o problema, será preciso desenvolver um plano de desenvolvimento pessoal, ou PDI.

Este plano tem o objetivo de auxiliar os colaboradores no alcance de metas de curto, médio e longo prazo. Assim, nele é preciso definir:

  • A dificuldade encontrada;
  • Qual estratégia será aplicada;
  • De que forma;
  • Até quando ela deverá ser feita;
  • E quais os resultados esperados.

Isso faz com que o processo de evolução fique muito mais claro para que o líder consiga visualizar onde está e onde precisa chegar.

Além disso, o PDI funciona como um plano individual. Por isso, ele deverá ser elaborado de acordo com as necessidades de cada pessoa, evitando a generalização.

Fuja de fórmulas prontas

Se você procurar agora no Google o termo “treinamento para liderança”, com certeza irão surgir diversas opções para a sua empresa. 

Mas será que elas serão capazes de oferecer a solução que o seu negócio e os seus líderes estão buscando?

Se você deseja resultados assertivos, precisa fugir de soluções e fórmula prontas. 

Assim, o ideal é buscar alternativas que sejam interessantes para quem vai participar do treinamento e ofereçam resultados reais.

Avalie a evolução dos líderes

Além de oferecer o treinamento para o seu time de líderes, será preciso acompanhar a evolução dos resultados. Afinal, não adianta exigir que a sua equipe se mantenha capacitada se as mudanças necessárias não estão ocorrendo. 

Por isso, após um determinado período, realize novamente uma pesquisa com seus colaboradores e verifique quais melhorias surgiram após o treinamento. 

E se nada deu certo, volte para a primeira dica, e realize novamente o diagnóstico do problema.

O treinamento de liderança é um processo contínuo de aperfeiçoamento e crescimento tanto para o seu time quanto para a sua empresa. Assim, ele deve ser encarado com uma prática que precisa ser constantemente estimulada.

E se você quer saber mais sobre gestão de equipes, confira o meu artigo: Como fazer a gestão de equipes remotas nas agências digitais?

Escrito por Rafael Carvalho
Rafael Carvalho atua no mercado de marketing digital, educação online e infoprodutos desde 2011. Autor best-seller do livro Paixão S.A., ele também foi vencedor do prêmio Empreendedor de Sucesso, da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. → Siga-me no Instagram @eu.rafaelcarvalho. Profile

Deixe seu comentário:

plugins premium WordPress