Como fazer MVP? Boas ferramentas para construir o seu

  • Autor do post:
  • Última modificação do post:30 de junho de 2023
  • Comentários do post:3 Comentários
  • Tempo de leitura:10 minutos de leitura

Iniciar uma startup pode parecer fácil quando se tem uma grande ideia. Mas como saber se o seu empreendimento trará resultados satisfatórios? Para diminuir os riscos de investir tempo e dinheiro em um negócio incerto, você deve saber como fazer seu MVP.

E neste artigo eu vou te mostrar o que você deve observar e quais ferramentas usar na construção do seu MVP.

Confira!

O que é MVP?

O MVP (Produto Mínimo Viável) é uma técnica usada por startups e desenvolvedores em que um novo produto é lançado com recursos suficientes que são essenciais para o produto.

O desenvolvimento de produtos MVP incorpora apenas o conjunto de recursos básicos, boa UI/UX e design baseado em padrões. Ele é criado para demonstrar a ideia do produto, examinar as principais suposições sobre interações e determinar as reações do cliente.

MVP para startups é uma adaptação do produto final que ajuda você a validar sua ideia com seus clientes potenciais com o mínimo de esforço.

Na prática, é um conjunto de ferramentas que permite ao empreendedor saber quais as chances de seu produto digital fazer sucesso antes mesmo de lançá-lo. 

Assim, por meio de um bom planejamento, se pode chegar a essas informações, que são fundamentais para tirar uma ideia do papel e não se arrepender mais tarde.

Por que construir um aplicativo MVP faz diferença?

Construir, medir e melhorar. Este é o aspecto mais importante para construir um aplicativo MVP. 

Um aplicativo MVP é o caminho mais rápido de uma ideia a um negócio. Ele fornece uma entrada rápida no mercado e, portanto, uma experiência real do usuário que dá a oportunidade de avaliar o potencial de um projeto.

Assim, ele permite testar a viabilidade de uma ideia de negócio no mercado real, validando a aceitação do público e identificando possíveis melhorias antes do lançamento oficial.

Além disso, ao criar um MVP, você economiza tempo e dinheiro, pois não se dedica à elaboração de recursos complexos que podem não ser necessários. Com a abordagem do MVP, você pode receber feedback dos usuários e adaptar o produto conforme a demanda real, aumentando as chances de sucesso no lançamento final.

Quais ferramentas usar para fazer MVP?

Existem várias ferramentas disponíveis no mercado que podem ajudá-lo a construir seu MVP.

Confira as principais!

Pesquisas

Uma das mais simples e úteis. É possível criar uma pesquisa rápida através do Google Drive gratuitamente.

Landing page

Uma landing page é uma página muito simples, que anuncia um produto ou serviço, com poucas palavras e uma proposta de valor bem clara. 

Assim, nela deve haver um campo para que os visitantes inscrevam seus e-mails para serem os primeiros a saber das novidades sobre o lançamento.

Para saber como criar a sua do zero, confira esse conteúdo: [GUIA] Landing page para iniciantes: páginas que convertem

Além disso, o SparkFunnels é um site que permite criar landing pages facilmente. Também é possível criar uma página simples através do WordPress, que conta com interface intuitiva e em português.

Teste A/B

O teste A/B é uma estratégia para avaliar diferentes variações do seu MVP. Dessa forma, você pode testar diferentes elementos, como design, texto, botões e fluxo de navegação, permitindo identificar o que gera melhores resultados.

Neste caso, você pode criar duas landing pages com alguma diferença, para o caso de você ter duas propostas em mente para apresentar e não saber qual a melhor.

Nas estatísticas de visita ficará notável qual proposta atraiu mais possíveis clientes.

Adwords

Investir em tráfego pago também é uma forma de testar!

O Adwords é o programa de publicidade do Google, e as campanhas de publicidade podem ser úteis para atrair tráfego relevante para sua landing page. 

Com um pequeno valor diário/mensal, é possível criar um anúncio e definir as segmentações de acordo com o seu público.

Com isso, é possível atrair mais pessoas para conhecer a landing page e sua pesquisa.

Concierge

O serviço de concierge envolve um atendimento personalizado ao cliente, mesmo que o processo ainda não esteja totalmente automatizado.É fazer manualmente o que se propõe fazer automaticamente. 

Assim, antes de automatizar a produção da sua empresa, você testa o serviço o realizando de forma manual. É uma situação temporária, insustentável a longo prazo, com foco apenas em validar sua hipótese. 

Na prática, o cliente não perceberá a diferença, mas ajudará o empreendedor a entender a demanda de mercado para o produto proposto, sem grandes gastos.

Como fazer seu MVP?

Tente despertar a emoção de seus usuários – isso os leva a comprar sua ideia. A seguir estão as etapas a seguir sobre como fazer um MVP.

Valide sua ideia de aplicativo

A primeira etapa é validar a ideia do seu aplicativo. 

Mantenha o ciclo de feedback aberto e peça feedback diretamente de dentro do aplicativo.

Além disso, pesquise, converse com potenciais usuários e identifique se existe uma demanda real para o produto que você quer oferecer. 

Essa validação inicial ajuda a garantir que você está investindo tempo e recursos em algo que tem potencial de sucesso. 

Concentre-se no que os usuários desejam

Não coloque os recursos que você deseja ver no aplicativo para seus usuários. Em vez disso, mantenha o foco no que os usuários desejam. 

Evite o excesso de recursos que podem tornar o produto complexo e confuso. Foque nas necessidades básicas e crie uma experiência simples e intuitiva para o usuário.

Nunca se distraia do objetivo do seu aplicativo

É aquela história do “básico bem-feito”. 

Empreendedores de sucesso sempre mantiveram seus olhos no objetivo. E provavelmente esse é o mantra de seu sucesso. 

Lembre-se de que o MVP é uma versão mínima, e você pode adicionar recursos posteriormente com base no feedback dos usuários.

Siga o processo de Desenvolvimento Enxuto

Você deve ter clareza sobre a estratégia MVP de desenvolvimento de aplicativos móveis que criou e segui-la. 

Lembre-se constantemente da importância da estratégia MVP de desenvolvimento de aplicativos móveis que você elaborou.

Concentre-se no “porquê” e não “no quê”

Ao escolher os recursos do seu aplicativo, você deve pensar – o que há para oferecer que ainda não está disponível? 

Se você se sentir perdido, pense nesta questão. 

Além disso, pense onde estão seus usuários e como você entrará em contato com eles para oferecer a solução que você encontrará.

Como você viu, saber como fazer MVP não é um processo tão complicado, basta focar no que é essencial para o seu cliente e começar pelo básico.

E se você sente que ainda precisa de ajuda, fale comigo pelo meu Instagram!

Rafael Carvalho

Rafael Carvalho é empreendedor digital há mais de 20 anos e desenvolveu dezenas de negócios na internet. É criador de diversos treinamentos online, com destaque para o método Lançamento Enxuto e a Mentoria Imparáveis, que são considerados os melhores treinamentos para quem deseja possuir um negócio lucrativo, honesto e saudável na internet.

Deixe seu comentário: