Startups, Tecnologia

Boas ferramentas para o seu MVP

Um MVP é uma das melhores ferramentas para validação do seu negócio, constituindo-se uma estratégias. Alguns pontos devem ser levados em consideração e...

· 3 min leitura >
Boas ferramentas para o seu MVP

Iniciar uma startup pode parecer fácil quando se tem uma grande ideia. Mas como saber se o seu empreendimento trará resultados satisfatórios? Para diminuir os riscos de investir tempo e dinheiro em um negócio incerto, foi criado o conceito de MVP – Minimum Viable Product, ou Produto Mínimo Viável.

MVP – Um produto mínimo viável é uma técnica usada por startups e desenvolvedores em que um novo produto é lançado com recursos suficientes que são essenciais para o produto.

O desenvolvimento de produtos MVP incorpora apenas o conjunto de recursos básicos, boa UI/UX e design baseado em padrões. Ele é criado para demonstrar a ideia do produto, examinar as principais suposições sobre interações e determinar as reações do cliente.

MVP para startups é uma adaptação do produto final que ajuda você a validar sua ideia com seus clientes potenciais com o mínimo de esforço.

Na prática, é um conjunto de ferramentas que permite ao empreendedor saber quais as chances de seu produto digital fazer sucesso antes mesmo de lançá-lo. Através de um bom planejamento, se pode chegar a essas informações, que são fundamentais para tirar uma ideia do papel e não se arrepender mais tarde.

Lançar um produto com base em sua intuição sobre o que o mercado pode precisar pode ser desastroso tanto do ponto de vista de tempo quanto de dinheiro.

O conceito de MVP redefine isso e garante que você lance um produto fino para obter feedback sobre a ideia de consumidores em potencial em um estágio inicial, para acompanhar sua reação e vontade de comprar um produto.

O conceito de Lançamento do “Produto Mínimo Viável” (MVP) se tornou popular na comunidade de negócios e startups nos últimos anos.

MVP para startups é uma adaptação do produto final que ajuda você a validar sua ideia com seus clientes potenciais com o mínimo de esforço.

Após definir seu modelo de negócios, está na hora de descobrir como empreender na ideia, se ela é viável e se tem mercado. Para isso, você pode utilizar as seguintes ferramentas:

Pesquisas

Uma das mais simples e úteis. É possível criar uma pesquisa rápida através do Google Drive gratuitamente.

Landing Page

Uma Landing Page é uma página muito simples, que anuncia um produto ou serviço, com poucas palavras e uma proposta de valor bem clara. Nela deve haver um campo para que os visitantes inscrevam seus e-mails para serem os primeiros a saber das novidades sobre o lançamento.

O SparkFunnels é um site que permite criar Landing Pages facilmente. Também é possível criar uma página simples através do WordPress, que conta com interface intuitiva e em português.

Teste A/B

Teste A/B consiste basicamente em criar duas Landing Pages com alguma diferença, para o caso de você ter duas propostas em mente para apresentar e não saber qual a melhor.

Nas estatísticas de visita ficará notável qual proposta atraiu mais possíveis clientes.

Adwords

O Adwords é o programa de publicidade do Google. Com um pequeno valor diário/mensal, é possível criar um anúncio e deixar que o próprio Google o segmente. Com isso, é possível atrair mais pessoas para conhecer a Landing Page e sua pesquisa.

Concierge

É fazer manualmente o que se propõe fazer automaticamente. Antes de automatizar a produção da sua empresa, você testa o serviço o realizando de forma manual. É uma situação temporária, insustentável a longo prazo, com foco apenas em validar sua hipótese. Na prática, o cliente não perceberá a diferença, mas ajudará o empreendedor a entender a demanda de mercado para o produto proposto, sem grandes gastos.

As ferramentas mencionadas acima são auxiliadoras e importantes na construção do MVP e em sua etapa anterior. Além disso, os softwares também são importantes e devem ser utilizados nesse processo.

Escritório, Freelance, Computador, Negócios, Trabalho

Por que construir um aplicativo MVP faz diferença?

Um aplicativo MVP é o caminho mais rápido de uma ideia a um negócio. Ele fornece uma entrada rápida no mercado e, portanto, uma experiência real do usuário que dá a oportunidade de avaliar o potencial de um projeto.

Construir, medir e melhorar. Este é o aspecto mais importante para construir um aplicativo MVP. Crie uma lista dos principais recursos de sua ideia de aplicativo e siga as etapas necessárias para construir um aplicativo MVP.

Como Construir seu MVP

Tente despertar a emoção de seus usuários – isso os leva a comprar sua ideia. A seguir estão as etapas a seguir sobre como construir um MVP.

Valide sua ideia de aplicativo

A primeira etapa é validar a ideia do seu aplicativo. Mantenha o ciclo de feedback aberto e peça feedback diretamente de dentro do aplicativo. 

Concentre-se no que os usuários desejam

Não coloque os recursos que você deseja ver no aplicativo para seus usuários. Em vez disso, mantenha o foco no que os usuários desejam. Crie o recurso principal de seu aplicativo que resolverá um problema para seus usuários e, em seguida, crie-o como um MVP.

Nunca se distraia do objetivo do seu aplicativo

Empreendedores de sucesso sempre mantiveram seus olhos no objetivo. E provavelmente esse é o mantra de seu sucesso. 

Siga o processo de Desenvolvimento Enxuto

Você deve ter clareza sobre a estratégia MVP de desenvolvimento de aplicativos móveis que criou e segui-la. Lembre-se constantemente da importância da estratégia MVP de desenvolvimento de aplicativos móveis que você elaborou.

Concentre-se no porquê e não no quê

Ao escolher os recursos do seu aplicativo, você deve pensar – o que há para oferecer que ainda não está disponível? Se você se sentir perdido, pense nesta questão. Além disso, pense onde estão seus usuários e como você entrará em contato com eles para oferecer a solução que você encontrará.


Qual outra ferramenta você colocaria nessa lista? Compartilhe e vamos continuar essa conversa nos comentários!

One Reply to “Boas ferramentas para o seu MVP”

Deixe seu comentário: